Livro sobre polêmico título Brasileiro do Sport será lançado em São Paulo

No próximo dia 13 de novembro, a partir das 19h, André Gallindo e Cassio Zirpoli participarão de uma sessão de autógrafos na Livraria Cultura da Av. Paulista, em São Paulo

Lançamento Livro Sport
Lançamento da obra em Recife (PE) atraiu uma multidão na última semana (Foto: Divulgação)

Escrito por

O Campeonato Brasileiro de 1987, tido como um dos mais polêmicos da história, se tornou tema de livro. Concluído há 30 anos, a alcunha de ‘campeão’ segue em discussão por Sport e Flamengo. Escrito pelos jornalistas André Gallindo e Cassio Zirpoli, e lançado pelas editoras Onze Cultural e Zinerama, "1987 – De fato, de direito e de cabeça" promete esclarecer muitas dúvidas dos torcedores.

E o torcedor poderá ter as questões sobre essa conquista respondidas diretamente pelos escritores da obra, no próximo dia 13 de novembro. A partir das 19h, Gallindo e Zirpoli participarão de uma sessão de autógrafos na Livraria Cultura da Avenida Paulista, em São Paulo.

Com prefácio escrito pelo jornalista da TV Globo, Tino Marcos, o livro traz os ambientes político e do futebol no país desde os anos de 1970, que têm efeitos diretos sobre o Brasileirão de 1987. Dentro disso, a criação do finado Clube dos 13 e a proposta de campeonato que excluía equipes com direito esportivo adquirido, preteridas em nome da Copa União.

- O ano de 1987 ultrapassou as páginas esportivas. Ocupou cadernos policiais, jurídicos. Esse livro, fruto de longa e ampliada pesquisa, apresenta todos os lados que se enfrentaram nos gramados, nas salas de reuniões, nos tribunais. Do Rio de Janeiro a Porto Alegre, de Campinas a Recife. São incontáveis histórias, que esclarecem todos os pontos daquele campeonato, e que mereciam estar reunidas num livro - afirma Gallindo.

Recheado de fotos e reproduções da época, a publicação apresenta entrevistas com figuras como Tite, Ricardo Rocha, Zico, Emerson Leão, Arnaldo Cezar Coelho, Márcio Braga, Eurico Miranda, Homero Lacerda e Juninho Pernambucano, além de analisar sentenças judiciais que confirmam o título do Sport.

A investigação de André Gallindo e Cassio Zirpoli revela ao país do futebol detalhes inéditos da competição e desfaz mitos que alimentaram as polêmicas sobre aquela edição do Campeonato Brasileiro.

Serviço:
Sessão de autógrafos e lançamento: 1987 – De fato, de direito e de cabeça
Local:
Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2073 - Consolação, São Paulo
Horário: A partir das 19h

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter