Zerado no mercado, Santos é o único da Série A sem reforços para 2019

A pré-temporada começou há pouco tempo, mas o mercado de transferências está agitado há meses para os clubes da elite, menos para o Peixe, que ainda não contratou jogadores 

Sampaoli - Santos
Sampaoli ainda não recebeu reforços para o Santos e pode perder jogadores nesta janela (Foto: Ivan Storti/Santos)

Escrito por

A pré-temporada não tem nem uma semana, mas os clubes de Série A começaram a se reforçar para 2019 há algum tempo, exceto o Santos, que ainda não contratou jogadores e é o único clube da elite que não tem caras novas para este ano. Treinando desde a última quarta-feira, com o técnico Jorge Sampaoli, novidade isolada até aqui, o time da Baixada tem encontrado dificuldades no mercado e pode perder jogadores para rivais, que continuam vorazes na janela de transferências.

Com problemas financeiros que não são escondidos do público, o Peixe está bastante atrasado no planejamento para disputar a temporada competindo em alto nível pelos títulos que vai disputar. Por enquanto, viu a saída de jogadores como Gabigol e Dodô, mas essa debandada não deve parar por aí. Victor Ferraz e Bruno Henrique são cobiçados por São Paulo e Flamengo, respectivamente, e as condições dos negócios podem decretar novas saídas.

Outros jogadores como Robson Bambu, que foi para o Atlético-PR, e Jean Mota, que tem empréstimo encaminhado para o Bahia, pertencem a essa lista. Se a quantidade de peças já chama a atenção, a importância de algumas delas agrava ainda mais a posição santista no mercado. Tanto a saída de Dodô quanto a de Gabigol não foram surpresas e, pelo jeito, não houve eficiência para garantir reposições. Talvez não à altura, porém pelo menos, atletas para a mesma função.

Enquanto isso, todos os outros 19 clubes que disputarão a Série A neste ano contrataram pelo menos um jogador cada. Com dez contratações, o Ceará foi o que mais reforçou seu elenco. Atlético-PR e Flamengo, mais tímidos, anunciaram apenas um atleta. Ainda que os paranaenses tenham perdido peças importantes, os dois estão em uma situação mais confortável do que a do Santos.

Se for comparar o momento com o dos rivais paulistas, o Peixe fica em uma desvantagem de enorme proporção. Além de muitos jogadores, Corinthians (sete contratações), Palmeiras (cinco contratações) e São Paulo (sete contratações) trouxeram nomes de qualidade, que podem mesmo ser chamados de reforços. Sem contar que nenhum dos três perdeu peças importantes, só somaram e mostram evolução em relação ao ano de 2018.

O lateral-direito Daniel Guedes, em coletiva na última sexta-feira, comentou sobre a escassez de contratações do clube até o momento. Para ele, a chegada de novos jogadores poderia evitar momentos ruins que aconteceram em 2018.

- Bons jogadores serão sempre bem-vindos, o reforço é sempre importante para que, durante o ano, a gente não sofra tanto. No ano passado, houve a necessidade de subir vários garotos da base por falta de jogadores no principal, alguns estavam lesionados, ou não tinha o jogador. Então o reforço vai ser sempre importante, mas essa parte fica para o Renato, que está nessa nova função agora - afirmou o ala.

Não é fácil competir financeiramente com o padrão adotado pelos rivais, principalmente o Palmeiras, porém se fosse para comparar necessidades, o time da Vila Belmiro seria um dos primeiros da lista, visto que a temporada passada não foi das melhores, e os destaques dela não permaneceram para a atual. Sampaoli pode até ser uma contratação de mais impacto do que muitas outras, mas sozinha dificilmente vai ter êxito. O tempo está passando e o atraso no planejamento só aumenta.

Confira quantos jogadores cada clube de Série A contratou até aqui*:

Athletico-PR - 1 jogador
Atlético-MG - 3 jogadores
Avaí - 2 jogadores
Bahia - 6 jogadores
Botafogo - 4 jogadores
Ceará - 10 jogadores
Chapecoense - 4 jogadores
Corinthians - 7 jogadores
Cruzeiro - 2 jogadores
CSA - 8 jogadores
Flamengo - 1 jogador
Fluminense - 6 jogadores
Fortaleza - 9 jogadores
Goiás - 9 jogadores
Grêmio - 4 jogadores
Internacional - 3 jogadores
Palmeiras - 5 jogadores
Santos - Nenhum jogador
São Paulo - 7 jogadores
Vasco - 7 jogadores

* Dados levantados até a noite do dia 5/1

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter