Santos supera rodízio e explica defesa sólida na Libertadores: ‘Consistência’

Peixe não repetiu a defesa em três jogos na Libertadores e foi vazado apenas uma vez. Remanescente, lateral Victor Ferraz detalha pontos fortes e postura fora de casa

Victor Ferraz
Fotos: Ivan Storti / Santos FC

Escrito por

Dois goleiros, três zagueiros e dois laterais-esquerdos. O Santos jogou apenas três vezes na atual Libertadores, mas não conseguiu repetir a mesma linha defensiva. Ainda assim, foi vazado só uma vez, na estreia contra o Sporting Cristal, no Peru, contrariando a média de um gol levado por partida no Paulistão. O segredo está nos treinamentos e na postura.

Remanescente em meio às mudanças, o lateral-direito Victor Ferraz admite que abre mão das subidas ao ataque e tabelas com atacantes para manter a solidez defensiva.

- O torcedor do Santos está acostumado a ganhar a Libertadores e sabe que nos jogos fora tem que se fechar um pouco mais, principalmente nas laterais. Tive mais destaque na marcação do que no apoio. Na nossa casa, não, posso fazer meu jogo ofensivo e para servir nossos atacantes. O caminho é esse que o Santos está tomando: vencer em casa e não perder fora - disse o camisa 4 ao LANCE!, após o empate sem gols com o Santa Fe, na Colômbia. E ele completa:

- A gente trabalha bastante. Nossa linha de quatro tem uma atenção especial nos treinamentos e também é fruto da parte ofensiva, que se desgasta para ajudar a defesa. Libertadores é uma competição que tem que levar poucos gols, tem que ser consistente.

Contra os colombianos, o Peixe finalizou cinco vezes, metade em relação aos donos da casa, e efetuou 15 desarmes, contra 23.

Na estreia - empate por 1 a 1 com o Sporting Cristal, no Peru - o Alvinegro teve Cleber na zaga na vaga de Lucas Verissimo. No confronto seguinte, contra o The Strongest (BOL), na Vila Belmiro, vitória por 2 a 0 já com o jovem zagueiro como titular. Na Colômbia, Vanderlei já estava recuperado de lesão e retomou o posto que estava sendo ocupado por Vladimir. Além dele, Jean Mota substituiu o machucado Zeca na lateral esquerda.

Uma vitória contra o Santa Fe, no Pacaembu, dia 4 de maio, deixará o Santos com quatro pontos de vantagem em relação aos colombianos e garante a liderança do Grupo 2.

- Se vencermos, tem que esperar a definição de The Strongest e Sporting Cristal. Mas podemos abrir quatro pontos do Santa Fe. Vamos contar com a torcida e Pacaembu lotado para encaminhar a classificação - concluiu Ferraz.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter