Pontuação e preço: como Santos quer aumentar público premiando sócios

Executivo de marketing do Peixe, Marcelo Frazão explica ao LANCE! trabalho voltado para compreender o perfil do associado alvinegro e tentar aumentar presença em jogos em casa<br>

Marcelo Frazão é atualmente o executivo de marketing do Santos e traça planos para os associados do clube
(Foto: Ivan Storti/Santos)

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O marketing do Santos tem um grande desafio nos próximos meses: criar uma identidade para os associados do clube e, assim, aumentar a presença dos membros do programa Sócio Rei nos jogos do Alvinegro como mandante. Ao LANCE!, o executivo de marketing Marcelo Frazão explica quais as vertentes e planos de trabalho do departamento para melhorar a experiência e premiar o sócio. Neste momento, o carro-chefe da mudança é o valor do ingresso.

Para o jogo deste domingo, contra o Internacional, na Vila Belmiro há tickets de apenas R$ 10 para alguns membros do programa. A partida é válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

- A ideia foi termos uma redução de preço para o associado. Se o associado perceber que o estímulo é para ele, vai mais ao estádio. Ele vai perceber que vale a pena se tornar membro do programa porque terá uma vantagem real. Além de ajudar o clube e poder votar nas eleições, vai ter um benefício real financeiro. Renda com a bilheteria está aquém do esperado, o Santos historicamente não focou um aumentar essa receita - explica Frazão, e completa:

- Nossa ideia é que o sócio compareça mais. Hoje, temos um percentual de 30, 35% de sócios na Vila Belmiro e menos de 20% no Pacaembu. A ideia é que o desconto no ingresso crie uma estabilidade no programa. A pontuação também vai ser alterada. Vai premiar a sequência de jogos. O sócio que vai mais, vai ter benefício maior. Estamos também começando a planejar o lançamento do aplicativo para a venda de ingressos.

Pela nona rodada do torneio de pontos corridos, contra o Vitória, apenas 3.887 ingressos foram vendidos, gerando uma arrecadação considerada muito baixa, de apenas R$ 82.830,00, algo que acarretou em prejuízo de mais de R$ 40 mil aos cofres dos clubes, cobradas todas as despesas para a realização da parida. Foi o primeiro jogo com os preços mais acessíveis ao associado. Neste momento, o clube não cogita mexer no valor do ingresso para torcedores comuns.

- Não houve alteração no valor do ingresso para torcedor comum. Foi diagnosticado um retrocesso no quesito bilheteria, o trabalho é justamente compreender porque isso acontece. Não é viável continuar como está. Santos uma baixa presença em número absoluto de associados. Um percentual baixo de sócios no estádio. Há ainda uma situação de pouco engamento da torcida em ir ao estádio. É isso que vamos atacar, testar e melhorar. Vamos incluir no Sócio Rei benefícios tangíveis. Até então, sócio pagava meia-entrada, mas era um preço comum, perto da média.

Chefe dos estudos para diagnosticar o perfil do público santista, Frazão explica ainda que neste momento o Alvinegro não se espelha em outros modelos de programa de fidelidade. Para ele, é preciso entender que as necessidades de um clube para outro são muito diferentes.

- Cada clube tem um modelo de sócios aplicado à realidade. O nosso, por exemplo, não é de oferta e demanda, não precisamos ajustar para que tal sócio compre antes ou depois, pois não temos desequilíbrio de oferta e procura. Há sempre locais vagos no estádio, então isso não é prioridade e não é o atrativo. O atrativo tem de ser o preço. O trabalho é tentar entender o perfil da torcida do Santos. Aos poucos, ir criando uma identidade que se adeque. O plano atual estava estagnado. Vamos melhorar a experiência - agrega, e finaliza: 

- Acho que o principal ponto deste processo de reformulação do programa de sócios é com base no diagnóstico nos movimentarmos e tentarmos fazer nossa parte. De nada adianta reclamar da falta de presença da torcida, ou de problemas do Pacaembu ou Vila Belmiro. É encarar essas premissas e o clube assumir a responsabilidade de fazer sua parte que é oferecer estímulos reais para maior associação e presença de público nos estádios. Este é o trabalho e desafio.

Confira os preços divulgados pelo clube: 
O Santos FC enfrenta o Internacional, no domingo (10), às 19 horas, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. O Sócio Rei das categorias Black, Gold e Silver tem descontos superiores ao da meia entrada. O desconto será de até 75% sobre o valor inteiro e poderá chegar a R$10,00.

Arquibancada Superior:
– Inteira: R$ 40,00
– Meia-Entrada e Torcedor TOP: R$ 20,00
– Sócio Rei Black/Gold/Silver: R$ 10,00

Cadeira Térrea:
– Inteira: R$ 60,00
– Meia-Entrada e Torcedor TOP: R$ 30,00
– Sócio Rei Black/Gold/Silver: R$ 15,00

Cadeira Fundo:
– Inteira: R$ 80,00
– Meia-Entrada e Torcedor TOP: R$ 40,00
– Sócio Rei Black/Gold/Silver: R$ 20,00

Cadeira Lateral:
– Inteira: R$ 100,00
– Meia-Entrada e Torcedor TOP: R$ 50,00

Arquibancada Visitante:
– Inteira: R$ 40,00
– Meia-Entrada: 20,00

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