Zagueiro, Nico Freire estreou como lateral na carreira. Na Bombonera!

Único defensor canhoto à disposição, o argentino deve ser improvisado na lateral contra o Grêmio, no domingo, mas já conhece a posição desde seu primeiro jogo como profissional

Zagueiro de origem, Nico Freire atuou com frequência como lateral no Argentino Juniors
Zagueiro de origem, Nico Freire jogou com frequência como lateral-esquerdo no Argentino Juniors (Divulgação)

Escrito por

Se Diogo Barbosa não estiver recuperado de entorse no tornozelo direito nem conseguir efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, não restará opção a Luiz Felipe Scolari além de escalar Nico Freire na lateral esquerda contra o Grêmio, no domingo. Mas, apesar de ser zagueiro de origem, o argentino é canhoto e conhece a posição. Inclusive, estreou como profissional no setor, e enfrentando o Boca Juniors na Bombonera.

A primeira oportunidade no time principal do Argentino Juniors chegou para Nico Freire com 19 anos de idade recém-completados. E o zagueiro foi tão bem como lateral-esquerdo que passou a atuar frequentemente na posição pelo primeiro clube de sua carreira, e negociado com o PEC Zwolle, da Holanda, em 2017, com a capacidade de ser zagueiro e lateral como trunfo.

Naquele 17 de março de 2013, pelo Campeonato Argentino, o Boca Juniors criou as melhores chances pela direita da defesa do Argentinos Juniors, o lado contrário do defendido por Nico Freire. Os anfitriões na Bombonera abriram o placar de pênalti com Santiago Silva, e Nico nem passou perto do lance que culminou na falta dentro da área. O jogo terminou 1 a 1, com elogios ao hoje camisa 4 do Verdão, que ouviu colegas mais experientes e não se intimidou.

- Falei com Aníbal Matellán (zagueiro que ganhou as Libertadores de 2000 e 2001 pelo Boca e, em 2013, estava se aposentando pelo Argentinos Juniors), que fez seus primeiros jogos na lateral esquerda. Ele me disse que foi difícil no começo, mas o que ele fez foi não complicar sua vida. Ele me aconselhou a fazer as coisas de forma simples. Sempre quero mostrar meu futebol, mas, nessa posição, a principal função é tentar não cometer erros - disse Nico Freire, na época, à revista argentina Tridente Ofensivo.

- É verdade que o campo do Boca vibra, e olha que sou torcedor do River. Mas o que me ajudou a ter calma foi o tempo que passei com Ariel Garcé (zagueiro que foi à Copa de 2010 e estava na penúltima temporada da carreira). Ele se concentrou comigo, me ajudou e aconselhou. Disse que, se eu tivesse de jogar, era só jogar... - completou Nico, que quase estreou com gol, pois a bola passou rente a ele antes de desviar em Matías Martínez e ir às redes.

- A primeira coisa que pensei naquele dia foi para não me mandar ao ataque para fazer um gol, porque não seria justo estrear e errar uma bola. A primeira coisa era ter cuidado com a marcação. Eu estava muito focado no que estava acontecendo e no que (o técnico Ricardo) Caruso estava me pedindo para fazer. E fiquei muito tranquilo.

Esse espírito cauteloso, de foco na principal missão, será importante no domingo. Nico Freire chegou no meio deste ano sob aval de Roger Machado, segundo disse o próprio técnico, e está emprestado até a metade do ano que vem pelo PEC Zwolle. Hoje, ele é a última opção na zaga e, até agora, atuou só uma vez pelo Verdão, em amistoso diante do colombiano Independiente Medellín, no Panamá, em 4 de julho, antes da chegada de Felipão.

A chance apareceu agora para o argentino de 24 anos porque, além da lesão e da suspensão de Diogo Barbosa no STJD, Victor Luis é desfalque porque recebeu o terceiro amarelo e precisa cumprir gancho. Luan Cândido, lateral-esquerdo de 17 anos que chegou a ficar no banco na última rodada, contra o São Paulo, está com a Seleção sub-20 e também não pode jogar.

Se você gosta de economizar, veja os melhores descontos no serviço de cupons Lance:

- Cupons de desconto Hoteis.com
- Ofertas Havan
- Ofertas Casas Bahia

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter