Identificação, 13 títulos e pressão no líder: Scolari volta ao Sul com Verdão

Um dos técnicos que mais comandaram o Grêmio, ele agora enfrentará o clube três vezes seguidas - a primeira neste sábado, às 21h, pelo Brasileiro; e na terça tem Libertadores

Luiz Felipe Scolari - Felipão
Felipão tenta fazer o Palmeiras voltar a vencer depois de cinco partidas de jejum (Foto: Cesar Greco)

Escrito por

Sem vencer há cinco partidas no Campeonato Brasileiro, o vice-líder Palmeiras tenta encerrar o jejum neste sábado, às 21h, contra o Grêmio, na arena tricolor. O duelo da 15ª rodada é especial para o técnico alviverde Luiz Felipe Scolari, já que colocará em disputa os dois times com os quais tem maior identificação na carreira, e em sua terra natal.

Gaúcho de Passo Fundo (RS) e torcedor do Grêmio na infância, Felipão conquistou seu primeiro título como treinador justamente pelo Tricolor - o Estadual de 1987. Sua segunda passagem foi a mais vitoriosa: ganhou mais dois títulos gaúchos (1995 e 1996), uma Libertadores (1995), uma Recopa Sul-Americana (1996) e um Brasileiro (1996).

Depois de rodar o mundo, inclusive com duas passagens pelo Palmeiras, Felipão teve um terceiro trabalho no Grêmio, entre 2014 e 2015. Desta vez não conquistou nenhuma taça, mas aumentou suas estatísticas pela equipe: foram 389 jogos, com 183 vitórias, 107 empates e 99 derrotas. É um dos maiores comandantes da história tricolor.

-> Veja a classificação, tabela e todas as informações do Brasileirão!

No Palmeiras esta também é sua terceira passagem. Se levantou sete taças no adversário desta noite, ele tenta igualar o número até o fim da temporada no Verdão, pois foi campeão seis vezes pelo clube: duas Copas do Brasil (1998 e 2012), uma Copa Mercosul (1998), uma Copa Libertadores (1999), um Rio-São Paulo (2000) e um Brasileiro (2018).

Com 481 jogos pelo Verdão (237 vitórias, 131 empates e 113 derrotas), Felipão é o segundo técnico que mais trabalhou no Palmeiras, atrás apenas de Oswaldo Brandão (585 jogos). Por ter conquistado mais títulos recentemente pelo time paulista, os laços alviverdes estão mais vivos, enquanto o lado tricolor conta também com um ídolo vitorioso à beira do campo: Renato Gaúcho.

Neste retorno ao Brasil, o único encontro com o Grêmio foi no Pacaembu: vitória palmeirense por 2 a 0 no Brasileiro do ano passado. Seu retrospecto pelo Palmeiras contra a equipe gaúcha é bom: são cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota.

Além do embate desta noite, haverá outros dois encontros entre as equipes nas próximas duas semanas, pelas quartas de final da Copa Libertadores.

Em busca do tri na Liberta e no Brasileiro, o técnico tenta fazer o Palmeiras abrir o domingo colocando pressão no líder Santos, hoje com três pontos na frente. Caso vença o Grêmio, em duelo que deve ter equipes mistas dos dois lados por conta do confronto continental na terça, ficará ao menos empatado em pontos com o Alvinegro, que visita no domingo o Cruzeiro.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter