Palmeiras celebra 85 anos da maior goleada na história do Dérbi: 8 a 0
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Palmeiras celebra 85 anos da maior goleada na história do Dérbi: 8 a 0

A Gazeta - Dérbi 8 a 0
Destaque do jornal "A Gazeta" após a vitória do Palmeiras no Dérbi de 1933 (Foto: Reprodução)
LANCE! - 05/11/2018 - 15:36
São Paulo (SP)
O Palmeiras comemora nesta segunda-feira o aniversário de 85 anos da sua maior vitória no Dérbi. No dia 5 de novembro de 1933, o Verdão bateu o Corinthians por 8 a 0, até hoje o maior resultado obtido por qualquer um dos times no clássico e pior derrota da história do rival alvinegro.

O ano dessa goleada é considerado o primeiro da era profissional do futebol brasileiro. Na época, o Palmeiras ainda era Palestra Itália e vinha da conquista do título paulista de 1932 com 100% de aproveitamento. A vitória por 8 a 0 aconteceu no Stadium Palestra Italia, hoje Allianz Parque, no seu ano de inauguração.

O Dérbi era válido tanto pela penúltima rodada do Paulista quanto pelo Rio-São Paulo, que ocorria simultaneamente ao Estadual. O Palestra era líder, e o Corinthians foi apenas o quarto colocado no Paulistão com oito clubes.

Os gols alviverdes foram marcados por Romeu Pelliciari (quatro), Imparato (três) e Gabardo. O resultado gerou uma grande crise no rival, com direito a pedido de demissão da diretoria alvinegra. O Palestra Itália, enquanto isso, sagrou-se campeão paulista e do Rio-São Paulo. 

FICHA TÉCNICA
PALESTRA ITÁLIA 8x0 CORINTHIANS

Campeonato Paulista de 1933 (13ª rodada) e Torneio Rio-São Paulo de 1933 (18ª rodada) - 05/11/1933
Estádio: Palestra Italia, em São Paulo (SP)
Árbitro: Haroldo Dias da Mota (SP)
Palestra Italia: Nascimento; Carnera e Junqueira; Tunga, Dula e Tuffy; Avelino, Elísio Gabardo, Romeu Pelliciari, Lara e Gino Imparato. Técnico: Humberto Cabelli.
Corinthians: Onça; Rossi e Bazani (Nascimento); Jango, Brancário e Carlos; Carlinhos, Baianinho, Zuza, Chola e Gallet. Técnico: Pedro Mazzulo.
Gols: Romeu Pelliciari (17' do 1ºT-PAL), Romeu Pelliciari (29' do 1ºT-PAL), Romeu Pelliciari (36' do 1ºT-PAL), Elísio Gabardo (1' do 2ºT-PAL), Romeu Pelliciari (7' do 2ºT-PAL), Gino Imparato (9' do 2ºT-PAL), Gino Imparato (35' do 2ºT-PAL) e Gino Imparato (40' do do 2ºT-PAL).


E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance