“Stephen Curry é o maior armador da história da NBA”, crava Kendrick Perkins

Para ex-pivô e comentarista, astro do Warriors já superou impacto e carreira do lendário Magic Johnson

stephen curry maior nba Fonte: Ezra Shaw / AFP

Ser visto como um dos maiores armadores que já jogaram basquete é uma incrível façanha para qualquer jogador. No entanto, para um dos grandes ídolos da liga na atualidade, já parece ser um debate superado. É hora, então, de ir além. Stephen Curry já é o maior armador da história da NBA? A discussão está longe de ser simples, mas, para Kendrick Perkins, a resposta é sim.

“A noção de posição no basquete está ultrapassada, mas Stephen vai ficar marcado para a posteridade como um armador. E a questão não é o que esse homem faz e, sim, como faz. Nunca vimos, afinal, um atleta de só 1,88m de altura dominar a liga como esse cara domina. Por isso, eu reforço o que disse na última temporada: é o maior armador da história”, cravou o ex-pivô e analista da ESPN.

Publicidade

O debate voltou à pauta depois de Curry liderar a classificação do Golden State Warriors contra o Sacramento Kings. Ele anotou 50 pontos na partida decisiva da série e, com isso, quebrou o recorde de maior marca em um jogo sete de playoffs. Manteve, mais do que isso, os atuais campeões vivos na temporada. No entanto, essa performance não influenciou a opinião de Perkins.

“A sua atuação contra Sacramento foi, em síntese, uma das melhores que eu já vi. Uns 35 ou 40 dos seus 50 pontos ocorreram em momentos fundamentais. Foram cestas cruciais para manterem o time no jogo e mudar o momento, por exemplo. Mas isso não muda a minha visão, pois esse cara é o maior armador de todos os tempos desde o ano passado”, cravou o veterano.

Publicidade

Leia mais

Debate

Uma opinião mais ponderada partiu do colega de Perkins no programa “First Take”, Stephen A. Smith. Ele não está, no entanto, em total discordância com o ex-atleta. Ambos seguem, na verdade, em linhas bem parecidas de raciocínio. Antes de tudo, o controverso analista vê Stephen Curry como o real candidato a maior armador da história da NBA. O debate, então, está aberto.

“Não dá para cravar que Stephen é o maior, mas essa é uma discussão razoável. Eu não digo com certeza porque Magic Johnson também revolucionou o basquete em seu tempo. Era um cara de 2,07m que armava a sua equipe, ‘puxava’ contra-ataques. No entanto, Stephen já rivaliza com isso. Ele fez pelo arremesso longo o que Magic fez pelo jogo em transição”, refletiu Smith.

Publicidade

Mas não para por aí. O comentarista acredita que o status de Curry como o melhor arremessador da história gera uma impressão míope sobre o seu jogo. “Nunca foi só pelo arremesso de três, mas pelo espaço que cria nas defesas. Acerta floaters, runners, dá passes rápidos saindo de bloqueios e constrói o próprio arremesso a partir do drible. Esse cara, em síntese, é um jogador magnífico”, elogiou.

Fator medo

Smith acredita que o impacto de Curry no jogo é o que coloca-o, no momento, em um patamar parecido com Magic. Ele não só é um grande jogador, mas as vitórias e derrotas da sua equipe sempre passam pelas suas mãos. Os outros times sabem que, para vencer o Warriors, precisam criar uma abordagem para lidar com Curry. E, acima de tudo, temem o que pode fazer com as suas defesas.

Publicidade

“Stephen impacta não só os jogadores ao seu lado, mas uma geração de atletas formados desde então. E, mais do que isso, ele causa medo em qualquer defesa. Esse cara, afinal, pode arremessar de qualquer distância. E não para de mover-se pela quadra em momento algum. Não sei se ele já é o maior, mas, no mínimo, a discussão é válida”, finalizou a celebridade da crônica esportiva.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários