Francês superou frustração na F-1 e agora chega ao topo na Fórmula E
Jean Eric-Vergne assegurou taça ao terminar em quinto lugar na primeira corrida do e-Prix de Nova Iorque. Ele se encontrou na categoria após ser dispensado da Toro Rosso, em 2014
A França é campeã mundial! Se no futebol a expectativa pelo título é grande para a decisão contra a Croácia, que acontece domingo, o país já assegurou sua primeira conquista na Fórmula E. O ex-Fórmula 1 Jean-Eric Vergne (Techeetah) superou as frustrações na antiga categoria para trilhar um caminho de sucesso nos carros elétricos. Neste sábado, terminou a corrida 1 do e-Prix de Nova Iorque (EUA) em quinto lugar, resultado suficiente para que não seja alcançado pelo britânico Sam Bird (DS Virgin Racing). O brasileiro Lucas Di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) foi o vencedor da prova.
Vergne, que iniciou a etapa com 23 pontos de vantagem sobre rival, não teve vida fácil. O piloto largou da última posição no grid após sofrer punição por utilizar mais potência do que o regulamento permite no treino classificatório. Mas conseguiu a recuperação, com muito suor. Ele superou Bird na 16ª volta e segurou o ritmo para se colocar no top-5.
- Depois da situação complicada em Zurique na etapa passada, finalmente conseguimos. Quando você compete onde quer, você conquista campeonatos. Sonhei sim com o título, mas é melhor quando deixa de ser um sonho - disse Jean-Eric, que recebeu a coroa que era de Lucas Di Grassi.
Com o resultado do francês, a categoria encerra sua quarta temporada com quatro campeões por quatro equipes diferentes. Os outros foram Nelsinho Piquet (Team China Racing, em 2014/2015), o suíço Sébastian Buemi (Renault, em 2015/2016) e di Grassi (Audi Sport, em 2016/2017).
O campeão, de 28 anos, foi o primeiro piloto titular da Fórmula 1 a migrar para a Fórmula E, em 2014, após um período em baixa na Toro Rosso, que o dispensara. Na época, aceitou proposta da Andretti e iniciou sua trajetória no mundo dos carros elétricos.
Nesta edição, mostrou que a decisão foi mais do que acertada e se tornou o dono da melhor campanha em uma conquista de título até hoje. Ele chegou a declarar que a ida para a nova categoria foi o momento mais difícil da carreira, após a saída da F-1.
Já com a taça assegurada, ele disputará a última corrida da temporada neste domingo, às 16h (de Brasília). Antes, vai torcer por seu país no futebol.
- Espero que a França conquiste também o Mundial de futebol. Claro que para os franceses o jogo de domingo é mais importante, mas estou feliz por ser campeão da Formula E. O trabalho foi bem feito - afirmou o piloto, que não deixou de gritar "Allez les Bleus!'' ainda no cockpit de seu carro.
Di Grassi se isola em 3º e deixa briga acirrada
A briga pela terceira colocação no campeonato ficou mais acirrada com o resultado da primeira prova da rodada dupla de Nova Iorque.
Vencedor do primeiro e-Prix, Lucas Di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) se isolou em terceiro lugar, abrindo 16 pontos para o quarto colocado Sébastien Buemi (Renault e.Dams). Com a vitória, o brasileiro conseguiu o seu sexto pódio consecutivo, um recorde na categoria. O alemão Daniel ABT, companheiro de equipe do paulista, ficou em segundo, seguido pelo suíço Sébastien Buemi, da Renault.
Já para o britânico Sam Bird (DS Virgin Racing), segundo na tabela de classificação e que perdeu o título para Vergne, o brasileiro está os mesmos 16 pontos atrás.
- A pista estava melhor do que no ano passado. Tentei poupar energia e atacar no momento certo. Como em Zurique, nosso carro estava muito rápido. Tentei me defender do Daniel. Na Fórmula E precisamos trabalhar com a energia a todo momento e consegui poupar bem. Se não tivesse o safety car teria mais ataque do Daniel Abt - falou Di Grassi.
O brasileiro Nelson Piquet Jr. (Panasonic Jaguar Racing) abandonou a prova depois de brigar pelas primeiras posições na primeira volta. O carro apagou após a saída dos boxes.
O E-Prix tinha a previsão de 45 voltas, mas terminou duas voltas antes (43) por conta da entrada do Safety Car, que fez a prova ultrapassar o período máximo de uma hora de duração.
No Mundial de Construtores, a chinesa Techeetah tem 235 pontos e a alemã Audi Sport Abt Schaeffler tem 229 pontos. O título será decidido neste domingo.
* O repórter viaja a convite da Fórmula E