Gabriel Martinelli aumenta a lista: os brasileiros na história do Arsenal

Relação apresenta alguns nomes que marcaram época com a camisa doi tradicional clube inglês, como o volante Gilberto Silva; outros tiveram bem passagem mais modesta

Gilberto Silva - 2004 - Título invicto do Arsenal
Gilberto Silva brilhou pelo Arsenal (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)

Escrito por

Revelação do Campeonato Paulista com a camisa do Ituano, o jovem Gabriel Martinelli, de 18 anos, foi anunciado, nesta terça-feira, como reforço do Arsenal. O atacante custou 6,7 milhões de euros (R$ 29 milhões) e será mais um brasileiro na história do clube inglês.

Alguns nomes do país se destacaram com a camisa do clube inglês, com destaque para Gilberto Silva, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, e Edu. Outros tiveram passagem discreta.

A história de atletas do Brasil no clube inglês tem até atleta contratado por 4 milhões de euros (R$ 17 milhões, na cotação atual), mas que não vestiu a camisa do time, caso de Wellington Silva, revelado pelo Fluminense. Já o lateral Pedro Botelho foi para a base do clube inglês e não chegou a atuar pelo profissional. Abaixo, os brasileiros que entraram em campo pelos Gunners.

Os brasileiros do Arsenal:

Sylvinho

Sylvinho - Arsenal
Sylvinho abre a lista (Foto: FRANCOIS LO PRESTI / AFP)

O ex-lateral-esquerdo, agora técnico do Lyon, foi o primeiro brasileiro na história do clube inglês. Sylvinho atuou por duas temporadas: 1999/2000 e 2000/2001 e foi eleito para o time da temporada da Premier League, em 2001. Ao todo, ele fez 98 jogos e um gol. Foi campeão da Supercopa da Inglaterra.

Edu

Edu Gaspar - Arsenal
Edu em ação pelo Arsenal (Foto: CARL DE SOUZA / AFP)

Revelado pelo Corinthians, o ex-meio-campista foi para o clube inglês na temporada 2000/2001 e ficou até 2005. Disputou 127 jogos e marcou 15 gols. Edu conquistou a Premier League duas vezes, três Copas da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra.

Juan

2006 -  Herói: Juan (Flamengo)
Juan jogou pelo Arsenal (Foto: Gilvan de Souza/Lancepress!)

O lateral-esquerdo disputou duas partidas pelo clube, na temporada 2001/2002.

Gilberto Silva

Gilberto Silva - Arsenal x Liverpool, Community Shield 2002 - Estreia com gol de título
Gilberto Silva é ídolo no Arsenal (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)

O ex-volante defendeu o clube de 2002 a 2008 – disputou 244 jogos e marcou 24 gols. Gilberto Silva conquistou uma Premier League, duas Copas da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra.

Denílson

Arsenal - Denilson (Foto: Arquivo LANCE!)
Arsenal contou com Denilson (Foto: Arquivo LANCE!)

Cria do São Paulo, o volante defendeu o clube por cinco temporadas – de 2006 a 2011. Denílson disputou 153 jogos e marcou 11 gols.

Júlio Baptista

Júlio Baptista
Júlio Baptista em ação pelo Arsenal (Foto: CHRIS YOUNG / AFP)

O ex-meia-atacante atuou por uma temporada (2006/2007) pelo clube, emprestado pelo Real Madrid. Júlio Baptista disputou 35 jogos e marcou dez gols.

Eduardo da Silva

O brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, hoje no Atlético-PR, foi a transação mais cara do Arsenal. O clube inglês pagou 13.5 milhões de euros para contar com o jogador que defendia o Dínamo de Zagreb
Eduardo fez carreira na Europa (Foto: CARL DE SOUZA / AFP)

Naturalizado croata, o atacante defendeu o clube por três temporadas, de 2007 a 2010. Fez 67 jogos e marcou 22 gols.

André Santos

André Santos
André Santos jogou no Arsenal (Foto: Divulgação/Figueirense)

O lateral/meia defendeu o clube inglês de 2011 a fevereiro de 2013. André Santos disputou 33 partidas e balançou as redes três vezes.

Gabriel Paulista

Shane Long e Gabriel Paulista - Arsenal x Southampton
Gabriel Paulista fecha a lista (Foto: Adrian DENNIS / AFP)

O zagueiro foi contratado em janeiro de 2015 e ficou no clube até 2017. Gabriel Paulista fez 64 jogos e marcou um gol. Foi campeão da Supercopa da Inglaterra e bicampeão da Copa da Inglaterra.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter