Wada quer acesso a laboratório russo para ajudar nas investigações

Com novas evidências em mãos, a entidade internacional deseja comparar amostras para depois definir caso de doping na Rússia

Craig Reedie (foto:AFP)
Sir Craig Reedie revela pedido de ajuda por parte dos russos (foto:AFP)

Escrito por

Após ter ameaçada a sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang-2018, a Rússia pode contar com o auxílio da Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) nas investigações de doping no país. A entidade, contudo, exigiu total acesso aos documentos e informações do laboratório.

Na última semana, a comissão independente da Wada responsável pelo caso conseguiu um arquivo digital com todos os exames analisados entre janeiro de 2012 e agosto de 2015.

O presidente da entidade, Sir Craig Reedie revelou, nesta sexta-feira, que a Wada foi contatada pelo Comitê de Investigação interno russo, com um pedido formal de ajuda.

- O Comitê de Investigação nos escreveu para cooperar com seu trabalho. Uma condição será que, temos que ter acesso ao laboratório de Moscou - afirmou Sir Craig ao final da reunião do Conselho de Fundação da Wada.

O porta-voz do Comitê de Investigação Russa, Svetlana Petrenko, afirmou, na última semana, que o país estava 'pronto para cooperar' com a Wada. Contudo, o órgão russo já decretou não haver evidências suficientes para comprovar que o país seja culpado pelo esquema de doping descoberto em 2015.

Em contrapartida, a Wada conseguiu a base de dados com todos os testes do laboratório de Moscou, fornecendo novas evidencias para o caso. Como este documento chegou as mãos da entidade por meio de um informante, ela solicita o acesso ao laboratória para combinar as amostras com o banco de dados. 

Craig advertiu a Rússia e reiterou que o acesso aos dados é uma condição fundamental. Nesta semana, também ficou definido que a suspensão do país pelo escândalo de doping segue em vigor.

A definição da participação de atletas russos nos Jogos de Pyeongchang-2018 será definida no dia 5 de dezembro, pelo Comitê Olímpico Internacional. Até lá, o país precisa cumprir todas as exigências da Wada. A data é o primeiro dia de um congresso do comitê executivo do COI em Lausanne, na Suíça. A Olimpíada de inverno acontecerá entre os dias 9 e 25 de fevereiro do próximo ano.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter