Wada mantém suspensão e Rússia pode ficar fora de Pyeongchang-2018

A entidade manteve a punição após o país se recusar a admitir o esquema de doping de atletas entre 2011 e 2015

presidente da Rússia, Vladimir Putin
Rússia pode ser impedida de disputar próxima edição dos Jogos de Inverno (Foto: ANDREJ ISAKOVIC/AFP)

Escrito por

A Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) optou pela manutenção da suspensão à Rússia. A reunião desta quinta-feira ocorreu em Seul, na Coreia do Sul. Com a manutenção da punição devido a um esquema de doping descoberto em 2015, o país corre o risco do não participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang-2018.

Com base em uma recomendação do comitê executivo, o conselho de fundação da Wada afirmou que a agência russa de antidoping (Rusada) 'não deveria ser reintegrada'. 

- Após definirmos um caminho para a Rússia atingir o estágio de "compliance" no esporte, há dois itens que ainda não foram cumpridos - afirmou o presidente da Wada, Craig Reedie

Em resposta, o diretor geral da Rusada, Yuri Ganus, afirma que a entidade já fez tudo o que estava em seu alcance para ser livrada da suspensão.

- Nós atendemos a todas as exigências que dependem de nós. Há dois pontos que não são nossas prerrogativas. Infelizmente, não foram cumpridas.

Enquanto isso, o presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Alexander Zhukov, negou, novamente, qualquer apoio governamental no escândalo de doping.

- Nós negamos absolutamente a existência de qualquer sistema de doping apoiado pelo estado. Está claro que o apoio incondicional ao Relatório McLaren é impossível. E isso não deveria ser obstáculo para a total aceitação da Agência Antidoping da Rússia.

A decisão era esperada após a Rússia se recusar a admitir que existiu um sistema estatal e institucional de doping entre 2011 e 2015, conforme denunciado pelo jurista canadense Richard McLaren em relatório para a Wada.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aguarda os resultados destes trabalhos para definir, em dezembro, se os atletas russos poderão participar dos Jogos na Coreia do Sul. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter