Sampaio vence o Campinas e fica a uma vitória de erguer a taça da LBF

Time do Maranhão se sagrará campeão em caso de novo triunfo na terça-feira, em casa

Vera Cruz Campinas x Sampaio Basquete - Final LBF
Sampaio abriu 2 a 1 sobre o Campinas na decisão da LBF (Foto: Divulgação/LBF)

Escrito por

O Sampaio Basquete aproveitou o forte apoio da torcida e abriu 2 a 1 na decisão da Liga de Basquete Feminino (LBF). Neste domingo, a equipe do Maranhão venceu o Vera Cruz Campinas por 55 a 50, no Ginásio do Castelinho, em São Luis, e ficou a um triunfo de erguer a taça de campeão brasileiro. A quarta partida acontece nesta terça-feira, às 19h, no mesmo local.

Caso a equipe paulista empate a série, o quinto e decisivo duelo acontecerá no domingo, às 15h, em Campinas (SP).

A armadora americana Briahanna Jackson, do Sampaio, foi a cestinha do confronto, com 16 pontos e nove rebotes. Do outro lado, a ala cubana Ariadna marcou 11 vezes.

O Sampaio busca seu segundo título da LBF, para repetir o feito da temporada 2015/2016. Já o Campinas, que pegou a base do quatro vezes campeão Americana, tenta a primeira taça.

O Vera Cruz começou o jogo mais eficiente, convertendo as primeiras chances e abrindo 8 a 2 nos primeiros sete minutos, com 6 pontos de Ariadna. O Sampaio começou a reação através de Briahanna Jackson, que converteu duas bolas de três e teve 8 pontos no quarto. O segundo período foi do Sampaio, que melhorou a postura defensiva e virou o placar, com a parcial 18x10, que levou o time ao intervalo com sete de vantagem.

Se o segundo quarto foi do time da casa, o terceiro foi das campineiras. As paulistas voltaram melhor do vestiário, com Ariadna, Fabi e Patty acertando os chutes. Mais ajustado na defesa, o Vera Cruz reduziu o ataque boliviano a apenas dez pontos e um aproveitamento baixo no terceiro período (31%). O período foi o melhor do time paulista na série (parcial 24x10), e ao fim de 30 minutos o placar era 47 a 40 para as visitantes.

O quarto período começou zerado nos primeiros minutos, até Tati Pacheco fazer jogada de três pontos, que voltou a inflamar a torcida no Castelinho. Ponto a ponto, o Sampaio foi tirando a vantagem do Vera Cruz, até empatar a um minuto e dezessete do fim com dois lances livres de Karina Jacob, e virar com Tati a 58 segundos do fim. Como nos primeiros jogos, não faltou emoção até o segundo final, que confirmou a vitória da casa.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter