No quintal de casa, Robert Scheidt larga na frente no Europeu de Star
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

No quintal de casa, Robert Scheidt larga na frente no Europeu de Star

Scheidt estreia com vitória e lidera o Campeonato Europeu da classe Star
Robert Scheidt e Henry Boening comemoram a liderança no primeiro dia do Europeu (Foto: Gilles Morelle / SSL)
Jonas Moura - 15/05/2019 - 16:45
Enviado Especial a Riva del Garda (ITA)*
O Brasil liderou o primeiro dia do Campeonato Europeu, que tem status de Grand Slam da Star Sailors League. Nesta quarta-feira, em Riva del Garda (ITA), Robert Scheidt e Henry Boening encerraram na ponta, após duas regatas. Eles obtiveram um terceiro e um primeiro lugar, com quatro pontos perdidos. Em seguida, aparecem o americano Paul Cayard e o brasileiro Arthur Lopes, com cinco pontos perdidos.

A dupla formada pelo italiano Diego Negri e o alemão Frithjof Kleen venceu a primeira regata, mas queimou a largada da segunda, o que levou à perda de 91 pontos.

– Foram duas regatas fortes, mas há muitas ainda por vir. Não estamos pensando se estamos em primeiro. Agora, queremos fazer boa média e evitar colisões. Hoje ventou e fez frio, mas aqui, cada dia é diferente e amanhã pode mudar tudo – afirmou Scheidt, que deu uma pausa na briga pela classificação na Laser para Tóquio-2020.



Riva del Garda, no norte da Itália, é praticamente a casa do bicampeão olímpico. A comuna fica a menos de 5 km de Torbole, onde o velejador reside com a mulher e dois filhos.

Henry acredita que as largadas decidiram a boa colocação da parceria, em um dia de condições duras. A primeira foi decretada com temperatura de 8ºC e ventos de 18 nós.

– Fomos bem porque escolhemos o lado certo da raia nos momentos decisivos, principalmente nas largadas. Tem muita gente que não foi bem hoje (quarta), mas deverá melhorar. O que importa é manter a média e perder o mínimo de pontos durante a semana para chegar bem às finais, mas será difícil porque a flotilha é grande – afirmou Boening.

Augie Diaz e Bruno Prada estão em oitavo, com 23pp. Já Pedro Trouche e Lars Grael ocupam a 11ª colocação, com 34pp. Samuel Gonçalves aparece em 35º, com 76pp, ao lado de Haico de Boer. O pior resultado é descartado.

Até domingo, serão realizadas duas regatas por dia. Após dez regatas, as dez duplas mais bem classificadas correm quartas de final, semifinal e final.

* O repórter viaja a convite da Star Sailors League (SSL)

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance