Presidente da CBTM alugou imóvel de luxo com verba pública

Alaor Azevedo afirmou que apenas ele e a esposa utilizaram o apartamento e que devolverá o dinheiro ao CPB

Alaor Azevedo
Alaor Azevedo assumiu a CBTM em 1995 (Foto: Divulgação)

Escrito por

Segundo "O Globo", o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa desde 1995, Alaor Azevedo, alugou um apartamento de luxo em São Paulo para uso pessoal com verba pública entre setembro de 2016 e abril de 2017. O imóvel localizado na rua Pedro Avancini, 363, no Jardim Panorama, custou cerca de R$ 9 mil por mês. A verba utilizada era destinada a projetos para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O dirigente confirmou a informação e que, caso seja inquirido, devolverá o dinheiro já gasto ao CPB. 

Segundo o cartola, o imóvel foi alugado com a intenção de receber oficiais da CBTM, assim como atletas e treinadores. Contudo, apenas ele e a esposa usufruíram do apartamento.

- A ideia era que o local fosse usado por várias pessoas da Confederação, mas não sei quem usou. Eu ia. E, sim, minha esposa também foi. A ideia não deu muito certo porque o CT de Tênis de Mesa demorou para ficar pronto e, por isso, parei de alugá-lo - explicou Alaor, que alegou ter usado o local em viagens "para reuniões de marketing" na capital paulistas, além de outros compromissos da entidade.

O presidente, no entanto, não soube explicar o porquê da escolha de um apartamento em um bairro luxuoso de São Paulo, sendo que seria mais barato o pagamento de diárias em hotéis. 

O empreendimento utilizado por Azevedo e sua esposa possui três quartos, quatro vagas na garagem, quatro mil metros quadrados de área verde, spa, academia de ginástica, cinema, garage band/danceteria, piscina de adulto coberta e descoberta, centro comercial, espaço gourmet, praça, sala de leitura, salão de festas, salão de jogos; brinquedoteca, portaria e hall de acesso.

O condomínio está localizado a 15,5km de distância do Centro de Treinamento Paralímpico que, diferentemente do que foi informado pelo cartola, ficou pronto em maio de 2016 e foi utilizado nas Paralimpíadas Rio-2016 em diversas modalidades, incluindo o tênis de mesa.

Em nota, o CPB afirmou que a CBTM envio um plano de trabalho que continha o aluguel do imóvel. Contudo, o Comitê questionou esta ação, enviando orçamentos de 10 hotéis em São Paulo.

'CBTM apresentou um plano de trabalho que envolve dezenas de atividades esportivas, entre as quais quatro campeonatos nacionais, locação de equipamentos, e o aluguel do referido imóvel. O CPB foi diligente e requisitou justificativa quanto à locação do imóvel. Ao que a confederação apresentou a cotação de 10 hotéis na cidade de São Paulo que demonstravam de forma cristalina a economicidade que representava o aluguel do apartamento. Assim sendo, o comitê aprovou o plano de trabalho'.

Caso seja comprovado que o imóvel não foi utilizado de acordo com o dito pela CBTM, o CPB exigirá a devolução integral e corrigida dos valores enviados a entidade do tênis de mesa. A CBTM afirmou que o aluguel seria por dois anos e que as chaves foram devolvidas devido a pouca utilização. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter