Mateus Evangelista se vinga de sul-africano e é ouro em Mundial

Rondoniense fatura os 100m T37, se recupera de derrota nos 200m, e conquista a sexta medalha dourada do Brasil no Estádio Olímpico de Londres (ING)

Mateus Evangelista foi o quarto nos 100m na Rio-2016
Divulgação/MPIX/CPB

Escrito por

Mateus Evangelista conquistou nesta quinta-feira, a sexta medalha de ouro do Brasil no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Londres. O rondoniense foi mais veloz dos 100m T37 (paralisados cerebrais) e subiu pela segunda vez no pódio no Estádio Olímpico. A equipe brasileira chega às 15 medalhas na capital britânica - seis de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. A competição se encerrará neste domingo.

O rondoniense de 23 anos foi à forra e superou o sul-africano Charl du Toit, que havia vencido-o na emocionante final dos 200m, onde  ficou com a prata. Dessa vez, Mateus foi o mais veloz com o tempo de 11s48. Seu rival foi o segundo colocado, com 11s55. Completou o pódio o ucraniano Vladyslav Zahrebelnyi, que registrou a marca de 11s69. O brasileiro, assim, afastou a frustração dos Jogos do Rio, quando ficou com a quarta colocação desta mesma prova.

- Comemorei muito porque eu queria demais essa medalha de ouro. Era algo que estava engasgado. Essa vitória mostra que a minha mudança de Rondônia para São Paulo há quatro anos valeu a pena. Mas, eu dedico essa vitória para o meu estado. Minha casa é Rondônia, apesar de morar em São Paulo. Meu coração segue em Rondônia - disse Mateus que, por falta de oxigênio na hora do nascimento, teve uma paralisia cerebral que prejudicou os movimentos do lado direito do corpo.

Mateus ainda retorna, nesta sexta-feira, à pista do Estádio Olímpico de Londres. O brasileiro disputará o salto em distância, prova da qual é especialista e na qual conquistou a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos Rio-2016, no ano passado. Ele terá a missão de destronar o chinês Guangxu Shang, dono do ouro olímpico no Rio ao alcançar 6,77m - vinte e quatro centímetros a mais do que Mateus (6,53m).

O outro brasileiro a competir nesta quinta-feira foi Fabrício Junior. Ele ficou em terceiro lugar em sua semifinal dos 200m T12 (baixa visão), com o tempo de 22s90. Como apenas o primeiro colocado de cada uma das três baterias e o melhor tempo no geral se classificavam, ele ficou fora da decisão por medalha.

Confira a programação dos brasileiros nesta sexta-feira:


15h10 - Edson Pinheiro (semifinal dos 100m T38)
15h14 - Elizabeth Gomes (final do lançamento de disco F55)
15h26 - Yohansson Nascimento (semifinal dos 200m T47)
15h34 - Petrúcio Ferreira (semifinal dos 200m T47)
16h13 - Daniel Martins (semifinal dos 800m T20)
16h35 - Mateus Evangelista (final do salto em distância T37)
17h03 - Edson Pinheiro (final dos 100m T38) - caso avance

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter