Maior evento de skate da América Latina começa nesta quarta, no Rio

Oi STU Open vai reunir os maiores skatistas do mundo na busca pelo título da competição que acontece na Praça Duó, na Barra da Tijuca, entre os dias 14 e 18 de novembro<br>

Oi STU Open
Oi STU Open começa nesta quarta-feira e terá finais disputadas no próximo domingo (Foto: Diego Padilha/Oi STU Open)

Escrito por

Após disputarem seis etapas pela temporada do Circuito Brasileiro, os melhores skatistas do mundo vivem a expectativa de buscar o título do Oi STU Open, que acontece na Praça Duó, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 18 de novembro. A competição reúne as modalidades olímpicas Street e Park e ainda contará com uma ampla programação cultural, com entrada gratuita.

O Oi STU Open dá o start com o lançamento oficial da nova pista de Park, com nível olímpico, que foi construída para a realização do evento, mas ficará como legado para a cidade. A inauguração acontece às 10h desta quarta-feira, na própria praça e contará com a presença dos grandes nomes do esporte Pedro Barros, Nilo Peçanha, Vitória Mendonça, Yndiara Asp, além de Bob Burnquist.

Após o lançamento, a pista estará livre para o início dos treinos oficiais, que se encerram na quinta. Na sexta acontece o STU Latin América, etapa que vai classificar dois atletas em cada gênero e modalidade para a disputa do Oi STU Open. A fase eliminatória será realizada no sábado e as finais no domingo.

- O Open vai fechar esse ano de 2018 que foi muito importante pro calendário brasileiro de skate. Espero que seja uma competição de alto nível e que cada vez inspire mais mulheres a praticar o skate. Rolou uma revitalização na pista de Street, além da construção do Park, então estou ansiosa pra testar os novos obstáculos. A gente está com a expectativa muito grande, além da oportunidade de ter um evento desse porte no nosso país, vai definir a seleção brasileira - disse Pâmela Rosa, atual líder do ranking feminino de Street.

Quem também chega com disposição para dar o seu melhor no Open é Murilo Peres. O skatista espera aproveitar o torneio para se manter entre os possíveis nomes que estarão na seleção brasileira em 2019.

- Agora é a hora da grande final! Minha expectativa é muito boa, eu estou vindo de uma sequência grande de campeonatos, com uma pegada forte, com bastante ritmo e o skate está no pé. Não vejo a hora de andar. Eu quero muito fazer parte da seleção por mais um ano, e estou vindo em busca disso. A pista parece muito boa, ninguém andou ainda - disse Murilo que também comentou sobre a oportunidade de ter contribuído para a concepção da nova pista e de competir no Rio de Janeiro.

- Eu adoro competir no Brasil em geral, mas o Rio tem uma energia especial. Então tenho certeza que nessa etapa não vai ser diferente. É animal ter o Street junto, esperamos ter bastante público e que junte toda a galera que ama skate. Foi um privilégio ter contribuído de alguma forma para a concepção da pista. A gente deu opinião para os obstáculos, nas alturas, na borda de pedra, então foi demais ter agregado um pouco a este projeto. A gente está acompanhando toda a obra e imaginando que tipo de linha poderemos fazer - completou.

Mantendo a tradição das etapas do STU Qualifying Series, simultaneamente às disputas, será promovido um grande festival de música urbana pelo STU Music, que conta com o DJ Tamenpi nas pick ups. O evento também terá shows do Garage Fuzz, Metá Metá, Bia Ferreira, BK, Síntese, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, Black Mantra com BNegão e Kamau com a participação do Parteum.

Para os amantes do universo do skate, a Oi STU House, que visa integrar o público, disponibilizará oficinas de silk, desenho e grafite. A STU Gallety vai receber uma exposição inédita e instalações do artista TOZ, que assina a identidade visual do evento. Já a STU Store trará uma coleção exclusiva de roupas e assessórios da marca do evento, além de collabs com as principais indústrias do mercado de skate. Ainda tem o STU Hangout, um complexo gastronômico e de lazer que estará à disposição do público com um leque de opções de bebidas e comidas. Os skatistas amadores também poderão aproveitar o STU Skatável, uma área com obstáculos modulares, que permite a prática de manobras.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter