Surf: Filipe Toledo dá show, vence a etapa de J-Bay da WSL e garante vaga na Olímpiada de 2024

Atual campeão mundial, brasileiro supera o australiano Ethan Ewing na África do Sul

Filipe-Toledo-WSL-scaled-aspect-ratio-512-320
Líder do ranking mundial, Filipinho disputou a etapa de J-Bay com a lycra amarela (Foto: World Surf League)

Escrito por

O brasileiro Filipe Toledo deu show mais uma vez e conquistou a etapa de Jeffrey`s Bay, na África do Sul, nesta quarta-feira (19). Atual campeão mundial e classificado para as finais da WSL, o surfista fez uma decisão quase perfeita e venceu o australiano Ethan Ewing por 18.75 a 12.60. O surfista também garantiu vaga em Paris-2024.

Os brasileiros impediram a vitória de Ethan Ewing pela segunda etapa consecutiva. Em Saquarema, Yago Dora superou o australiano na decisão realizada no litoral fluminense. No entanto, os dois bons resultados seguidos também garantiram Ewing no WSL Finals.

+ Ângelo no top-5 após negócio com o Chelsea! Saiba as maiores vendas do Santos

Filipe Toledo disputou três baterias nesta quarta-feira. Primeiro, pelas quartas de final, venceu o australiano Jack Robinson por 16.33 a 15.06. Na semifinal, passou pelo japonês Kanoa Igarashi com certa folga, 15.33 a 10.50.

Além de Toledo e Ewing, o norte-americano Griffin Colapinto está classificado para o WSL Finals, que será disputado em setembro, em Trestles, nos Estados Unidos. Os brasileiros Yago Dora, João Chianca e Gabriel Medina tentam conquistar uma vaga na decisão do circuito mundial, oferecida aos cinco primeiros colocados do ranking. A última chance é um bom desempenho na última etapa antes da decisão, em Teahupo’o, no Tahiti, em agosto.

VAGA NA OLIMPÍADA

Além da classificação para a final do Mundial, Filipinho também carimbou o seu passaporte para os Jogos de Paris 2024. O método usado pelo surfe brasileiro são os 10 primeiros do ranking da WSL, apenas os dois melhores se garantem nos Jogos Olímpicos.

+ WSL: Italo Ferreira sofre entorse no joelho e está fora da temporada

COMPETIÇÃO FEMININA
A vencedora da disputa feminina foi a norte-americana Lakey Peterson. Na final, ela venceu a australiana Molly Picklum por 14.77 a 13.50. A representante brasileira, Tatiana Weston-Webb, foi eliminada na repescagem, disputada na última terça-feira (18).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter