José Roberto Guimarães convoca a Seleção Brasileira feminina para a Liga das Nações 2023; veja lista de jogadoras

Treinador tricampeão olímpico fecha lista com 30 atletas para a disputa da competição internacional, que serve, também, como preparação para o Pré-Olímpico

gabi-aspect-ratio-512-320
Gabi Guimarães foi a capitã da Seleção Brasileira na última edição da competição, na qual o Brasil terminou com a prata (Foto: FIVB/Divulgação)

Escrito por

O treinador José Roberto Guimarães convocou as 30 atletas que farão parte da Seleção Brasileira feminina na Liga das Nações 2023. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou os nomes que formarão a equipe na competição, que se inicia no dia  31 de maio e se encerra no dia 16 de julho.

O Brasil disputa as primeiras partidas da competição em  Nagoya, no Japão. Ainda na fase inicial, joga em Brasília, dentro de casa, e em Bangkok, na Tailândia. As finais serão disputadas em Arlington, nos Estados Unidos. Abaixo, confira a lista com os 30 nomes da Seleção Brasileira feminina de vôlei.

+ Treinador do Praia Clube destaca Minas como favorito ao título da Superliga: ‘Pelo histórico’

Destaque do Minas na Superliga, a campeã olímpica Thaísa retorna à Seleção. Em abril de 2021, a atleta havia anunciado a aposentadoria da equipe. No entanto, de olho nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a central volta a vestir a Amarelinha.

Parceira de Thaísa na equipe mineira, a também central Carol Gattaz está fora da lista. Na reta final da fase de classificação da Superliga, a atleta rompeu o ligamento do joelho direito e não tem previsão de retorno às quadras. Aos 41 anos, Gattaz passou por cirurgia no final de março.

A Liga das Nações será, também, uma preparação para o Pré-Olímpico. A competição classificatória, que dá vaga aos Jogos de Paris, ocorre entre os dias 16 e 24 de setembro deste ano. O Brasil integra o Grupo B, composto por Japão, Turquia, Argentina, Peru, Bélgica, Bulgária e Porto Rico. As duas melhores equipes se classificam. Mesmo se a Seleção Brasileira não ficar entre as classificadas pelo Pré-Olímpico, pode integrar o evento como a melhor da América do Sul - precisaria, portanto, torcer para os adversários sul-americanos não se classificarem.


CONVOCAÇÃO - SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA - LIGA DAS NAÇÕES 2023

Levantadoras

Juma (Fluminense)
Macris (Fenerbahçe-TUR)
Naiane (Pinheiros)
Roberta (LKS Lodz-POL)

Centrais

Carol (Praia Clube)
Diana (Barueri)
Julia Kudiess (Minas)
Lara (Fluminense)
Lorena (Sesi Bauru)
Milka (Volero Le Cannet-FRA)
Thaisa (Minas)
Valquíria (Sesc-Flamengo)

Ponteiras

Ana Cristina (Fenerbahçe-TUR)
Gabi (Vakifbank-TUR)
Júlia Bergmann (Georgia Tech-EUA)
Maiara Basso (Barueri)
Maira (Chemik Police-POL)
Michelle Pavão (Sesc-Flamengo)
Pri Daroit (Minas)
Karina (Sesi Bauru)
Kasiely (Praia Clube)

Opostas

Edinara (Pinheiros)
Lorenne (Lokomotiv Kaliningrad-RUS)
Lorrayna (Volley Bergamo-ITA)
Rosamaria (Busto Arsizio-ITA)
Tainara (Praia Clube)
Kisy (Minas)

Líberos

Laís (Sesc-Flamengo)
Natinha (Osasco)
Nyeme (Minas)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter