Jogos Paralímpicos de Inverno começam nesta sexta na Coreia

Após uma edição de sucesso da Olimpíada de Inverno, a edição 2018 das Paralimpíadas começou nesta sexta, com grande festa de abertura em PyeongChang

Delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Inverno 2018
CPB

Escrito por

Os Jogos Paralímpicos de Inverno 2018 já começaram. Na manhã desta sexta-feira, uma grande festa de abertura foi realizada em PyeongChang para celebrar o início da competição, com uma grande diferença em relação à abertura da Olimpíada: dessa vez, as Coreias desfilaram separadas.

No entanto, o mote da inclusão social ficou evidente durante toda a festa, incluindo uma linda apresentação de uma menina cega sul-coreana ao lado do mascote Bandabi. A tocha entrou no estádio de PyeongChang carregada por atletas norte-coreanos, mas foi Kim Hak-sung, atleta de curling da Coreia do Sul, quem acendeu a chama olímpica.

Mais de 550 atletas de 42 países diferentes irão participar de 80 eventos valendo o ouro. Seis modalidades serão disputadas em PyeongChang: esqui alpino, biatlo, esqui cross-country, hóquei de trenó, snowboard e curling de cadeira de rodas.

A delegação brasileira é composta por três atletas: André Cintra, do snowboard; Cristian Ribera, do esqui cross-country; e Aline Rocha, também do esqui cross-country e porta-bandeira no desfile de abertura.

- Esta segunda participação do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno mostra o desenvolvimento do esporte de neve no país, mesmo com condições adversas, por causa do clima. A Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) vem fazendo todos os esforços para isso e nossa delegação aqui é prova. Aumentamos em 50% em relação ao número de atletas em Sochi, na Rússia, quatro anos atrás. A expectativa é que continuemos crescendo no mesmo ritmo nas próximas edições - disse Alberto Martins, diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A estreia do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang será no dia 10, com Aline e Cristian disputando as provas de 12km e 15km, respectivamente. Já André compete no dia seguinte, 11, no snowboard cross.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter