Filipe Toledo e Medina se garantem nas oitavas de final em Saquarema

Além deles, Michael Rodrigues, Jesse Mendes, Deivid Silva conquistam vaga. No feminino, Tati, Silvana e Tainá estarão na briga na próxima fase da competição

Gabriel Medina
Medina vence Jadson André e está garantido nas oitavas etapa de Saquarema (Foto: WSL)

Escrito por

O Brasil conseguiu garantir pelo menos os principais nomes na sequência do Oi Rio Pro, em Saquarema (RJ), a quinta etapa da temporada do Circuito Mundial de surfe (WCT). Nesta sexta-feira, pelo segundo dia de competição, com a praia de Itaúna lotada, Gabriel Medina e Filipe Toledo garantiram vaga às oitavas de final. Ao lado deles, Michael Rodrigues, Jesse Mendes, Deivid Silva também estão vivos no duelo.  Apesar disso, Yago Dora, que teve bom rendimento na abertura, e Ítalo Ferreira se despediram da disputa. 

Filipe Toledo superou o seu compatriota Adriano de Souza, o Mineirinho. Filipinho começou a bateria mais tímido, porém insistente. Até quebrou a prancha ao meio após tentativa de aplicar um reverse. Na sequência, conseguiu se recuperar e ficou a frente de Adriano, que ainda não está em sua melhor forma, depois da cirurgia no joelho. Ao final, a disputa terminou 14,26 a 10, 27 para Toledo. Na próxima fase, Filipinho vai enfrentar Kelly Slater. 

- Da mesma forma que eu queria ver o Adriano vencer a bateria, eu também queria passar. Mesmo ele voltando de uma lesão, eu sabia que ele é um cara perigoso. E ele precisava de uma nota que ele poderia tirar a qualquer momento. Fico feliz de tudo ter dado certo e eu ter conseguido passar - explicou Filipe.

Pela última bateria do dia, o bicampeão mundial, Gabriel Medina foi superior ao seu compatriota Jadson André, que fez jogo duro na água. O paulista venceu por 13.00 contra 10.90. Com a classificação, Medina enfrenta o francês Michel Bourez. 

Os brazucas Willian Cardoso e Michael Rodrigues se enfrentaram e um teve que se despedir. O segundo, respectivamente, passou pelo adversário e venceu por 12.06 contra 6.20. Com o triunfo, ele vai encarar o português Frederico Morais.

Jesse Mendes entrou na água contra o norte-americano Conner Coffin e fez uma bateria bastante acirrada. A disputa do duelo foi até o final e terminou 11.60 para o brasileiro contra 11.10 do americano. Agora, ele vai enfrentar o australiano Julian Wilson.

Além dele, Deivid Silva que pegou o havaiano, Seth Moniz, se classificou às oitavas, com 14.83 contra 8.33 do adversário. O norte-americano Kolohe Andino será seu adversário. 

Yago Dora, que brilhou na abertura da disputa, não comemorou no segundo dia de competição. O brasileiro não superou o australiano Wade Carmichael, que venceu por 12.37 contra 11.40.

Na penúltima bateria, Caio Ibelli também amargou a eliminação para o francês Michel Bourez. O paulista não encontrou boas ondas e somou apenas 6.10 contra 11.44 do seu adversário. 

O capixaba Krystian Kymerson, que enfrrentou o havaiano John John Florence, número 1 do mundo. O brasileiro lutou, mas saiu derrotado por 11.83 contra 9.24 pontos do brasileiro. Peterson Crisanto e Alex Ribeiro também perderam e foram eliminados da competição, terminando empatados em 33º. Ítalo Ferreira também não encontrou boas ondas e acabou eliminado pelo português Frederico Morais por 13.27 a 7.13.

Futuro promissor no surfe feminino

A catarinense Tainá Hinckel, de 16 anos, avançou às oitavas de final ao bater as australianas Sally Fitzgibbons e Nikki Van Dijk na repescagem. Agora, ela vai enfrentar a tricampeã mundial Carissa Moore na próxima fase da competição. A brasileira conseguiu 11,10 pontos, contra 11 de Sally, que avançou em segundo. Nikki terminou em terceiro com 10,53 e foi eliminada da competição.

- Com certeza é um dos melhores dias da minha vida. Estou me divertindo aqui, e aproveitando esse grande momento com o meu pai. Eu só quero me divertir e quem sabe vencer umas baterias. Essas surfistas são a minha inspiração. Eu cresci vendo os vídeos delas, então é demais poder competir com os meus ídolos - comemorou Tainá.

A próxima chamada acontece nesta sábado, às 7h.

Confira as baterias das oitavas:
1- Filipe Toledo (BRA)
x Kelly Slater (EUA)
2 - Kanoa Igarashi (JAP) x Joan Duru (FRA)
3 - Frederico Morais (POR) x Michael Rodrigues (BRA)
4 - Julian Wilson (AUS) x Jessé Mendes (BRA)
5 - John John Florence (HAV) x Wade Carmichael (AUS)
6 - Jordy Smith (AFS) x Griffin Colapinto (EUA)
7 - Kolohe Andino (EUA) x Deivid Silva (BRA)
8 - Michel Bourez (FRA) x Gabriel Medina (BRA)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter