COI suspende Índia de eventos após país negar visto a paquistaneses

Dois atletas de tiro esportivo não conseguiram entrar no país para competir na etapa mundial de Nova Délhi; COI suspendeu qualquer conversa com Comitê Olímpico Indiano

Thomas Bach - COI
Thomas Bach - COI (Foto: AFP)

Escrito por

Conflitos ideológicos e políticos foram pano de fundo para mais uma polêmica envolvendo o Comitê Olímpico Internacional. Dessa vez, o COI resolver suspender todas as negociações com a índia em retaliação ao fato do país negar visto para dois atletas paquistaneses.

Os dois atletas competiriam neste domingo na etapa de Nova Délhi do Circuito Mundial de Tiro Esportivo. O visto da dupla foi negado após a região da Caxemira indiana ter sofrido um ataque de um grupo militar paquistanês, deixando 40 policiais indianos mortos.

Além de suspender conversas com o Comitê Olímpico Indiano, o COI também suspendeu as aplicações da Índia para sediar eventos futuros e tirou o caráter classificatório olímpico do evento em Nova Délhi. Em comunicado, o COI reprovou as atitudes do país:

- Como resultado, o comitê executivo do COI decidiu suspender todas as discussões com o Comitê Olímpico Indiano e o governo acerca de potenciais aplicações para sediar eventos futuros e eventos relacionados à Olimpíada na Índia até que claras garantias sejam obtidas para prover a entrada de todos os participantes esportivos de acordo com a Carta Olímpica.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter