COI avalia entrada de eSports nos Jogos Olímpicos

Modalidades de games que envolvem atividade física podem fazer parte do maior evento esportivo do planeta

eSports
Diretor de eSports do COB, Kit McConnel falou sobre a possível chegada nos Jogos (Foto: COI/Divulgação)

Escrito por

O Comitê Olímpico Internacional avalia a entrada de nove modalidades de eSports nos Jogos Olímpicos. Com a programação fechada para Paris, se debate a possibilidade de colocar os esportes eletrônicos na edição de 2028, que será disputada em Los Angeles, nos Estados Unidos. No entanto, todas as modalidades são simuladores virtuais de modalidades já presentes no evento ou envolvem atividade física.

A possibilidade de inclusão nos Jogos esquentou porque o COI anunciou os games que serão disputados na Olympic Esports Series 2023. São eles: Tic Tac Bow (Tiro com arco); WBSC eBASEBALL: POWER PROS (Baseball); Chess.com (Xadrez); Zwift (Ciclismo); Just Dance (Dança); Gran Turismo (Automobilismo); Virtual Regatta (Vela); Virtual Taekwondo (Taekwondo); Tennis Clash (Tênis). As finais do evento serão realizadas presencialmente, em Singapura, entre os dias 22 e 25 de junho.

+ Campeão da WSL 2022, Filipe Toledo avalia cenário competitivo do surfe: 'É um esporte egoísta'

Os games mais praticados do planeta, como CS:GO, League of Legends e Valorant, não estão entre as opções para a disputa entre países nas Olimpíadas. A escolha das modalidades, que se deu pela prática desportiva dentro dos jogos, não mediu a relevância e a competitividade em cenário internacional para avaliar quais games poderiam fazer parte do evento.

- Nossa esperança é que consigamos encorajar, inspirar e possibilitar que mais pessoas tenham a experiência e se envolvam com esportes, que é o objetivo principal do COI e do Movimento Olímpico - destacou Kit McConnell, diretor de esports do COI.

O Olympic Esports Series terão classificatórias ao redor do planeta nas nove modalidades. O atleta inscrito pode ser tanto profissional quanto amador. As finais serão disputadas no Suntec Centre, em Singapura, com transmissão ao vivo do canal das Olimpíadas (olympic channel).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter