Brasileiro promete nova campanha na Transat Jacques Vabre

A dupla formada pelo angolano José Guilherme Caldas e o baiano Leonardo Chicourel completou regata de 8 mil quilômetros em 21 dias, 22 horas e 59 minutos

Transat Jacques Vabre 2017
Nova edição da Transat Jacques Vabre contará, novamente, com brasileiro Divulgação

Escrito por

A vela brasileira completou mais um capítulo na sua história com a chegada do Mussulo 40 Team Angola Cables na Transat Jacques Vabre 2017. O único barco brasileiro desta edição da regata de 8 mil quilômetros completou a prova às 9h24 (horário de Brasília), desta segunda-feira, após 21 dias, 22 horas e 59 minutos de navegação desde Le Havre, na França.

A dupla, formada pelo angolano José Guilherme Caldas e pelo baiano Leonardo Chicourel, ficou na 11ª colocação entre os Class40. Os velejadores foram recebidos na entrada da Baía de Todos-os-Santos por 15 embarcações, uma verdadeira festa em Salvador (BA) logo nas primeiras horas do dia.

- Não tenho palavras! Não me lembro de ter tido um presente tão bonito. Me sinto muito honrado e responsável por isso tudo. Nem sei se eu mereço tudo isso. A largada foi dia 5 de novembro. A gente saiu do barco na noite anterior. Foram muitas dificuldades. Queria chegar aqui antes com melhor resultado. Mas sabemos, eu e ele, a luta que foi para chegar aqui. Isso já é uma vitória - disse o baiano.

Ainda no píer do Terminal Turístico Náutico da Bahia, José e Leonardo prometeram repetir a campanha na edição de 2019. Novamente a bordo de um Class40.

- Vamos participar da Transat Jacques Vabre 2019. Se tiver a chance de ter um melhor budget (orçamento) podemos ter melhor desempenho. Uma coisa está relacionada com a outra. E mesmo que a gente dispute com o nosso barco certamente teremos um melhor resultado. Foi a melhor experiência que tivemos. Agora sabemos que a gente precisa para estar melhor preparado - confirmou José Guilherme Caldas.

Os quatro vencedores da Transat Jacques Vabre 2017 foram definidos na última semana. Na Ultime, o campeão foi o Sodebo Ultim' com a impressionante marca de 7 dias e 22 horas de Le Havre a Salvador. Na IMOCA 60, a vitória ficou com St Michel - Virbac e na Multi50 deu Arkema. Na classe do Mussulo, a Class40, o primeiro dos 16 barcos a chegar foi o V and B. A regata largou em 5 de novembro com 37 barcos. Apenas seis ficaram pelo caminho por problemas técnicos, quebras ou capotagem.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter