Brasil vence Colômbia e termina em segundo na 1ª fase das Eliminatórias

Com 29 pontos de Benite, Seleção faz 98 a 71 no rival. Agora, volta a jogar em setembro

Brasil x Colômbia
COLÔMBIA 71 x 98 BRASIL (Foto: Reprodução/Instagram)

Escrito por

Pela rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de Basquete, o Brasil venceu a Colômbia por 98 a 71, nesta segunda-feira, em Medelín (COL), O time impôs sua melhor qualidade técnica e se destacou, diferentemente do que aconteceu na partida contra a Venezuela. Com a vitória, o Brasil se garantiu na próxima fase, enquanto os colombianos foram eliminados. Vítor Benite foi o cestinha com 29 pontos, sendo seis bolas de três em 10 tentativas.

Os brasileiros fizeram um primeiro tempo morno, mas sobraram na segunda etapa e construíram uma grande vitória diante dos colombianos.

A primeira etapa da classificatória terminou com a Venezuela em primeiro lugar do grupo B, seguida por Brasil, em segundo, e Chile, em terceiro. As três equipes se juntam aos primeiros colocados do grupo D: Canadá, República Dominicana e Ilhas virgens, formando o grupo F. Os seis brigam por três vagas a partir de setembro.

No primeiro cruzamento, o Brasil pega o Canadá, fora de casa, no dia 13 de setembro, e recebe as Ilhas Virgens, no dia 17, em solo brasileiro. Na segunda janela, o time do técnico Aleksandar Petrovic fará os dois jogos em casa, contra República Dominicana, em 30 de novembro, e Canadá, em 3 de dezembro. Na última rodada da segunda fase, a seleção visita as Ilhas Virgens, no dia 21 de fevereiro e a República Dominicana, dia 24.

Ao fim da segunda fase, os três primeiros classificados da chave garantem vaga na Copa do Mundo. Além das três melhores seleções de cada grupo das Américas, o dono da quarta melhor campanha entre todos os países também carimba seu passaporte para a China.

O JOGO 

No começo do primeiro quarto as duas equipes erraram muito os ataques. As primeiras bolas que caíram foram as brasileiras, com Huertas e Benite, abrindo seis a zero. Com a entrada de jogadores do banco brasileiro, como Hettsheimeir e Scott Machado, os passes foram trocados com mais facilidade e os espaços apareceram, terminando os primeiros 10 minutos com 21 a 14 no placar.

No segundo quarto, a Colômbia teve um começo melhor, marcando de maneira mais agressiva e tendo ataques mais bem preparados, o time da casa encostou no placar, com 21 a 19. Ao passar do tempo, os colombianos perderam força de ataque, e foram para o segundo tempo com boa vantagem. 

A melhor qualidade brasileira foi aparecendo e a vantagem foi aumentando. Yago entrou bem e manteve o ritmo do time. A Colômbia só conseguia marcar pontos em lances livres e sofria para rodar a bola.

Os brasileiros não tiraram o pé nos últimos 10 minutos. Mesmo dando tempo de quadra para alguns jogadores, Petrovic fez a equipe seguir marcando forte, ao mesmo tempo em que envolvia o adversário no ataque. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter