Brasil fora das Olímpiadas? Saiba o caminho da Seleção de vôlei para chegar à Paris

A Seleção Brasileira não depende apenas de si, mas ainda há chances de ir à Paris

Selecao-Brasileira-de-volei-aspect-ratio-512-320
Seleção Brasileira de vôlei masculino pode ficar de fora das Olímpiadas (Foto: Maurício Val/FVImagem/CBV)

Escrito por

A derrota do Brasil para a Alemanha no Pré-Olímpico de vôlei masculino deixou o caminho até Paris mais complicado do que se imaginava. Agora, a seleção comandada por Renan Dal Zotto deverá não só vencer jogos, como também torcer para tropeços alheios.

O placar de 3 sets a 1 deixa a tabela de classificação mais complicada para a Seleção. Isso porque duas seleções lideram o torneio de forma isolada, Itália e Alemanha, ambas com nove pontos. Em terceiro vem Cuba com seis pontos e o Brasil em quarto, com cinco pontos. Vale ressaltar que se classificam de forma direta à Paris, os dois primeiros colocados.

QUAL A SITUAÇÃO DO BRASIL?

O Brasil não depende mais somente de si, uma vez que dois países dispararam na frente. Nesse sentido, os torcedores brasileiros precisam secar Itália ou Alemanha, para que elas tropecem.

Seleção Brasileira masculina de vôlei
Brasil perdeu para a Alemanha por 3 sets a 1 (Divulgação/CBV)

A opção mais viável seria a Itália, pois ainda há um confronto direto entre as seleções. O melhor cenário possível seria uma vitória da Alemanha sobre a Itália (o jogo acontece nesta quarta-feira 13:30) para que assim a seleção germânica, pudesse disparar na primeira colocação.

A partir disso, a Seleção Brasileira iniciaria uma maratona para vencer todos os seus jogos e continuar torcendo para derrotas italianas. Dessa forma - sem levar em consideração os possíveis tropeços das outras equipes - Brasil e Itália chegariam a última rodada da competição fazendo um jogo de enorme peso para decidir quem ficaria com a vaga direta rumo à Paris 2024.

Condição especial para matrícula no curso Gestor de Futebol, aprovado por Dante, Petković, Léo Moura e outros craques. Saiba mais!

Caso contrário, os brasileiros precisariam torcer para uma série de tropeços da Alemanha. Mas a sequência de jogos dos alemães, tende a ser mais tranquila, enfrentando República Tcheca, Catar e Ucrânia.

Seleção Brasileira de vôlei masculino 2
A Seleção Brasileira de vôlei masculino é tricampeão olímpica (Divulgação/CBV)

RANKING MUNDIAL É OPÇÃO

Calma, torcedor! Se o Brasil não se classificar pelo Pré-Olímpico, ainda há outra possibilidade de chegar à Paris.

Fora o torneio em questão, ainda restam cinco vagas para disputar as Olímpiadas. Essas cinco vagas serão preenchidas levando em consideração o ranking mundial e priorizando os países de continentes que ainda não se garantiram nos Jogos da modalidade.

Nesse momento, o Brasil é quinto no ranking mundial, com 327,48 pontos e a Argentina é sexto com 311,49. Como cada partida conta pontuação, a derrota para a Alemanha aproximou o Brasil dos "hermanos".

A distribuição do ranking, porém, prioriza países que ainda nçao foram contemplados. Por isso, se nenhum conseguir a classificação via Pré-Olímpico, os rivais irão brigar por uma vaga nos Jogos. A lista só é fechada após a disputa da Liga das Nações, no ano que vem.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter