Candidato único à eleição da Aiba é acusado de tráfico de drogas
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Candidato único à eleição da Aiba é acusado de tráfico de drogas

Gafur Rakhimov
Empresário assumiu a presidência da Aiba de forma interina após afastamento de C.K. Wu (Foto: Aiba)
LANCE! - 03/10/2018 - 17:25
Moscou (RUS)
A Associação Internacional de Boxe (Aiba) anunciou nesta quarta-feira o empresário Gafur Rakhimov, do Usbequistão, como candidato único para as eleições presidenciais da entidade, que acontecem no próximo mês, em Moscou. A definição ocorreu após a apresentação de um documento redigido pela entidade com o título "candidatos aprovados".

Na Associação, Rakhimov ocupa o cargo de presidente como interino, posição que assumiu após ser constatado que o ex-mandatário, o taiwanês C.K. Wu, cometeu fraudes financeiras na entidade. O empresário é apontado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos como "um dos principais criminosos do Usbequistão, ligado ao tráfico de heroína". Desta forma, a jurisdição norte-americana proíbe que qualquer cidadão firme relações comerciais com Rakhimov.

Mediante a situação, o Comitê Olímpico Internacional (COI) desaprova a presença do cartola usbeque e ameaça tirar o boxe dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Para que a situação seja revertida, o presidente da entidade exige que a Aiba adote mudanças administrativas e econômicas que devem ser anunciadas até o final de 2018.




E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance