lance biz logo

Lance! Biz

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Entenda por que CBF ‘perdeu’ contas oficiais da Copa do Brasil nas redes sociais

Perfis do torneio no Instagram e no Twitter passam a se chamar "Portal da Torcida" em polêmica que envolve mudança de agências

Copa do Brasil Taça

Copa do Brasil não tem mais perfis oficiais nas redes sociais (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Lance! - 15/01/2023 - 15:02

Lance! - 15/01/2023 - 15:02

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) perdeu o controle dos perfis oficiais da Copa do Brasil nas redes sociais. As contas, que acumulam milhões de seguidores, passaram a se chamar "Portal da Torcida" a partir da noite deste sábado e não apresentam mais nenhuma ligação com o torneio organizado pela entidade. Mas como e por que essa mudança ocorreu?

O motivo inicial da polêmica foi a troca da agência comercial da Copa do Brasil. A Klefer era parceira da CBF há oito anos para a produção de conteúdo digital do torneio, mas foi substituída em dezembro de 2022 com a chegada da Brax Sports Assets - leia mais aqui.

Sem vínculo com a CBF e a Copa do Brasil, a Klefer se aproveitou de uma cláusula contratual e conseguiu manter a gestão das contas com milhões de seguidores. A agência apenas mudou o nome das páginas e divulgou um comunicado sobre a troca (leia na íntegra ao fim da matéria).

- Por motivos contratuais, a KLEFER informa que, a partir deste momento, os perfis oficiais da Copa do Brasil passam a se chamar Portal da Torcida, onde poderão ser encontrados conteúdos diversos sobre o mundo do futebol - explicou a agência.

Milhões de seguidores nas contas 'perdidas'

As páginas da Copa do Brasil tinham bons números de seguidores e engajamento. As contas principais eram a do Instagram e do Facebook, que apresentavam 1,5 e 1,1 milhão de seguidores, respectivamente. No Twitter e no TikTok, os números também eram significativos. Agora, todos esses perfis se chamam "Portal da Torcida" e seguem geridos pela Klefer.

Instagram - 1,5 milhão
Facebook - 1,1 milhão
Twitter - 673,2 mil
TikTok - 768,4 mil

Apesar de ser dona e responsável pela Copa do Brasil, a CBF não era proprietária dos perfis nas redes sociais e se viu de "mãos atadas". Agora, a entidade terá que criar outras contas para produzir conteúdo digital sobre o torneio. O LANCE! entrou em contato em busca de um posicionamento oficial sobre a situação, mas não obteve resposta até o momento de publicação desta matéria.

Portal da Torcida

Páginas da Copa do Brasil com novo nome (Foto: Reprodução)

Leia o comunicado da Klefer na íntegra:

"Ao longo das últimas oito temporadas do futebol brasileiro, a KLEFER foi pioneira e desenvolveu um trabalho de destaque no universo esportivo com gestão de marca, ações, ativações e conteúdo digital da Copa do Brasil, através de uma comunicação leve, extrovertida e próxima a vocês.

Criados e executados pela nossa equipe multidisciplinar, os perfis do projeto dedicados à competição reuniram milhões de torcedores espalhados pelo Brasil e mundo, tornando-se, como consequência da excelência do trabalho de gestão de conteúdo, participação de influenciadores e formatos inovadores, exemplo para os demais produtos esportivos do país.

Por motivos contratuais, a partir de hoje, os perfis deixam de ser dedicados exclusivamente à Copa do Brasil e dão lugar ao Portal da Torcida, um espaço para reunir os torcedores espalhados por todo o país e dar sequência à nossa resenha com muito futebol, humor e interações.

Convidamos todos vocês a acompanharem essa nova fase com a certeza de que faremos história mais uma vez!"

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados