Aos 18 anos, Vinícius Jr. é convocado e deve superar lendas da Seleção
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Aos 18 anos, Vinícius Jr. é convocado e deve superar lendas da Seleção

Vinicius Junior - Real Madrid x Alavés
Meia-atacante do Real Madrid foi convocado pelo técnico Tite para disputar os amistosos contra Panamá e República Tcheca (Foto: Gabriel Bouys / AFP)
LANCE! - 28/02/2019 - 18:31
São Paulo (SP)
Na manhã desta quinta, o técnico Tite convocou a Seleção Brasileira para os amistosos contra Panamá, dia 23 de março, e República Tcheca no dia 26 de março. Entre os 23 nomes, o do jovem Vinícius Júnior, meia-atacante de apenas 18 anos que está se destacando com a camisa do poderoso Real Madrid.

Revelado pelo Flamengo, Vinícius Júnior é dono de um potencial enorme e pode se destacar ainda mais ao longo dos anos. Provavelmente, o garoto fará sua estreia com a Amarelinha em um destes amistosos.

Abaixo, o LANCE! relembra algumas estreias de jogadores que eram promessas e se tornaram parte da história do futebol brasileiro e mundial.

Zico - 22 anos

Zico
Zico foi um dos principais jogadores do país na história (Foto: Reprodução de internet)
Maior ídolo da história do Flamengo e um dos jogadores mais expressivos do futebol brasileiro, Zico fez seu primeiro jogo com a Amarelinha aos 22 anos. O Galinho de Quintino marcou um gol de falta, sua especialidade, em um amistoso contra o Uruguai, no estádio Centenário, de Montevidéu.

Pelé - 16 anos

O primeiro encontro foi em 1963, em um amistoso em Hamburgo e o Brasil ganhou por 2 a 1. A Seleção Brasileira, que tinha sido bicampeã mundial, teve seus gols anotados por Pelé e Coutinho
Pelé é o jogador mais novo a vestir a camisa da Seleção Brasileira em toda a história (Foto: AFP)
Único jogador na história a ganhar três Copas do Mundo, o Rei Pelé tem números inacreditáveis em toda a extensão de sua vitoriosa carreira. O atacante estreou pela Seleção em contra a Argentina, no Maracanã, pela Copa Rocca. O garoto, na época com 16 anos, entrou no segundo tempo e marcou o único gol do Brasil contra os hermanos, que venceram por 2 a 1.

Neymar - 18 anos 

Neymar - Seleção
Neymar fez seu primeiro jogo em 2010, na época com 18 anos (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Principal jogador do Brasil na atualidade, Neymar escreveu seu primeiro capítulo pela Seleção Brasileira também aos 18 anos de idade. Em julho de 2010, o então atacante do Santos foi convocado pelo técnico Mano Menezes para ser um dos principais jogadores da Seleção, que buscava outra identidade após o fiasco no Mundial do mesmo ano. Neymar fez sua estreia contra os Estados Unidos.

Ronaldo Fenômeno - 17 anos 

Em agosto de 1996, em Moscou, os dois times disputaram um amistoso, que foi bem movimentado e acabou empatado por 2 a 2. Donizete foi o grande nome do jogo. Marcou um dos gols e ainda originou o lance do pênalti, convertido por Ronaldo Fenômeno
O Fenômeno estreou ganhando da Islândia na Ressacada (Foto: JULIO PEREIRA / AFP)
Vencedor de duas edições da Copa do Mundo e eleito por três vezes o melhor jogador do planeta, Ronaldo Nazário fez sua estreia pela Seleção Brasileira aos 17 anos, quando ainda defendia as cores do Cruzeiro. O primeiro jogo do Fenômeno foi contra a Islândia, vitória por 3 a 0, na Ressacada.


Ronaldinho Gaúcho - 19 anos

Ronaldinho com a camisa da Seleção Brasileira
Ronaldinho Gaúcho despontou em 1999 (Arquivo LANCE)
Outro craque que fez sua estreia com a camisa da Seleção Brasileira antes de completar duas décadas de vida foi Ronaldinho Gaúcho. O guri revelado pelo Grêmio foi convocado por Vanderlei Luxemburgo para enfrentar a Letônia em um amistoso na Arena da Baixada quando ainda tinha 19 anos. O Bruxo, que ficou famoso internacionalmente após a Copa América daquele mesmo ano, é um dos principais jogadores mundiais deste século.


Sócrates - 25 anos 

O talentoso Sócrates também ficou marcado por não vencer com a Seleção Brasileira
O Doutor Sócrates fez seu primeiro jogo com a Amarelinha aos 25 anos, quando já havia encerrado a faculdade de medicina (AFP)
Ídolo dos corintianos e um dos líderes da Seleção que disputou a Copa do Mundo de 1982, o Doutor Sócrates fez sua estreia com a Amarelinha apenas aos 25 anos. Já no Timão, o meio-campista fez parte do time que goleou o Paraguai, por 6 a 0, em um amistoso disputado no Maracanã, em 1979.

Garrincha - 21 anos

Garrincha - 1962
Garrincha estreou contra o Chile, em 1955 (Foto: Reprodução)
O Anjo das Pernas Tortas é outro craque brasileiro a estrear pela Seleção depois de ter completado duas décadas de vida. O botafoguense Garrincha, o grande nome da conquista do bicampeonato mundial, em 1962, vestiu a Amarelinha pela primeira vez, contra o Chile, em 1955. Na época, ele tinha 21 anos.  O jogo acabou empatado em 1 a 1.

Rivellino - 19 anos 

Rivellino
Rivellino estreou em Londres, contra o Arsenal, em um jogo que o Corinthians representou a Seleção Brasileira (Divulgação)
Meio-campista de raro talento, Rivellino estreou como jogador da Seleção Brasileira aos 19 anos, em 1965, em um amistoso contra o Arsenal, da Inglaterra, em Londres. Naquela partida, inclusive, o Brasil foi representado pelo Corinthians, que havia jogado dois dias antes com o Santos, de Pelé.

Tostão - 19 anos 

Tostão, o ídolo do Cruzeiro que foi campeão em 1970
O cruzeirense Tostão estreou jogando em pleno Maracanã e contra o Galo (Foto: STAFF / AFP)
Indispensável no time que trouxe o tricampeonato mundial, em 1970, o cruzeirense Tostão fez sua estreia na Seleção Brasileira em 1966, em um amistoso disputado no Maracanã contra seu rival Atlético-MG. Naquela ocasião, o craque tinha apenas 19 anos e lutava por uma vaga na Copa do Mundo do mesmo ano.

Romário - 21 anos

Romário - Luiz Felipe Scolari quase foi agredido na porta da CBF nas vésperas da convocação para a Copa de 2002. O motivo era a ausência de Romário, que não disputou o Mundial apesar de forte pressão popular. A conquista do penta amenizou as críticas.
O decisivo e polêmico Romário começou na Seleção aos 21 anos (Foto: DANIEL GARCIA / AFP)
Apontado como o principal jogador da conquista do tetracampeonato mundial, em 1994, o centroavante Romário fez sua estreia em um amistoso contra a inexpressiva Irlanda, em Dublin, em 1987. Na época, o Baixinho tinha 21 anos e já despontava como um craque do futebol mundial.


E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance