Veja atletas que recentemente jogaram o Paulistão pelos ‘pequenos’ e chegaram aos ‘grandes’

De 2012 para cá, pelo menos 18 jogadores se destacaram pelo estadual de São Paulo e hoje são reconhecidos nos grandes clubes brasileiros, alguns deles, inclusive, atuam fora do país

Victor Ferraz, Hudson, Gustavo Scarpa e Romarinho
Ferraz, Hudson, Scarpa e Romarinho jogaram o Paulistão por clubes 'menores' antes dos grandes (Foto: Divulgação)

Escrito por

Embora a cada ano o número de pedidos pelo fim dos estaduais aumente, é inegável que há décadas eles são vitrines para os grandes clubes pinçarem nomes para fortalecerem seus elencos. No Paulistão não é diferente. Observando os campeonatos de 2012 até 2018, é possível destacar nomes que hoje em dia vestem camisas importantes do futebol nacional e que disputaram a competição por equipes consideradas 'menores' em um passado recente.

Não precisamos ir muito longe para lembrar de Gustavo Scarpa, atuando pelo Red Bull Brasil, no Paulistão-2015. Naquela época estava emprestado pelo Fluminense e hoje defende as cores do Palmeiras. Ou puxar pela memória a história de Romarinho, que jogou o estadual pelo Bragantino, em 2012, e em seguida fez gol na final da Libertadores que o Corinthians venceu. Confira esses e outros 16 casos do período na galeria abaixo.



VICTOR FERRAZ

Victor Ferraz
Ferraz jogou o Paulistão-12 pelo Bragantino (Foto: Ivan Storti/Santos)

Em 2012, o lateral-direito Victor Ferraz defendeu o Bragantino no Campeonato Paulista. Naquela edição ele entrou em campo em 17 jogos e sua média LANCE! de notas foi 5,76. Foi um dos responsáveis por levar o time às quartas de final, quando foi eliminado pelo São Paulo. Suas boas atuações chamaram a atenção do Coritiba, que o contratou após o Paulistão. Em 2014 foi negociado com o Santos.

CAMILO
Atualmente defendendo as cores do Internacional, Camilo tem uma história traçada no Paulistão. Em 2012, quando já havia rodado em alguns clubes, até mesmo na Europa, o meia atuou pelo Botafogo-SP em 15 partidas, com média de 5,43 pelas notas do LANCE!. Depois, em 2013, atuou pelo Mirassol, quando teve média de 6,08 em 18 jogos. Em 2014 retornou ao Pantera, entrando em campo em 12 duelos, média LANCE! de 5,62. 

ROMARINHO

Romarinho - Boca x Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
No Paulistão-2012, Romarinho saiu do Bragantino para conquistar a Copa Libertadores pelo Corinthians  (Foto: Eduardo Viana)

Aos 21 anos, atuando pelo Bragantino, Romarinho ainda não era tão conhecido, mas fez um bom Campeonato Paulista em 2012, marcando seis gols em 18 jogos, com média LANCE! de 6,3. Após a competição, em que chamou a atenção, mais precisamente no fim de maio, o Corinthians venceu a concorrência de rivais e o contratou. Um mês depois, o atacante marcou o gol de empate no jogo de ida da final da Libertadores contra o Boca Juniors, na Bombonera. O título veio na semana seguinte e o Mundial no fim do ano. Hoje defende o Al Ittihad da Arábia Saudita.

THIAGO GALHARDO
Cria das categorias de base do Bangu, o meia-atacante Thiago Galhardo jogou o Paulistão-2012 vestindo a camisa do Comercial, emprestado pelo Botafogo. Naquela edição do estadual, teve participação discreta e fez apenas cinco jogos pelo clube de Ribeirão Preto com média LANCE! de 5,1. No entanto, em 2016, atuando pelo Red Bull Brasil, emprestado pelo Coritiba, a história foi outra. Fez 13 jogos e marcou três gols, com boa média de 6,37. Em seguida foi para a Ponte e jogou no Japão. Atualmente veste a camisa do Vasco.

HUDSON

São Paulo x Grêmio - Hudson
Hudson tem longa história no Paulistão atuando por equipes 'menores' do estado (Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium)

Atualmente no São Paulo, o volante Hudson tem uma longa história em Campeonatos Paulistas. Em 2012, fez cinco partidas pelo Comercial, com média LANCE! de 5,1. No ano seguinte, com mais relevância, atuou pelo Oeste em 11 jogos e teve média LANCE! de 5,32. Porém foi em 2014, defendendo o Botafogo-SP, que ele se destacou. Foram 14 duelos, quatro gols marcados e média LANCE! de 5,75. Desempenho que chamou a atenção dos dirigentes são-paulinos.

BRUNO PERES
Outro que joga pelo São Paulo e teve começo de seu sucesso ligado diretamente ao Campeonato Paulista. Isso porque em 2012, Bruno atuava pelo Guarani, que surpreendeu e decidiu o título com o Santos que, já campeão, se interessou pelo lateral e o levou para a Vila Belmiro. Lá se destacou ainda mais e foi jogar no futebol italiano, primeiro no Torino e depois na Roma que, por sua vez, o emprestou ao Tricolor paulista.

JAILSON

Jailson também aplicou seu contrato para esta temporada e é bem cotado com a diretoria para renovar
Jailson peregrinou por equipes 'menores' antes de ser campeão e brilhar no gol do Palmeiras (Foto: Palmeiras/Divulgação)

Antes de brilhar e ser campeão pelo Palmeiras, Jailson passou longe de ser um jogador famoso, mas era um velho conhecido de quem acompanhava o Paulistão, competição que o goleiro já havia disputado algumas vezes. Em 2012, por exemplo, atuou pelo Guaratinguetá, fez 17 jogos e teve média LANCE! de 5,79. No ano seguinte defendeu o Oeste, mas entrou em campo apenas seis vezes, com média LANCE! de 5,58. Depois de rápida passagem pelo Ceará, em 2014 foi contratado pelo Verdão.

ÉVERSON
Goleiro titular do Ceará e um dos destaques do último Brasileirão, Éverson é cobiçado pelo Santos e tem ligação íntima com o futebol paulista. Além de ter sido revelado nas categorias de base do São Paulo, esteve no grupo do Guaratinguetá, seu primeiro time profissional, que disputou o Paulistão-2012. Naquela edição ele era reserva de Jailson e não entrou em campo, mas levou um cartão amarelo. Depois de passar pelo River-PI e pelo Confiança, o arqueiro chegou ao clube cearense em 2015, onde se tornou um dos principais nomes.

REINALDO

Vasco x São Paulo - Reinaldo
Reinaldo disputou o Paulistão pelo Paulista, em 2012, antes de ser contratado pelo São Paulo (Foto: Celso Pupo/Fotoarena)

Titular e um dos destaques do São Paulo na temporada 2018, Reinaldo teve seus momentos de destaque no Paulistão antes de ser contratado pelo clube do Morumbi. Em 2012, quando atuava pelo Paulista, o lateral-esquerdo fez 15 jogos, marcou três gols e teve média LANCE! de 5,93. Depois da competição foi jogar no Sport, emprestado pela Penapolense, até o Tricolor ir buscá-lo e contratá-lo em definitivo em 2014.

RENÊ JUNIOR
Jogador do Corinthians desde o ano passado, Renê deu seus primeiros passos para o sucesso no Campeonato Paulista de 2012, quando atuou pelo Mogi Mirim. Naquela edição foi um dos principais destaques do time que chegou às quartas de final. Entrou em campo em 17 jogos, marcou três gols e teve média LANCE! de 5,76. Depois da competição foi contratado pela Ponte Preta e no ano seguinte chegou ao Santos, de onde partiu para a China. Voltou ao Brasil para defender a Macaca, outra vez, e o Bahia, até chegar ao Timão.

VITOR HUGO

Vitor Hugo
Vitor Hugo disputou alguns Campeonatos Paulistas antes de chegar ao Palmeiras, na temporada 2015 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Atualmente titular da Fiorentina, da Itália, Vitor Hugo chegou ao Palmeiras em 2015, onde caiu nas graças do torcedor. No entanto, antes de conquistar títulos pelo Verdão, o zagueiro passou por times 'menores' do Paulistão. Primeiro pelo Santo André, em 2010 e 2011. Depois pelo Ituano, nas duas edições seguintes. Em 2012 fez 12 jogos, marcou um gol e teve média LANCE! de 5,33. Em 2013 atuou em 18 partidas, marcou três gols e teve média LANCE! de 5,55. Foi contratado em seguida pelo América-MG antes de se tornar palmeirense.

MARINHO
Folclórico jogador do futebol brasileiro, Marinho rodou por vários clubes do país. Em 2013, antes de ficar conhecido nacionalmente, o atacante teve uma breve passagem pelo Ituano, onde disputou o Paulistão. Naquela edição fez 11 jogos, marcou apenas um gol e teve uma média LANCE! de 5,14. Depois disso passou por Náutico, Ceará, Cruzeiro, Vitória, China e finalmente Grêmio

TCHÊ TCHÊ

Tchê Tchê - Dynamo de Kiev
Tchê Tchê disputou Paulistões pelo Audax (Foto: Divulgação)

Jogador do Dynamo de Kiev, da Ucrânia, Tchê Tchê teve seus momentos de glória no Brasil atuando pelo Palmeiras, mas antes disso se destacou atuando por um clube considerado 'menor' pelo Paulistão. Em 2014, vestindo a camisa do Audax, fez dez jogos e teve 6,0 de média LANCE!. Em 2016, novamente pelo Audax, atuou em 19 partidas, marcou um gol e teve 6,5 de média LANCE! na campanha que levou o time ao vice-campeonato paulista. Suas atuações, versatilidade e um golaço contra o Corinthians, chamaram a atenção do Verdão naquele mesmo ano, quando se sagrou campeão brasileiro.

MATHEUS GALDEZANI
Contratado recentemente pelo Internacional, após passagem por empréstimo pelo Atlético-MG, o meio-campista marcou sua história no Paulistão. Em 2013, com a camisa do Paulista, Galdezani fez 15 jogos, marcou um gol e ficou com média LANCE! de 5,43, sendo expulso duas vezes. Em 2015 atuou pelo Rio Claro em 14 partidas, anotando um tento. Depois rodou por Sport, CRB e Coritiba, antes do Galo e do Colorado.

THIAGO SANTOS

Thiago Santos é, até agora, o único que tinha contrato acabando em 2019 e já renovou
Antes de chegar ao Palmeiras Thiago Santos vestiu a camisa do Linense no Paulistão-2014 (Foto: Palmeiras/Divulgação)

Queridinho de Felipão e um dos mais antigos do elenco atual do Palmeiras, Thiago Santos já disputou um Paulistão por um time do interior de São Paulo. Em 2014, o volante palmeirense atuou pelo Linense, onde entrou em campo em 14 jogos e levou seis cartões amarelos. Depois do estadual foi jogar pelo América-MG, ficando lá até meados de 2015, quando o Verdão foi buscá-lo para, desde então, conquistar dois campeonatos brasileiros.

ANTONIO CARLOS
Revelado pelo Corinthians, Antonio Carlos nunca conseguiu se firmar por lá e acabou emprestado para outros clubes, um deles foi o Oeste, onde disputou o Paulistão-2013 e atuou em 10 partidas, sendo expulso uma vez. Sua média LANCE! foi de 5,3. Nos dois anos seguintes foi jogar no Avaí , depois passou pelo Flamengo e pela Ponte Preta antes de chegar ao Palmeiras, em 2017. De lá para cá conquistou o Brasileirão-2018 pelo clube.

GUSTAVO SCARPA

Gustavo Scarpa
Scarpa jogou um Paulistão pelo Red Bull Brasil (Foto: Cesar Greco)

Revelado pelo Desportivo Brasil, Scarpa terminou sua formação no Fluminense, clube no qual ficou conhecido. No entanto, antes de atingir seu auge pelo Tricolor carioca, o meia-atacante foi emprestado ao Red Bull Brasil. Em 2015 ele disputou o Paulistão pelo RB, fez 11 jogos, marcou dois gols e sua média LANCE! foi de 5,25. Mais maduro, voltou ao Flu para jogar o Brasileirão daquele ano e pavimentou seu caminho para se tornar o principal jogador da equipe até ser contratado pelo Palmeiras, após imbróglio que se arrastou por alguns meses. No fim de 2018, porém, a recompensa veio com o título brasileiro.

DIEGO PITUCA
Antes de chegar ao Santos e ser um dos principais destaques na temporada 2018, Pituca jogou duas edições do Paulistão pelo Botafogo-SP. Em 2016 fez 14 jogos e marcou três gols. Em 2017 atuou em 13 partidas, mas dessa vez não balançou a rede. Suas performances chamaram a atenção do Peixe, que o contratou inicialmente para o time de aspirantes, mas no começo do ano seguinte foi promovido à equipe principal do técnico Jair Ventura. Em 2019 deve ser titular com Jair Sampaoli.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter