Relembre quando os grandes não foram ao mata-mata dos Estaduais
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Relembre quando os grandes não foram ao mata-mata dos Estaduais

São Paulo e Botafogo correm risco em seus Estaduais
São Paulo e Botafogo estão com vagas paras as fases finais dos estaduais ameaçadas (Foto: Montagem/LANCE!)
LANCE! - 19/03/2019 - 12:11
O Botafogo precisa vencer a Taça Rio para se garantir nas semifinais do Carioca, mas o clube está em situação complicada no segundo turno do campeonato. Com apenas cinco pontos, o Alvinegro é o quarto colocado do grupo B. Está atrás de Cabofriense e Bangu, ambos com nove, e do Flamengo, com oito. Só duas equipes de cada grupo se classificam para as semifinais da Taça Rio.

O Glorioso pode ser eliminado do estadual já nesta semana, caso os dois primeiros colocados da chave vençam. Vale lembrar que na Taça Guanabara, equivalente ao primeiro turno, o Botafogo foi eliminado logo na primeira fase, ficando na quinta colocação do grupo B, com apenas quatro pontos.

Já o São Paulo depende somente de si para se classificar. Na segunda posição do grupo D com 14 pontos, o Tricolor precisa vencer o São Caetano para não depender de nenhum outro resultado. Caso perca a partida, precisa torcer por um tropeço do Oeste, que está em terceiro com 12 pontos. Se o Tricolor empatar, o Oeste precisa tirar uma diferença de quatro gols de saldo. O clube de Barueri enfrenta o Mirassol na última rodada. Os dois primeiros colocados dos quatro grupos se classificam para as quartas de final do estadual.

Diante das ameaças que rondam Bota e São Paulo, o LANCE! relembra vezes nas quais grandes clubes não avançaram para os mata-matas dos estaduais.

Paulistão 2010: Palmeiras e Corinthians ficam pelo caminho


Corinthians x Palmeiras - Brasileiro 2010 - Pacaembu
Palmeiras e Corinthians foram eliminados na primeira fase do Campeonato Paulista em 2010 - Paulista de 2010
O Campeonato Paulista de 2010 foi marcado pelas surpresas na primeira fase. O regulamento da competição determinava que os 20 times jogassem entre si em turno único com os quatro primeiros fazendo a semifinal. Nesta edição, dois grandes acabaram ficando pelo caminho.

O Corinthians acabou na quinta posição com 35 pontos, a um ponto da zona de classificação. Já o Palmeiras fez uma campanha ainda pior: o Verdão ficou somente na décima primeira posição, com 25 pontos conquistados. As semifinais foram entre Santos x São Paulo e Grêmio Prudente x Santo André.

O Santos de Neymar se tornou campeão paulista diante do Santo André, ao vencer a primeira partida por 3x2 e perder a segunda pelo mesmo placar. Como o regulamento previa que o time de melhor campanha jogasse por dois resultados iguais, o Peixe que ficou em primeiro na classificação geral, acabou levando o troféu.

Paulistão 2014: Corinthians é eliminado na fase de grupos

Corinthans x Bragantino (Paulistão-2014)
O Corinthians de Guerrero saiu na fase de grupos em 2014 (Foto:Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
O Paulistão de 2014 foi o primeiro após a mudança de regulamento. As regras previam quatro grupos de quatro clubes, e os dois primeiros se classificando as quartas de final, fórmula que é usada até hoje.

E quem acabou se dando mal neste novo formato foi o Corinthians. O Timão ficou na terceira posição do grupo C, atrás de Ituano e Botafogo, sendo eliminado logo na primeira fase do estadual. Precisando vencer a Penapolense para se classificar, o Corinthians ficou no empate por 0x0.

Curiosamente, São Paulo e Ituano se enfrentavam no Morumbi, e uma vitória do time de Itu dificultaria muito o Timão. Foi o que aconteceu. Vitória do Ituano por 1x0 e eliminação do Corinthians. O Galo de Itu eliminou o Botafogo nas quartas e o Palmeiras na semi, sendo campeão paulista em cima do Santos, nos pênaltis.

Carioca 2011: Vasco fica fora da semi na Taça Guanabara

2011 - Diego Souza foi o maestro do Vasco na inédita conquista do time carioca
Vasco de Diego Souza saiu na primeira fase da Taça Guanabara (Foto: Gil Leonardi/Lancepress!)
Na Taça Guanabara de 2011, os participantes foram divididos em dois grupos, com os times jogando dentro de sua chave, e os dois primeiros de cada chave realizavam a semifinal. Os vencedores jogavam para a final do turno, e o vencedor dessa final, era campeão da Taça Guanabara, além de ter vaga garantida na final do estadual.

O Vasco acabou não se classificando para as semifinais da Taça Guanabara de 2011. O Cruz Maltino ficou somente na quinta posição do Grupo A, com apenas 7 pontos. A semifinal acabou sendo realizada entre Boavista x Fluminense e Botafogo x Flamengo. O Rubro Negro acabou sendo campeão da taça Guanabara, ao vencer o Boavista na final por 1x0. 

Carioca 2011: Botafogo de fora da fase final da Taça Rio

Botafogo 2011
Botafogo saiu precocemente da Taça Rio em 2011 (Foto: Gilvan de Souza/ Lancepress!)
Repetindo o feito do Vasco, que havia sido eliminado na Taça Guanabara, o  Botafogo não se classificou para as semifinais da Taça Rio. O regulamento, desta vez, determinava que os grupos jogassem contra times do outro grupo, ao contrário da Taça Guanabara. As duas melhores equipes de cada grupo realizavam a semifinal.

O Glorioso terminou a Taça Rio na terceira posição com 14 pontos, atrás de Fluminense e Olaria. As semifinais ficaram entre Vasco x Olaria e Fluminense x Flamengo. O Flamengo acabou vencendo a final contra o Vasco, nos pênaltis. Por ter vencido os dois turnos, o Rubro Negro foi campeão carioca de 2011.

Carioca 2012: Fluminense não se classifica na Taça Rio

Fluminense campeão carioca 2012
Flu não avançou em turno, mas foi campeão (Foto: Paulo Sérgio)
No Carioca de 2012, o regulamento foi o mesmo da edição anterior. E mais um time grande acabou ficando pelo caminho. O Fluminense foi eliminado na primeira fase da taça Rio, ficando em terceiro no seu grupo, com 13 pontos. A sua foi vaga preenchida pelo Bangu, que perdeu a semi para o Botafogo por 4x2. O Glorioso foi campeão, ao bater o Vasco pelo placar de 3x1.

Porém, como o Fluminense havia sido campeão da Taça Guanabara, equivalente ao primeiro turno do estadual, ele acabou fazendo a final do campeonato com o Botafogo, campeão da Taça Rio. E deu Tricolor carioca, com duas vitórias: 4x1 e 0x1, sendo campeão carioca de 2012.

Carioca 2013: Vasco fica em penúltimo do grupo na Taça Rio

Carlos Alberto pelo Vasco contra o Fluminense no campeonato carioca de 2013
Vasco ficou em penúltimo na Taça Rio (Foto: Cleber Mendes)
A Taça Rio de 2013 acabou sendo uma das piores da história do Vasco. O Gigante da Colina ficou apenas na sétima posição do grupo A do segundo turno do Carioca, conquistando apenas sete pontos, e sendo eliminado antes da semifinal da competição estadual.

Naquele ano o título ficou com o Botafogo, que venceu os dois turnos. O primeiro em cima do próprio Vasco por 1x0, e o segundo diante do Fluminense, também por 1x0, ficando assim com o título carioca de 2013.

Carioca 2014: Botafogo saiu na primeira fase do estadual


Botafogo - 2014
Botafogo caiu na primeira fase do estadual (Foto: Wagner Meier/Lancepress!)
A particularidade desta edição do Carioca foi a disputa de turno único. Foram três fases: fase classificatória (Taça Guanabara), semifinal e final. As equipes fizeram parte de um grupo único, jogando no sistema de todos contra todos em 15 rodadas, classificando-se para as semifinais as quatro primeiras colocadas.

E o Botafogo não chegou ao mata-mata. O Glorioso ficou apenas na nona posição, com 17 pontos e somente quatro vitórias no torneio. A Cabofriense surpreendeu e acabou se classificando para as semifinais daquela edição. O campeonato foi decidido entre Flamengo x Vasco, com o Rubro Negro conquistando o título.

Baiano 2019: Vitória é eliminado na primeira fase

Vitória x Flu de Feira
O Vitória acabou eliminado na primeira fase do Baianão deste ano (Foto: Arisson Marinho/Correio)
O Vitória acabou sendo eliminado na primeira fase do campeonato baiano. O Leão perdeu para o Bahia de Feira, em pleno Barradão por 2x0. Com o resultado, ficou na quinta colocação com 13 pontos, mesma pontuação do Vitória da Conquista, mas com uma vitória a menos.

Vale lembrar que as dez equipes se enfrentaram em turno único, com as quatro primeiras se classificando para as semifinais. Esta é a primeira vez na década que o Vitória é eliminado na primeira fase.

Goiano 2013: Vila Nova não se classifica para as semifinais

Vila Nova x Goiás
Vila Nova foi eliminado na primeira fase do Goiano (Foto:Divulgação/Vila Nova)
O Goianão de 2013 teve uma surpresa para os torcedores. O Vila Nova foi eliminado logo na primeira fase do estadual, ao ficar na sexta colocação, fora da zona de classificação as semifinais.

O time fez somente 20 pontos, seis a menos que a Aparecidense, primeira dentro do G4, grupo de equipes que foram as fases decisivas. O Goiás acabou levando o título, vencendo o Atlético-GO na decisão.

Goiano 2014: Vila Nova é rebaixado para a segundona do estadual

Vila Nova foi rebaixado para a segunda divisão do goiano em 2015
Vila Nova foi rebaixado à segunda divisão do goiano em 2014 (Foto:Reprodução/Vila Nova)
Vila Nova continuou com a sequência ruim no estadual. No Goiano de 2014, o clube acabou sendo rebaixado, ficando na última colocação com 13 pontos conquistados.

À época, o campeonato era disputado com dois grupos de cinco equipes cada. Os dois primeiros de cada grupo realizavam as semifinais, e os dois últimos acabavam sendo rebaixados.

Goiano 2015: Atlético-GO é eliminado precocemente


Atlético-GO x Avaí
O Dragão foi eliminado na primeira fase do estadual em 2015 (Foto: Divulgação)
O Campeonato Goiano teve mais surpresas. Em 2015, o Atlético-GO foi eliminado logo na primeira fase do estadual. O Dragão ficou em terceiro no grupo A, com 19 pontos. O Goiás foi campeão ao vencer a Aparecidense na final.

Mais uma vez o regulamento foi alterado: os dez clubes foram divididos em dois grupos, com três turnos; nos dois primeiros, os times do grupo A enfrentavam os do grupo B; e no terceiro, os times se enfrentavam dentro do próprio grupo. Após a primeira fase ser encerrada, o primeiro de cada grupo e os outros dois de melhor campanha (independente do grupo) faziam a semifinal.

Goiano 2018: Dragão sai na primeira fase novamente

Campeonato Goiano: Atlético-GO
O Dragão saiu mais uma vez na primeira fase do estadual (Foto:Divulgação)
Em 2018, o Atlético-GO foi eliminado logo na primeira fase do estadual novamente. O Dragão ficou em quarto no grupo A, com 18 pontos. O Goiás foi campeão ao vencer a Aparecidense na final. 

Os dez times foram divididos em dois grupos de cinco times se enfrentando entre eles. Os dois piores de cada grupo eram rebaixados. Já os dois melhores de cada grupo se enfrentavam na semifinal. 

Pernambucano 2015: Náutico fica em último no hexagonal final


João Ananias (Divulgação/Náutico)
O Timbu ficou em último no hexagonal final do estadual em 2015 (Divulgação/Náutico)
O Náutico ficou na última posição no hexagonal final do Pernambucano de 2015 com dez pontos, ficando de fora das semifinais do estadual. O campeão desta edição foi o Santa Cruz, que derrotou o Salgueiro na final.

Os seis melhores times do torneio jogavam entre si em um turno único. Os quatro primeiros se classificavam as semifinais.

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance