Relembre desempenho de atletas que estavam no futebol europeu pelo Flu

Na Cola de Paulo Henrique Ganso: Tricolor das Laranjeiras possui um instável histórico recente em relação à contratações de jogadores que estavam atuando no velho continente

Ganso - Fluminense
Ganso rescindiu com o Sevilla e será o camisa dez do Fluminense em 2019 (Foto: Divulgação)

Escrito por

Paulo Henrique Ganso chega ao Fluminense com a camisa dez e a função de liderar a equipe de Fernando Diniz a grandes voos nessa temporada. Após um período de negociações entre o Tricolor e o Sevilla, da Espanha, a equipe brasileira fechou a contratação do meio-campista em definitivo, com vínculo válido por cinco anos.

De William Matheus a Fred, o desempenho de atletas que chegam do futebol europeu para vestir a camisa do Fluminense nos últimos anos é distinto. O LANCE! relembra o desempenho de alguns jogadores que estavam no velho continente vestindo tricolor. 

Fred - 2009

Fred - Fluminense - 2012
O atacante venceu dois Brasileirões pelo Tricolor (Foto: Divulgação)

Após uma passagem de quatro anos pelo Lyon-FRA - quando, inclusive, disputou a Copa do Mundo de 2006 -, Fred retornou ao Brasil para vestir a camisa do Fluminense. Revelado pelo América-MG e com uma passagem pelo Cruzeiro, o novo desafio do atacante seria no Rio de Janeiro.

O casamento entre jogador e clube não poderia ter sido melhor. Desde sua chegada, Fred, apesar de conviver com algumas lesões, se mostrou como um dos principais jogadores da equipe. Livre dos problemas físicos, o atacante liderou o Fluminense nas conquistas do Campeonatos Brasileiros de 2010 e 2012 e se consolidou como um dos melhores atletas do país. Pelo clube das Laranjeiras, foram 288 jogos e 172 gols.

Deco - 2010

Deco - Fluminense
Deco fez 91 jogos pelo Fluminense (Foto: Ralff Santos/Fluminense F.C.)

Apesar de ter nascido em São Bernardo do Campo e ser revelado pelo Corinthians, Deco ficou marcado pelo seu desempenho com a seleção de Portugal, nação que defendeu após se destacar pelo Porto e se naturalizar. Além disso, o ex-meia também possui passagens por Barcelona e Chelsea.

Chegou ao Fluminense em 2010 justamente após sua passagem no time inglês e teve um desempenho positivo praticamente de imediato pelo Fluminense, sendo importante na conquista do Brasileirão. Os outros títulos do português com a equipe foram o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro, ambos em 2012.

Belletti - 2011

Belletti - Fluminense
Ricardo Ayres/Photocamera / Divulgação

Belletti teve uma carreira consolidada no futebol internacional. Passagens por Villarreal, Barcelona, Chelsea, gol decisivo em final de Liga dos Campeões e foi um dos jogadores presentes no título da Copa do Mundo de 2002, com o treinador Luiz Felipe Scolari.

No Fluminense, porém, o ex-lateral-direito não conseguiu repetir todo esse sucesso: convivendo com problemas físicos, Belletti não desenvolveu uma sequência de jogos e, apesar de ter conquistado o Campeonato Brasileiro de 2010, não completou nem dez partidas com a camisa tricolor.

Diego Cavalieri - 2011

Diego Cavalieri
Goleiro está no Botafogo (Foto: Mailson Santana/Fluminense FC)

Após se destacar no Palmeiras, Diego Cavalieri não teve vida fácil na Europa. Com passagens por Liverpool, da Inglaterra, e Cesena, da Itália, o goleiro não teve muito tempo para jogar e, consequentemente, soma pouquíssimas partidas pelas duas equipes que passou.

No Fluminense, porém, ele voltou a encontrar sua melhor forma. Participou de 352 partidas nos seis anos que vestiu a camisa do tricolor, vencendo um Campeonato Brasileiro, um Campeonato Carioca e uma Primeira Liga. Suas atuações no clube das Laranjeiras o fizeram aparecer no radar da Seleção Brasileira, disputando a Copa das Confederações de 2013.

Wagner - 2012

Wagner - Fluminense 2014
Wagner está no futebol do Qatar (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)

O meio-campista, atualmente no Al-Khor, do Qatar, teve um bom desempenho no Gaziantepspor, da Turquia, quando, na temporada 2010-11, liderou a equipe para uma classificação para a Liga Europa. O sucesso no velho continente fez o atleta entrar no radar de muitos clubes brasileiros.

No segundo semestre de 2012, Wagner assinou com o Fluminense. Em quase três anos com a camisa do Tricolor das Laranjeiras, o meio-campista participou de 180 partidas, marcando 25 partidas. Durante esse período, ele venceu um Campeonato Carioca e um Brasileirão.

Monzón - 2013

Monzón - Fluminense
O argentino não teve uma boa passagem pelo clube brasileiro (Foto: Bruno Haddad/Fluminense F.C.)

Após o título brasileiro em 2012, o Fluminense tinha em mente o objetivo de ser campeão da Taça Libertadores do ano seguinte. Para isso, resolveu apostar no lateral-esquerdo Fabian Monzón, revelado pelo Boca Juniors e que estava no Lyon, onde não teve tempo para mostrar seu futebol.

No Rio de Janeiro, o argentino também não teve um bom desempenho e não agregou o elenco do Fluminense como a diretoria do clube esperava. Após a eliminação da Libertadores, o lateral-esquerdo acertou sua transferência para o Catania, da Itália.

William Matheus - 2016

William Matheus contra o cruzeiro
Lateral não conseguiu suprir às carências do Fluminense na época (Foto: Reprodução Flickr Fluminense)

William Matheus chegou ao Fluminense na segunda metade de 2016 por empréstimo do Toulouse, da França, para suprir uma carência na posição de lateral-esquerdo do clube. Antes disso, o atleta havia passado por Palmeiras, Goiás, Vasco, Bahia, entre outros.

A passagem pelo Tricolor, porém, não teve muitos momentos positivos. O jogador participou de 24 partidas com o Fluminense e compôs o elenco no Brasileirão daquele ano, mas não deixou saudades para os torcedores. Atualmente, está no Guarani.

Henrique - 2016

Henrique - Zagueiro do Fluminense
Henrique foi o capitão do Fluminense em 2017 (Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.)

Após uma passagem conturbada pelo Napoli, da Itália, em 2015, o zagueiro Henrique se aproximou de um acerto com o Flamengo, mas o Fluminense chegou na negociação e fechou a contratação do zagueiro, que ficou por dois anos no clube das Laranjeiras.

Pelo Fluminense, Henrique foi campeão da Primeira Liga em 2016 e virou capitão da equipe no ano seguinte, graças as saídas de Cícero e Fred. Ao todo, o zagueiro fez 119 partidas vestindo a camisa tricolor e marcou quatro gols.

Marquinho - 2016

Marquinho - Fluminense
Meio-campista atualmente está com o 'time de aspirantes' do Athletico-PR (Foto: Nelson Perez/ Fluminense F.C.)

Um dos heróis da campanha do Fluminense no Campeonato Brasileiro de 2009, quando o Tricolor teve uma incrível reação para fugir da zona de rebaixamento, Marquinho fez o gol que salvou a equipe das Laranjeiras da Série B, na partida contra o Coritiba, no Couto Pereira.

Por esse motivo, sua contratação em 2016, após ele deixar a Udinese, da Itália, foi comemorada pela grande maioria dos torcedores. O desempenho, porém, não foi o mesmo dos sete anos antecessores: o meio-campista fez 41 jogos e marcou três gols, mas não deixou saudade. Recentemente, inclusive, colocou o Fluminense na justiça pela falta de pagamentos de seus salários nesta época.

Wellington Silva - 2016

Wellington Silva
Atleta foi revelado pelo Flu (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

Revelado pelo Fluminense, Wellington Silva fez bons jogos em suas primeiras partidas com o Tricolor e logo foi vendido para o Arsenal. Na Inglaterra, nunca jogou nenhuma partida pelo clube de Londres, sendo emprestado para Levante, Alcoyano, Ponferradina, Real Murcia, Almería, ambos da Espanha, e Bolton, da terra da rainha.

Sem espaço no futebol europeu, Wellington acertou seu retorno ao Fluminense em 2016, se tornando um dos jogadores mais importantes da equipe logo em suas primeiras partidas. Em cerca de um ano e meio, fez 66 jogos e marcou seis gols com a camisa Tricolor. Atualmente, está no Internacional.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter