Maracanã sem cadeiras? Veja as últimas reformas do estádio

LANCE! mostra as principais transformações ao longo da história do Maracanã

Maracanã
Maracanã passou por variadas reformas em sua história (Foto: Divulgação)

Escrito por

Para os que gostam do 'Maracanã raiz', a antiga geral pode voltar. Na última terça-feira, a Assembleia Legislativa do Rio aprovou em sessão da lei que autoriza a retirada de parte das cadeiras do Maracanã para a criação de um setor popular no estádio. O texto é de autoria dos deputados Zeidan (PT) e André Ceciliano (PT) e agora irá para sanção do governador Wilson Witzel.

A retirada dos assentos e ajustes necessários na estrutura demandam um investimento cuja origem ainda é incerta. A obra para que essa nova formatação seja feita requereria o fechamento do Maracanã ou de parte dele por um longo período. Deste modo, o LANCE! preparou um apanhado das transformações do Maracanã nos últimos anos.

AS PRIMEIRAS MUDANÇAS

Maracanã
Maracanã passou por várias reformas (Foto: Reprodução)

Em 1999, quando o Rio de Janeiro era governado por Antony Garotinho, o Maracanã passou por processo de 'modernização' para o Mundial de Clubes de 2000 realizadas pelo Governo junto da iniciativa privada. Foram feitas trocas do gramados, houve a construção do Hall da Fama, as estruturas das rampas e marquises foram recuperadas. Além disso, a imprensa ganhou cabines novas e o setor das cadeiras especiais foi ampliado.

Os torcedores também ganharam conforto. Foram colocadas 50 mil cadeiras, verdes e amarelas, como setor popular. Para acrescentar, cadeiras brancas, com melhor visão para o campo. Além disso, houve a construção de 98 camarotes no anel superior do estádio. Com isso, o Maracanã perderia o título de "Maior do Mundo", porém ficaria mais confortável. Todas essas transformações custaram R$ 106 milhões na época.

2005 - O FIM DA GERAL

Geral do Maracanã
Um dos espaços mais democráticos (Foto: Reprodução)

Os 'geraldinos' sempre foram figuras folclóricas no Maracanã. Eles ocupavam uma parte do estádio onde não era muito valorizada, pois era muito apertado, mas mesmo tinham criatividade nas fantasias. Houve muita reclamação, mas a Fifa deu um fim ao local. Com isso, foram construídas cadeiras e o gramado foi rebaixado em quase dois metros.

REFORMAS NO ENTORNO

Maracanã
Reformas para o Pan de 2007 (Foto: Divulgação)

Ainda em 2005, foram construídas duas rampas de acesso ao estádio. E os anéis superiores foram ampliados para os torcedores. Além do Maracanã, o ginásio do Maracanãzinho também foi reformado, ficando mais moderno, com novos vestiários e cadeiras.

O Maracanã também aumentou a sua capacidade e aumentou sua área de estacionamento. Também dentro do estádio, o placar que era simbólico por suas animações foi retirado para colocar os dois novos telões. Isto, para o Pan de 2007, que aconteceu no Rio de Janeiro. E a justificativa do Governo era de que o Maracanã já estaria pronto para receber a Copa do Mundo de 2014, mas...

OBRAS PARA COPA DO MUNDO

Maracanã - reforma para Copa do Mundo
Maracanã em reforma para Copa do Mundo<br>(Foto: Divulgação / Ministério de Esporte)

Em 2007, logo depois da realização do Pan, o Brasil foi indicado para sediar um dos maiores eventos do esporte mundial: a Copa do Mundo. O Maracanã estava a pouco tempo reformado, mas foi preciso fazer alterações. O início das obras demoraram e só em 2009, houve a apresentação do projeto e o começo das novas transformações.

Em 2010, houve o início definitivo das obras, mas o estádio não foi fechado e acontecia alguns jogos sem a presença de torcida. Após partida entre Flamengo x Santos, em setembro, o estádio foi totalmente fechado. No ano seguinte, houve uma avaliação da marquise, que concluiu que ela estava deteriorada. A hipótese de implodir era pensada, mas a estrutura foi resguardada por ser um patrimônio. Internamente, as cadeiras, arquibancadas e gramado foram destruídos para implementação dos padrões da Fifa. O Maracanã ficaria com aspecto de Arena, e o valor passaria de R$ 1 bilhão. O Maracanã foi reaberto para realização da Copa das Confederações, em 2013.

AJUSTES PARA COPA AMÉRICA

Maracanã
Houve mudanças para a competição (Foto: Divulgação)

O Brasil realizou a Copa América em 2019 e precisou fazer algumas mudanças. Entre as exigências foram a reforma dos vestiários, ampliação do estacionamento, instalação de mais de 300 mini antenas ao redor do estádio, pintura na área interna, construção de uma grande praça de alimentação, melhoria na identidade visual do estádio e reforma do gramado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter