Conheça o Wanda Metropolitano, o palco da decisão da Champions
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Conheça o Wanda Metropolitano, o palco da decisão da Champions

Wanda Metropolitano
Estádio será o palco da decisão deste sábado (Foto: AFP)
LANCE! - 31/05/2019 - 18:10
Madri (ESP)
Neste sábado, Tottenham e Liverpool duelarão pelo título da Liga dos Campeões 2018/2019 em uma final totalmente inglesa que terá como palco o Wanda Metropolitano, estádio do Atlético de Madrid.

O estádio, que tem capacidade para 67.829 pessoas, foi inaugurado recentemente e é a casa dos Colchoneros há duas temporadas. Antigamente, o Atlético mandava suas partidas no Vicente Calderón. Veja algumas curiosidades sobre o palco da decisão deste sábado.

QUEM MARCOU O PRIMEIRO GOL?

Atlético de Madrid x Málaha
Griezmann foi o autor do 'gol de estreia' (Foto: AFP)
O craque francês Antoine Griezmann, que comandou o Atlético de Madrid nas últimas temporadas sendo o líder técnico da equipe, foi quem balançou as redes do novo estádio pela primeira vez.

No dia 16 de setembro de 2017, em jogo do Campeonato Espanhol contra o Málaga, Griezmann anotou o gol da vitória dos Colchoneros por 1 a 0 e colocou seu nome na história do estádio. Além disso, o francês também marcou o primeiro gol do Atlético em competições internacionais no novo estádio.

JOGOS IMPORTANTES JÁ RECEBIDOS

Diego Godin - Atlético de Madrid x Juventus
Godin fez parte de um grande jogo no Wanda (Foto: AFP)
Por mais recente que seja, o Wanda Metropolitano já viveu dias de glória com o Atlético de Madrid. Palco dos jogos em que os Colchoneros jogam como mandante, o primeiro jogo de Liga dos Campeões na arena foi uma vitória do Atleti contra o Chelsea, por 2 a 1.

Também pela Liga dos Campeões, o estádio foi o local onde o Atlético de Madrid teve uma das grandes atuações da temporada, na vitória contra a Juventus, de Cristiano Ronaldo, nas oitavas de finais, por 2 a 0, gols de Godín (foto) e Giménez. No entanto, CR7 fez chover no jogo de volta e classificou o time italiano.

RECORDE NO FUTEBOL FEMININO

Wanda Metropolitano
Colchoneros presentes no Wanda Metropolitano (Foto: Divulgação)
O time feminino do Atlético de Madrid, que disputa a Liga Iberdrola (primeira divisão do Campeonato Espanhol), é o atual campeão da competição, e nesta temporada estabeleceu um recorde histórico.

Na partida dos Colchoneros contra o Barcelona, no dia 17 de março de 2019, o Wanda Metropolitano recebeu 60.739 pessoas, o maior público de uma partida de futebol feminino no mundo. No entanto, apesar do apoio, o Atleti saiu derrotado por 2 a 0, mas ficou com o título espanhol.

ESTÁDIO OLÍMPICO?

Wanda Metropolitano
Wanda Metropolitano pela vista aérea (Foto: Reprodução)
Apesar de atualmente ser o estádio do Atlético de Madrid, o Wanda Metropolitano não é tão 'novo' quanto pode parecer. Em 1993, o estádio original foi inaugurado como parte de um projeto de abrigar esportes olímpicos.

Durante muito tempo, Madri se candidatou para ser sede das Olímpiadas de 2012, 2016 e 2020. No entanto, as candidaturas fracassadas fizeram com que em 2013, os 'donos' do estádio abandonassem a ideia de fazer um estádio olímpico e a cessão da arena ficou com o Atlético de Madrid, que ditou o rumo das obras apenas para o estádio abrigar partidas de futebol.

O NOME DO ESTÁDIO

Wanda Metropolitano
Naming rights do estádio foi vendido (Foto: Reprodução)
A ideia inicial do Atlético de Madrid era fazer uma homenagem na hora de nomear o estádio. A princípio, o clube queria colocar o nome do local de 'Estádio Luis Aragonés', falecido ex-jogador da equipe por 10 anos e ex-treinador da Seleção Espanhola.

No entanto, como o que move o mundo do futebol é o dinheiro, o Atlético vendeu os direitos do nome do estádio para o grupo de investimentos chinês 'Dalian Wanda Group', de onde surgiu o 'Wanda Metropolitano'.

RECORDE DE PÚBLICO

Casemiro - Atlético de Madrid x Real Madrid
Derrota para o Real no jogo com maior público (Foto: Real Madrid)
O clássico contra o Real Madrid é uma das partidas mais importantes para o Atlético de Madrid durante a temporada, e neste ano não foi diferente. No dia 9 de fevereiro, os Colchoneros receberam os rivais pelo Campeonato Espanhol e tiveram um recorde de público, 67.804 presentes.

No entanto, o que tinha tudo para ser uma festa colchonera acabou com o visitante indigesto levando os três pontos. Com direito a um gol de voleio de Casemiro, o Real bateu o Atlético por 3 a 1. Sergio Ramos e Bale marcaram os outros gols merengues e Griezmann descontou.

CUSTO

Wanda Metropolitano
Estádio foi o trunfo do Atleti nas últimas duas temporadas (Foto: AFP)
Como quase todos os novos estádios mundo afora, o Wanda Metropolitano teve um preço bastante salgado para sua construção. Ao todo, o estádio custou nada menos do que a bagatela de 306 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão).

No entanto, o Atlético de Madrid, em uma parceria com o 'Dalian Wanda Group', conglomerado chinês, conseguiu um alto investimento financeiro que diminuiu bastante os custos do estádio ao clube. O grupo chinês, por meio de ações, naming rights do CT e do estádio, injetará cerca de 165 milhões de euros (R$ 617 milhões) de 2017 até 2027.



Facebook Lance Twitter Lance