Volante ex-Coritiba e Santos espera se firmar no futebol dos Emirados Árabes

Alan Santos vai atuar no Al Ittihad Kalba, dos Emirados Árabes Unidos

Coritiba 3x0 América-MG - Alan Santos jogando
(Foto: Guilherme Artigas/Fotoarena/Lancepress!)

Escrito por

Destaque do Coritiba nas últimas temporadas, o volante Alan Santos irá atuar no Al Ittihad Kalba, dos Emirados Árabes Unidos. O meio-campista bateu um papo com o LANCE! a respeito deste momento da carreira, relembrando bons momentos com as camisas coxa-branca e santista (inclusive, os tempos de parceria com Neymar, no Peixe).

LANCE!: Como foi a experiência no México (com adaptação, treinos, idioma, comida)?

ALAN SANTOS: A experiência no México foi legal. Toda experiência tira proveito, marca. A adaptação durou em torno de três meses. O idioma, como é parecido com o português, foi bem mais fácil do aqui agora nos Emirados. A comida que é muito apimentada, um pouco difícil de comer. Por isso comia só em casa com a família. Trouxe arroz, feijão e outras coisas do Brasil.

LANCE!: Agora você está nos Emirados Árabes. Como está sendo tudo isso aí? Bem diferente do México?

ALAN SANTOS: No início foi muito difícil profissionalmente. A intensidade dos treinos é muito baixa. Só podem jogar quatro profissionais por time no campeonato. Os jogadores locais trabalham durante o dia e têm pouca força para trabalharem nos treinos à noite. Então para ter o nível que tem no Brasil e no México tem que treinar a parte. A cultura é bem diferente, mas tem sido agradável. Espero fazer uma boa temporada aqui.

LANCE!: No Brasil você atuou pelo Santos e Coritiba. O que guarda com mais carinho de cada clube?

ALAN SANTOS: Eu guardo o Coritiba e o Santos com muito carinho. São clubes grandes e eu pude ganhar títulos pelos dois. Lembrar desses momentos maravilhosos é muito bom.

LANCE!: Nesta janela você teve propostas para voltar ao futebol brasileiro? Foi uma opção sua ir para os Emirados Árabes?

ALAN SANTOS: Teve grande possibilidade, sim, de eu voltar para o Brasil. Foram cinco clubes da Série A que procuraram o meu empresário. Eu via com bons olhos. Mas tenho contrato com o Tigres-MEX e tem alguns pontos contratuais que dificultariam isso (como valores e eu ter que retornar imediatamente se o clube solicitar). A ideia deles é me usar, mas tem que estar dentro da cotas de estrangeiros. 

LANCE!: Você atuou com Neymar no Santos. Como era amizade de vocês e o qual sua avaliação sobre as últimas repercussões negativas na imprensa dele?

ALAN SANTOS: Joguei com o Neymar por cinco anos no Santos, depois ele foi para o Barcelona. Tínhamos uma boa amizade, apesar de não sermos tão próximos. Eu sou mais caseiro. Ele era bem amigo do Ganso e do Zé Love. Mas ele é um cara bem simples. Ele não tem noção do que ele é, porque é muito humilde. De toda essas coisas que falam dele, eu tiro a conclusão do que eu convivi com ele. É um cara muito competitivo, quer ganhar sempre. Até no rachão e no físico. Tenho certeza que dará a volta por cima e que vai realizar o sonho de ser melhor do mundo. Torço muito por isso.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter