Semifinal da Taça Guanabara em Juiz de Fora: Fla alerta sobre segurança

Definição aconteceu após longa espera na Ferj, apesar das tentativas longas de levar a partida para outro lugar que não fosse JF. Jogo do Flu pode mudar para o  Engenhão

Gramado de Juiz de Fora antes da final
Divulgação

Escrito por

A Ferj e os clubes bateram o martelo. A semifinal da Taça Guanabara entre Flamengo e Vasco, no sábado, será em Juiz de Fora, no estádio Mário Helênio. O horário já estava definido: às 18h30. O clássico vai para fora do Rio por causa da liminar que determina torcida única nos confrontos entre os rivais. Nas arquibancadas, a divisão de torcedores será meio a meio. 

A confirmação se deu após longa espera e discussão envolvendo os dirigentes, que se aprofundou após o conselho técnico da Série A na CBF. O vascaíno Eurico Miranda chegou a ir à Ferj, mas, assim como Eduardo Bandeira de Mello, passou a resolver as coisas via telefone. 

Inicialmente, a tentativa foi levar para Brasília. Sem garantia de policiamento, Manaus entrou no páreo, empurrada pelo Vasco. Mas a distância fez a diferença. A TV Globo não topou a ideia, por questões operacionais.

Então, a opção foi Juiz de Fora, que tem recebido os grandes do Rio nos últimos anos (teve até um Flamengo x Botafogo pelo Brasileirão do ano passado). O presidente da Federação Mineira, Castellar Neto, inclusive, estava na CBF. Isso facilitou os contatos. O jogo do Tupi, time de Juiz de Fora, contra a URT, foi antecipado para as 11h de sábado para que o clássico carioca fosse marcado lá.

Apesar do desfecho já após o horário planejado, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, demonstrou preocupação com a mudança do jogo para Minas, deixando claro que não queria a partida lá.

- Dissemos que éramos contra. Fomos alertados sobre os riscos à segurança. Chegamos a avaliar, mas dissemos claramente que éramos contra. Fomos contra. Aceitaríamos Brasília e São Paulo. São Paulo não foi possível. Brasília ainda estava sendo negociado - disse o dirigente ao LANCE!.

Na Ferj, por outro lado, a versão é que não seria possível aguardar mais do que foi aguardado para marcar o local da partida. Os dirigentes ficaram esperando uma garantia oficial da secretaria de Segurança do Distrito Federal, mas ela não apareceu. Nesse meio tempo é que houve idas e vindas, com São Paulo entrando na jogada e rejeitando também a partida por questões de segurança. Ao fim das contas, a solução foi agradecer à Federação Mineira pela disponibilidade e marcar o jogo na cidade que é "praticamente Rio".

MAIS MUDANÇA?

Como Flamengo x Vasco será em Minas Gerais, existe a chance de que a Ferj puxe o Fluminense x Madureira para o Nilton Santos, o Engenhão. Este jogo será às 16h30 de sábado.

Com campanha melhor na fase de grupos, o Flamengo tem a vantagem do empate sobre o Vasco. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter