Pacaembu esquecido? Relembre dez grandes jogos no estádio desde 2014

Estádio municipal passou a ser menos usado após inaugurações de Allianz Parque e Arena Corinthians, mas, mesmo assim, recebeu grandes partidas; neste sábado, terá Choque-Rei

Pacaembu - Santos x Guarani
Pacaembu ainda recebe grandes jogos mesmo após arenas inauguradas; sábado é dia de Choque-Rei (Ana Canhedo)

Escrito por

Neste sábado, às 16h30, pelo Campeonato Paulista, por conta das chuvas que afetaram a estrutura do Morumbi, o Pacaembu receberá São Paulo x Palmeiras. Mais uma expectativa de grande jogo em um estádio que parece esquecido desde as inaugurações do Allianz Parque e da Arena Corinthians, em 2014, mas que, mesmo assim, vem acumulando partidas históricas.

O LANCE! lista dez jogos marcantes na arena municipal nos últimos cinco anos:

SANTOS (6) 1 X 0 (7) ITUANO - 13/4/2014 - FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA

Santos x Ituano - 2014
Ituano foi campeão paulista sobre o Santos (Ari Ferreira/Lancepress!)

Por um acordo entre Ituano e Santos, as duas finais do Campeonato Paulista de 2014 ocorreram no Pacaembu, com bilheteria dividida entre os clubes, mesmo com carga menor de ingressos para a equipe do interior. Em campo, o clube de Itu venceu a ida por 1  a 0, com gol de Cristian, ex-Palmeiras, e o Peixe devolveu o placar na volta, com Cícero convertendo penalidade. Nos pênaltis, o goleiro Vagner virou herói pegando cobrança do zagueiro Neto e o Ituano fez história ao conquistar o título ganhando por 7 a 6.

PALMEIRAS 1 X 2 SÃO PAULO - 17/8/2014 - CAMPEONATO BRASILEIRO

Palmeiras 1x2 São Paulo - Pacaembu - Brasileirão-2014
Palmeiras levou virada do São Paulo com gol de ex (Cesar Greco)

No ano de seu centenário, o Palmeiras brigava para não cair e mandava jogos no Pacaembu, à espera do Allianz Parque. A partida marcava a volta de Valdivia após não concretizar a ida ao Oriente Médio e passar uma semana de férias na Disney. O chileno se machucou ainda no primeiro tempo, Alexandre Pato abriu o placar para o São Paulo, que terminaria vice-campeão brasileiro, Henrique Dourado empatou de pênalti e Alan Kardec, que não ficou no Verdão por desacerto salarial meses antes, decidiu no fim, em bola que desviou no goleiro Fábio antes de entrar. O Palmeiras chegava a nove jogos sem vencer e minava o trabalho do técnico argentino Ricardo Gareca.

SÃO PAULO 0 X 1 THE STRONGEST - 17/2/2016 - LIBERTADORES

Sao Paulo x The Strongest
The Strongest venceu o São Paulo no Paca (Mauro Horita/Lancepress!)

Com o Morumbi passando por reformas, o São Paulo estreou na Libertadores no Pacaembu, e sofrendo um vexame. Aos 17 minutos do segundo tempo, Matías Alonso completou jogada ensaiada e deu a primeira vitória ao The Strongest fora da Bolívia na competição desde 1981, ano em que bateu Técnico Universitario, do Equador, por 3 a 2. O Tricolor, ao menos, se recuperou e chegou às semifinais naquela edição do torneio.

SÃO PAULO 0 X 2 PALMEIRAS - 13/3/2016 - CAMPEONATO PAULISTA

São Paulo 0 x 2 Palmeiras - Paulistão 2016
Palmeiras quebrou tabu como visitante em Choque-Rei (Cesar Greco)

A reforma do Morumbi atrasou, e o São Paulo precisou mandar o clássico no Pacaembu. O jogo já tinha sido alterado para a manhã, por conta de protestos na capital paulista pedindo o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, e houve uma quebra de jejum. Comandado interinamente por Alberto Valentim enquanto esperava por Cuca, o Palmeiras abriu o placar com Dudu, ampliou com um golaço de Robinho e venceu o Choque-Rei pela primeira vez como visitante desde março de 2002.

PALMEIRAS 1 X 0 CORINTHIANS - 3/4/2016 - CAMPEONATO PAULISTA

Palmeiras 1 x 0 Corinthians - Paulistão 2016
Dudu fez gol que encerrou jejum verde em Dérbis no Paca (Arquivo L!)

Por conta de um show da banda britânica Coldplay no Allianz Parque, o Palmeiras teve de mandar o Dérbi no Pacaembu, e ganhou a chance de encerrar um longo jejum. Bateu o Corinthians no estádio municipal pela primeira vez em mais de 20 anos - a última vitória tinha sido em 17 de setembro de 1995. E com gol de Dudu, que comemorou tirando o boné de um repórter, em alusão ao "chapéu" dado pelo Verdão ao contratar o atacante quando ele estava praticamente certo no arquirrival, em 2015.

SANTOS 3 X 0 SÃO PAULO - 26/6/2016 - CAMPEONATO BRASILEIRO

Santos x São Paulo - Bauza e Dorival
Santos e São Paulo chegaram ao Paca no mesmo ônibus (Divulgação)

Santos e São Paulo fizeram um acordo para que os clássicos entre os clubes no Campeonato Brasileiro de 2016 fossem disputados no Pacaembu, e o primeiro deles teve ainda uma ação inusitada para promover a paz, com os dois elencos e comissões técnicas chegando ao estádio municipal no mesmo ônibus. Em campo, o Tricolor de Edgardo Bauza não teve chance, levando 3 a 0 do Peixe de Dorival Júnior, com falha do goleiro Denis ao dar rebote para Vitor Bueno abrir o placar, Rodrigão ampliou e um golaço de falta de Lucas Lima definiu o duelo.

SÃO PAULO 2 X 1 SANTOS - 28/10/2017 - CAMPEONATO BRASILEIRO

28/10/2017 - São Paulo 2 x 1 Santos - BR
Com golaço de Marcos Guilherme, São Paulo bateu Santos (Divulgação)

Uma série de eventos musicais no Morumbi, em outubro e novembro de 2017, fez com que o São Paulo seguisse a briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro mandando partidas no Pacaembu. Um deles foi contra o Santos, com uma apresentação avassaladora do Tricolor. Em cinco minutos, com duas belas assistências de Hernanes, golaços de Marcos Guilherme e Cueva abriram 2 a 0 - o Peixe descontou ainda com Alison -, e a equipe do Morumbi firmou-se longe da zona de descenso.

CORINTHIANS 2 X 1 SÃO PAULO - 27/1/2018 - CAMPEONATO PAULISTA

27/01/2018 - Corinthians 2 x 1 São Paulo - Paulista
Corinthians venceu Majestoso em 2018 (Luis Moura/WPP/Lancepress!)

Após a inauguração da Arena Corinthians, em 2014, o time alvinegro só voltou a mandar jogo no Pacaembu ao ceder seu estádio para compromissos da Olimpíada de 2016 e em janeiro de 2018, quando era realizada a troca de gramado em Itaquera. Uma dessas partidas na antiga casa foi um clássico vencido pelos mandantes com imposição: Jadson abriu o placar no primeiro minuto, Brenner empatou e Balbuena selou ainda antes do intervalo.

PALMEIRAS (5) 1 X 2 (3) SANTOS - 27/3/2018 - SEMIFINAL DO PAULISTA

Palmeiras x Santos
Jailson foi herói no Pacaembu (Rodrigo Gazzanel/RM Sports Images)

O Santos, por opção própria, e o Palmeiras, impossibilitado de atuar no Allianz Parque devido a um show da banda inglesa Depeche Mode, fizeram os dois jogos da semifinal do Paulista do ano passado no Pacaembu, com Jailson como destaque em ambos. Na ida, com mando e torcida única do Peixe, 1 a 0 para o Verdão, com Willian balançando as redes. Na volta, com o estádio recebendo só alviverdes, Sasha abriu o placar, Bruno Henrique empatou e Rodrygo fez 2 a 1 para o time alvinegro. Decisão nos pênaltis, e Jailson, que já tinha garantido a vitória alviverde com grandes defesas no primeiro confronto, pegou a cobrança de Diogo Vitor e levou o Palmeiras à decisão estadual.

SANTOS 0 X 0 INDEPENDIENTE - 28/8/2018 - OITAVAS DA LIBERTADORES

Independiente x Santos
Santos foi eliminado em jogo com confusão (Marco Galvão/Fotoarena)

O Santos optou por jogar a volta das oitavas de final da Libertadores do ano passado no Pacaembu, diante do Independiente. Na ida, na Argentina, 0 a 0, mas a Conmebol considerou irregular a escalação de Carlos Sánchez e decretou derrota brasileira por 3 a 0. No segundo jogo, novo 0 a 0, com Vanderlei chegando a pegar pênalti, eliminação e revolta, com bombas atiradas, depredação das cadeiras do estádio municipal e torcedores invadindo o gramado para protestar. O técnico Cuca, recém-contratado, se envolveu em confusão com policiais para evitar que um dos invasores fosse detido.

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter