O mundo mudou... Mas o imbróglio entre Fla e Sport por 87 segue
menu button lance
lancelogo lancelogo lance
LANCE

LANCE
X
Compartilhe


17/04/2017 | 18:57

O mundo mudou... Mas o imbróglio entre Fla e Sport por 87 segue

  •  Flamengo 1987
    Segue o caso na Justiça (Foto: Celso Meira) O Flamengo entrou com um recurso no STF para pleitear que a Copa União de 1987 seja reconhecida como título brasileiro. O caso está se arrastando judicialmente há décadas, com séries de reviravoltas e recursos em várias instâncias.
  •  Campeão Brasileiro - Sport 1987
    Sport também segue na Justiça (Foto: Reprodução) Após entrar com uma ação na Justiça em 1988 e obter ganho de causa em 1994, o Sport segue se declarando como campeão brasileiro de 1987. Aos seus olhos, o Leão é o único clube campeão daquela temporada, porque foi reconhecido pela entidade e disputou a Libertadores de 1988.
  •  Octávio Pinto Guimarães
    Como era o futebol em 1987... Octávio Pinto Guimarães era o presidente da Confederação Brasileira de Futebol. À época, a competição estava sem condições financeiras e com problema administrativo para organizar o Brasileiro de 1987 e, inicialmente, permitiu que os clubes organizassem sua competição (Reprodução)
  •  Nabi Abi Chedid
    O atrito do lado da CBF Vice-presidente, Nabi Abi Chedid ficou a par do descontentamento de clubes que foram deixados de lado da Copa União, e pediu que existisse o Módulo Amarelo com cruzamento. Caso não foi acatado inicialmente pelo Clube dos 13 (Reprodução/Youtube)
  •  Eurico Miranda - em 1987 (Foto: Reprodução)
    Mudança de conceito Eurico Miranda, então vice-presidente do Vasco, inicialmente considerou o Flamengo como campeão brasileiro de 1987. Porém, mudou de tom ao falar com a CBF e mostrou-se favorável ao cruzamento entre módulos para decidir quem seria o campeão da competição nacional. (Foto: Reprodução)
  •  José Maria Marin, ex-presidente da CBF (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
    Já no poder José Maria Marin, que foi presidente da CBF e hoje está preso com tornozeleira eletrônica, já estava com poder no futebol brasileiro: em 1987, ele era o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). 
  •  Ricardo Teixeira (Foto: Fabio Pozzebom/ABr)
    Faltava pouco... Ricardo Teixeira ainda não entrara em cena na CBF. Gozava de prestígio por ser genro de João Havelange, mas ainda não fora tão atuante em relação a futebol (Foto: Fabio Pozzebom/ABr)
  •  Copa do Brasil
    Como é? A Copa do Brasil ainda não existia. A competição foi criada em 1989 por Ricardo Teixeira, e trouxe o formato de mata-mata de vez para o futebol nacional. Anteriormente, os dois clubes classificados para a Libertadores eram o campeão e o vice-campeão brasileiro. (Reprodução)
  •  João Havelange
    Ainda na Fifa O presidente da Fifa era João Havelange. Prestigiado após uma gestão com três Copas do Mundo conquistadas enquanto esteve à frente da CBF, ele seguia com prestígio em cenário internacional. Bem distante do Havelange que ficou marcado por escândalos (AFP; OLIVIER MORIN)
  •  Nelson Piquet
    Título brasileiro na Fórmula 1! Em 1987, um piloto brasileiro teve o gostinho do tricampeonato na Fórmula 1. Após ter vencido nos anos de 1981 e 1984, Nelson Piquet se destacou nas pistas e garantiu mais um título. Ayrton Senna já tinha destaque como piloto, porém, seu primeiro título veio no ano seguinte (Reprodução)
  •  Messi
    E nasce Messi! Em 24 de junho de 1987, nascia o argentino Lionel Messi. Os ídolos da seleção da Argentina eram os campeões do mundo no ano anterior, como Maradona, Burruchaga e Valdano. (Foto: PAU BARRENA / AFP)
  •  Vettel vence o GP de Bahrain
    Nascia um campeão na F1 O piloto Sebastian Vettel nasceu em 3 de junho de 1987, e ainda nem sonhava que iria ter destaque nas pistas de Fórmula 1. (ANDREJ ISAKOVIC / AFP)
  •  Missas campais do Papa João Paulo II, em 1980 e em 1997
    A bênção, João de Deus! O Papa João Paulo II estava à frente da Igreja Católica.  O polonês, que já fizera missa campal em 1980 no Brasil, se foi apenas no ano de 2005, quando se afastou por problemas de saúde que o levaram à morte (Foto: Divulgação)
  •  Urna de eleição
    Votar para presidente e na urna eletrônica? Que é isso? O povo brasileiro ainda não sabia o que era ter o direito de voto para presidente novamente. Com resquícios da Ditadura, o Brasil só viria a eleger quem governa o Brasil em 1989. Eleição direta era só para o governo e para a prefeitura, e o voto acontecia na cédula, depositada em urnas ( Reprodução)
  •  José Sarney
    'Brasileiros e brasileiras' José Sarney era o presidente do Brasil em 1987. Ele tomara posse no lugar de Tancredo Neves, que fora eleito de maneira indireta, mas morreu em 1985, e passava por apuros com a inflação na época. (Reprodução)
  •  Constituição Federal
    Constituição Federal? Só ano que vem... O Brasil ainda não tinha uma nova Constituição Federal. No ano de 1987, o Congresso que tomou posse teria o desafio de escrever o texto da constituinte, que só foi promulgado em 1988 (Reprodução)
  •  Notas de Cruzados
    Um Cruzado contra a inflação Lutando arduamente contra a inflação, o Governo lançou naquele ano o Plano Bresser. Porém, a tentativa mostrou-se frustrada. No mesmo ano, Funaro decretou a moratória em relação à dívida externa do Brasil (Reprodução)
  •  Acidente radioativo de Goiânia
    Um pesadelo em Goiânia O maior acidente radioativo do país aconteceu em 1987. Dois catadores de papel pegaram uma peça de chumbo num hospital abandonado e repassaram para um dono de um ferro-velho.  Dentro dela, havia um pó  de Césio 137, elemento químico utilizado em clínicas de radioterapia. A contaminação  causou náuseas, diarreia, vômito e mortes, em especial pela demora a ser descoberta a razão das sequelas. (Reprodução)
  •  Verão da Lata
    Uma lata e muita confusão Em 1987 , o navio de bandeira panamenha Solana Star deu o que falar no verão do Rio de Janeiro. Em fuga da Polícia Federal, foram 30 toneladas de maconha despejadas em latas contendo 1,5 tonelada da droga. O acontecimento ficou conhecido como "Verão da Lata".  (Reprodução/Youtube)
  •  Logotipo do programa A Praça É Nossa
    'A mesma praça, o mesmo banco...' Tendo o mesmo formato consagrado por seu pai Manoel, Carlos Alberto de Nóbrega estreou no SBT em 7 de maio de 1987, trazendo personagens folclóricos como a Velha Surda, o Canarinho e a Fofoqueira. O programa segue no ar na programação da emissora (Reprodução)
  •  Guns n roses
    Uooou... A banda Guns'N Roses lançou em 1987 uma das suas músicas de maior destaque entre os fãs:  "Sweet Child O' Mine". E, de lá  para cá, muita coisa mudou na banda (Foto: Divulgação)
  •  Ritchie
    Sucesso com sotaque! O britânico Ritchie ainda aproveitava o auge de sua trajetória, que iniciara com "Menina Veneno" e "Sopra o Vento". A música "Transa" ganhava destaque no ano (Reprodução/Site Oficial)
  •  Legião Urbana
    Que país é esse? A Legião Urbana lançou disco no qual trazia um retrato do Brasil da época (e, quem sabe, de hoje): "Que País É Esse?". O disco ainda trouxe a música "Faroeste Caboclo" dentre os seus sucessos (Foto: Divulgação)
SEUCLUBE
atlético mineiro
botafogo
corinthians
cruzeiro
flamengo
fluminense
gremio
internacional
palmeiras
santos
sao paulo
vasco
Siga nas redes sociais
Facebook Lance Twitter Lance