Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fla ‘vence’ a Champions, bate recorde e lidera audiência no streaming

Números da Champions League pelo Facebook ou da Sul-Americana pela DAZN foram superados pelos mais de um milhão de pico que o Rubro-Negro teve na Libertadores

Fla 'vence' a Champions, bate recorde e lidera audiência na 'Era streaming' (Foto: Reprodução)
Escrito por

O Facebook nunca havia tido tanta audiência no Brasil como nesta quinta-feira. O LANCE! mostrou que a torcida do Flamengo fez os servidores da rede social travarem - literalmente - durante a partida contra o San Josè (BOL), pela Libertadores, que quebrou o recorde nacional da plataforma com os mais de um milhão de usuários simultâneos - e 7,6 milhões de audiência total. Mas, a liderança não foi apenas na rede social, e, sim, em todas as plataformas de transmissão por streaming.  

Com os números obtidos na Libertadores, o Rubro-Negro não quebrou apenas o recorde entre os brasileiros, mas de todas as competições esportivas exibidas no país. Anteriormente, o maior número pertencia a partida entre Paris Saint-Germain e Manchester United, pela Liga dos Campeões. Foram 865.648 visualizações simultâneas no duelo que marcou a eliminação da equipe de Neymar.

Os números do Flamengo no Facebook também tiveram picos maiores que outras plataformas. No DAZN, que transmite a Copa Sul-Americana, a partida entre Corinthians e Racing (ARG) teve pico de  438.977. Essa é a transmissão de maior sucesso da empresa até o momento. 

Completando a lista de brasileiros, a liderança no Facebook - antes do Flamengo - pertencia ao Grêmio, que havia colocando 469 mil pessoas de pico na partida contra a Universidad Católica (CHI), pela segunda rodada da fase de grupos. O Cruzeiro, que estreou a plataforma, teve 320 mil pessoas assistindo simultaneamente a partida contra o Huracán (ARG), pela primeira rodada do torneio.

Outro brasileiro envolvido, o Athletico-PR colocou apenas 90 mil pessoas na rede social de uma vez ao enfrentar o Jorge Wilstermann (BOL). Vale lembrar que o Palmeiras também terá uma transmissão simultânea na rede social ainda pela fase de grupos da Libertadores - no duelo contra o Melgar, pela última rodada da fase de grupos. 

BONS NÚMEROS, MAS PROBLEMAS NA TRANSMISSÃO

Não foram poucas as reclamações durante a transmissão. O alto número de travamentos durante a exibição e - principalmente - o delay (diferença de tempo entre o envio e o recebimento de um sinal) foram os maiores problemas apresentados. Era fácil comparar: bastava ver o perfil oficial do clube - que acompanhava a partida direto do estádio. 

Por exemplo: no quinto gol gol do Flamengo, marcado por Vitinho, de pênalti, o Twitter do Flamengo, publicou a informação do gol com 20 segundos de diferença da exibição do vídeo na rede social - no momento da postagem, Vitinho ainda se preparava para comprara a penalidade no Facebook. 

Outro problema foram os travamentos nos momentos dos gols - principalmente no primeiro tempo. Enquanto muitos comemoravam, outros reclamavam que a transmissão havia parado no momento do cruzamento ou assistência para os tentos. Os gols de Diego e Éverton Ribeiro tiveram esse fator.

NÚMEROS QUE NÃO SE REFLETEM EM AUDIÊNCIA DA TV

Se por um lado, o Flamengo é líder disparado em audiência televisiva, esse número ainda vai demorar para se refletir na internet. A culpa não é do clube ou dos torcedores, mas sim da popularização da ferramenta para o público em geral. Apesar de alto para a rede social, ter um milhão de pico de audiência não é tão revelante na televisão. 

De acordo com os dados atualizados em 2019 da Kantar/Ibope, 1 ponto de audiência nos 15 mercados aferidos regularmente pela empresa, por exemplo, representará 254.892 domicílios e 693.788 indivíduos. Na televisão, é possível pegar como exemplo a partida contra o Peñarol, também pela Libertadores, onde o Flamengo registrou 35 pontos e 53% de participação no Rio de Janeiro.