'O Enem foi adiado' e, dez anos depois, autor do viral quer voltar ao Fla-Flu
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

'O Enem foi adiado' e, dez anos depois, autor do viral quer voltar ao Fla-Flu

Marvin]
Marvin viralizou nas redes sociais com vídeo 'o Enem foi adiado e eu vou para o Fla-Flu' (Foto: Arquivo Pessoal)
Alexandre Araújo e Marcello Neves - 07/02/2019 - 06:00
Rio de Janeiro (RJ) 
"O Enem foi adiado e eu vou para o Fla-Flu". Em 2009, um vídeo com a celebração de um estudante rubro-negro em êxtase pela oportunidade de ver o clássico carioca ganhou a internet. O motivo? A mudança de data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na semana de um novo encontro entre os rivais, quase 10 anos depois, o LANCE! conversou com Marvin dos Santos, hoje com 27 anos, que mantém a empolgação para ver o time de coração. 

- Na época, nosso time estava bastante badalado, lado do Flamengo ficava sempre lotado. E vários amigos iam a esse jogo, mas eles eram de outra faixa etária, já tinham feito o Enem, já estavam na universidade. Eu ia fazer o Enem, mas queria muito ver o jogo. Tinha acabado de acordar, vi a matéria (sobre o Enem adiado) e comecei a comemorar. Aí, mandei para esses meus amigos. Foi compartilhado e acabou viralizando - lembra ele, que se surpreendeu com a repercussão que o vídeo ganhou:


- Eu não entendi nada. Passei primeiro só para os meus amigos e, do nada, tinha um monte de visualizações, compartilhamentos. Um monte de gente que nem conheço veio falar comigo (risos), comentando o vídeo. Muita gente. Quando chegou na minha escola da época, em que eu estava no terceiro ano do ensino médio... Foi todo mundo falando, cantando a musiquinha. Várias comunidades do Orkut publicaram (risos).

À época, o Enem estava marcado para o fim de semana de 3 e 4 de outubro, enquanto o clássico, pelo Brasileirão, aconteceria no dia 4. A prova acabou sendo adiada por conta de um vazamento do documento. Pouco tempo depois, porém, a celebração se transformou em desespero. A prova foi remarcada para a última rodada daquela edição do torneio, quando o Fla encarou o Grêmio no Maracanã e poderia ganhar o hexa. Marvin correu e conseguiu terminar a prova a tempo de ir ao estádio e celebrar a conquista do Rubro-Negro.

- Quando eu vi, pensei, não é possível. É karma. Eu não tinha o que fazer. Meus pais iam me matar se eu não fizesse (o Enem). Mas é aquilo, fui com a camisa do Flamengo e, de lá, já fui para o jogo. Cheguei já estava rolando o jogo, mas vi o jogo - conta.

Gol do Ronaldo Angelim - Flamengo x Grêmio 2009 (Foto: Sergio Moraes/Reuters)
Gol de Ronaldo Angelim (Foto: Sergio Moraes/Reuters)
Apesar de admitir que o rendimento no exame não foi dos melhores, ainda assim conseguiu a aprovação para cursar Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro, caminho que trilhou por dois anos, antes de mudar de curso. A vontade de ver o Fla-Flu não mudou na última década e ele foi presença constante no Maracanã, mas, desta vez, terá de torcer para um novo adiamento. Agora, de uma viagem.

- Foi, mais ou menos, mas ainda passei para o segundo semestre em Química na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Passei, mas não foi muito boa (a nota), não (risos). Fiquei muito nervoso. Todo mundo ainda falou: "Como você passou?". Fiz dois anos, mas acabei saindo e fui para administração e terminei a faculdade. Fiz um concurso público na área administrativa - disse, antes de completar: 

- Continuei indo, isso é fato. Esse sábado estou vendo se consigo ir porque, talvez, tenha de fazer uma viagem, mas quero ir também. Mas estou no Maracanã direto - afirma.

E MAIS:
Em dez anos, alguns Fla-Flu's marcaram Marvin, que faz questão de apontar algumas viradas que aconteceram neste período em prol do Flamengo:

- Teve o da Sul-Americana, o 3 a 3, que o Fluminense abriu 3 a 1 e o Flamengo empatou. Tiveram duas viradas, aquela com Love e Adriano, 3 a 1 e depois 5 a 3. Teve a do Bottinelli também, no finalzinho.

Nesta temporada, Marvin está confiante de que a sala de troféus da Gávea ficará mais recheada e faz elogios a Abel. Questionado sobre o duelo deste fim de semana, ele é enfático e aposta que Gabigol vai desencantar:

- Vamos ganhar tudo! Não pode entrar de salto alto porque várias vezes o time do Flamengo é melhor e não está ganhando, mas estou confiante. Gosto do Abel, é um bom técnico. Apesar de insistir com os volantes, é um bom técnico. Vai ser 3 a 1 para o Flamengo. Gabigol vai fazer o dele. Arão sempre faz contra o Fluminense, não sei o que acontece, então, aposto em um dele também e um do Uribe. Para o Fluminense, vai ser do (Yoni) González.

Facebook Lance Twitter Lance