Botafogo x Flamengo: veja o balanço do clássico carioca em 2017

Equipes se enfrentaram seis vezes na temporada e protagonizaram cenas de rivalidade, confusões, provocações e gols incríveis. Relembre o ano de Botafogo x Flamengo!

Botafogo x Flamengo
(Foto: Reginaldo Pimenta/Raw Image)

Escrito por

No último domingo, Flamengo e Botafogo se enfrentaram pela sexta vez no ano, e todo o ambiente que envolveu o clássico só demonstra o que muitos torcedores já sabiam: flamenguistas e botafoguense protagonizam, hoje, o duelo de maior rivalidade do futebol carioca.

Há alguns anos a disputa entre as duas equipes vem se acirrando, principalmente após disputas de títulos no Campeonato Carioca e uma sequência de confrontos em competições eliminatórias, como a Copa do Brasil.

Em 2017, a rivalidade atingiu seu pico com a sequência de vitórias do Flamengo no Carioca, a chegada de Rueda ao comando do Fla e a troca de farpas entre o treinador e Jair Ventura, além da classificação dos Rubros-Negros à final da Copa do Brasil em cima do rival. Assim, a vitória do Botafogo por 2 a 0 na noite deste domingo valeu muito mais que os três pontos e o fim do jejum.

Relembre agora os grandes momentos do Clássico da Rivalidade em 2017:

​NÚMEROS
O Flamengo leva vantagem nos placares do clássico neste ano: em seis partidas, venceu três, empatou duas e só perdeu uma.
​12/02/17 - Carioca - Botafogo 1 X 2 Flamengo
23/04/17 - Carioca - Flamengo 2 x 1 Botafogo
04/06/17 - Brasileiro - Flamengo 0 x 0 Botafogo
​16/08/17 - Copa do Brasil - Botafogo 0 x 0 Flamengo 
23/08/17 - Copa do Brasil - Flamengo 1 x 0 Botafogo
10/09/17 - Brasileiro - Botafogo 2 x 0 Flamengo

ARTILHEIROS
Não tem para ninguém: Roger e Guerrero são os homens gol do clássico. O atacante do Botafogo marcou três vezes contra o Flamengo em 2017, duas delas na vitória do último domingo. Paolo Guerrero é o representante flamenguista, com três gols marcados contra o Alvinegro em 2017.
​Roger (Botafogo) - 3 gols
Guerrero (Flamengo) - 3 gols
Everton (Flamengo) - 1 gol
​Sassá (Botafogo) - 1 gol
Diego (Flamengo) - 1 gol

Botafogo x Flamengo
Jair Ventura e Reinaldo Rueda se cumprimentam<br>Foto: Jorge Rodrigues/Eleven

EMBATE DE TÉCNICOS
Os treinadores Jair Ventura e Reinaldo Rueda fizeram um duelo a parte nos confrontos entre Botafogo e Flamengo. A história entre os dois, na verdade, começou antes do colombiano assumir o clube da Gávea: no início da temporada, Rueda treinava o Atlético Nacional de Medellín, e enfrentou o Botafogo de Jair Ventura duas vezes na Libertadores, sendo eliminado da competição pelo Alvinegro.
​Quando Rueda foi anunciado como novo treinador do Flamengo, uma declaração de Jair Ventura gerou polêmica, após o comandante alvinegro afirmar que prefere dar chances a técnicos brasileiros antes de contratar estrangeiros. A frase de Jair não caiu bem, e ele chegou a se desculpar, mas a situação só serviu para tacar lenha na fogueira.

CONFRONTO EXTRA-CAMPO
Pelas redes sociais, os dois clubes transformaram em praxe trocar farpas após qualquer assunto envolvendo os times ganhar notoriedade. Quando o Rubro-Negro venceu o Botafogo pelo Estadual, eliminando os rivais na Taça Guanabara, mais uma provocação no twitter, prontamente rebatida pelos alvinegros como incitação à violência - é bom lembrar que foi num clássico Fla x Bota que um torcedor alvinegro faleceu após briga de torcidas organizadas.

TROCAS DE FARPAS
Os jogadores também participam das provocações e não perdem a oportunidade de mandar indiretas aos rivais. Em maio, após o Flamengo ser eliminado da Libertadores pelo San Lorenzo, o Botafogo restava como último carioca na competição. Após garantir classificação às oitavas, o atacante Rodrigo Pimpão não se fez de rogado e relembrou a provocação feita pelos flamenguistas após eliminação do Bota no Carioca: "Para quem falou de não classificarmos no Carioca, agora vai ver do sofá a gente jogando a Libertadores", disparou o jogador ao fim do jogo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter