Seis pessoas são acusadas por mortes na tragédia de Hillsborough
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Seis pessoas são acusadas por mortes na tragédia de Hillsborough

Tragédia de Hillsborough
Noventa e seis torcedores do Liverpool morreram no desastre (Foto: Reprodução)
LANCE! - 28/06/2017 - 11:42
Liverpool (ING)
A Promotoria do Reino Unido informou, nesta quarta-feira, que seis pessoas foram indiciadas por crimes e delitos que causaram a tragédia de Hillsborough, entre elas quatro policiais. Na ocasião, 96 torcedores do Liverpool morreram no estádio, em jogo da equipe da Terra dos Beatles contra o Sheffield Wednesday em abril de 1989.

A investigação foi finalizada em abril de 2016 após concluir que a culpa não foi dos torcedores dos Reds, e sim da negligência da polícia, que abriu os portões e permitiu que o estádio ficasse superlotado em um setor.

- Encontrei evidências suficientes para imputar delitos a seis indivíduos. David Duckenfield, que era o responsável pela segurança da partida, é acusado de homicídio culposo por negligência grave envolvendo a vida de 95 homens, mulheres e crianças - apontou a promotora Sue Hemming, chefe da Divisão de Crimes Especiais e Contra-Terrorismo.

Os policiais acusados são David Duckenfield, comandante de polícia e responsável por supervisionar a partida; Donald Denton, comandante de polícia de South Yorkshire; Alan Foster, inspetor-chefe de polícia do mesmo local; e Norman Bettison.

As vítimas de Hillsborough finalmente podem descansar em paz
As vítimas de Hillsborough finalmente podem descansar em paz
Além dos agentes, foram acusados Graham Henry Mackrell, dono do estádio do Sheffield Wednesday na época e encarregado pela segurança, e Peter Metcalf, advogado que representou a polícia nas primeiras investigações.

Na época, o relatório oficial do governo, que tinha como base os relatos dos policiais, culpou a torcida do Liverpool pelas 96 mortes e centenas de feridos.

Após o desastre de Hillsborough, o futebol inglês passou por drásticas mudanças. Os estádios passaram por grandes reformas, excluindo as grades de proteção entre o campo e a torcida para evitar tragédias como essa. As punições aos infratores ficaram mais duras e a fiscalização nas arenas, mais rigorosas.

E MAIS:
icone-carregar-comentCreated with Sketch.
CARREGAR COMENTÁRIOS
Facebook Lance Twitter Lance