menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Por cobertura de Hillsborough, Liverpool bane The Sun de Anfield

Protesto da torcida do Liverpool
Torcedores do Liverpool protestando contra o The Sun (Foto: GLYN KIRK / AFP)
LANCE! - 10/02/2017 - 17:02
Liverpool (ING)
O Liverpool baniu o jornal inglês The Sun do estádio de Anfield e também do centro de treinamento de Melwood depois da cobertura desastrosa do veículo da tragédia de Hillsborough, em 1989, que deixou 96 torcedores do clube mortos. Os Reds jogariam uma semifinal da FA Cup contra o Nottingham Forest.

O The Sun não poderá cobrir as partidas diretamente do estádio ou ter acesso a entrevistas com jogadores ou o técnico Jürgen Klopp. A decisão foi tomada na noite da última quinta-feira entre o clube e os familiares das vítimas.

Na época, quatro dias após o ocorrido, o jornal colocou em sua capa 'The Truth' (A Verdade), onde colocava uma série de alegações falsas de um policial sobre os torcedores do Liverpool, condenando seus comportamentos. Entre elas, afirmando que haviam 'roubado coisas dos mortos', 'urinado nos corpos' e 'agredido policiais'.

Tragedia de Hillsborough
À esquerda, capa do jornal logo após a tragédia. À direita, jornal se retrata 23 anos depois (Foto: Reprodução)
Essa cobertura causou uma série de problemas para as famílias das vítimas, que demoraram 27 anos para terminar a batalha judicial contra a polícia de South Yorkshire. As campanhas contra o The Sun na área de Liverpool cresceram ainda mais desde o fim do inquérito que inocentou todas as vítimas, em abril de 2016.

Contactado pelo The Independent, o The Sun liberou o seguinte comunicado:

"The Sun e Liverpool FC tem uma relação sólida de trabalho nos 28 anos seguintes a tragédia de Hillsborough. Banir os jornalistas do clube é ruim para os torcedores e para o futebol. O The Sun pode reafirmar aos leitores que isso não afetará na cobertura.

O The Sun se arrepende profundamente da matéria após os eventos trágicos em Hillsborough e entende que os danos causados por eles ainda são sentidos por muitos na cidade. Uma nova geração de jornalistas no jornal parabenizam as famílias pela vitória na dura luta no inquérito. O crédito da verdade ter aparecido é todo deles e, já que não podemos desfazer o dano causado, gostaríamos de criar um diálogo com a cidade e mostrar o respeito que temos pelas pessoas de Liverpool".

Protesto da torcida do Liverpool
'Não compre o The Sun. Justiça pelos 96' (Foto: GRAHAM STUART / AFP)
E MAIS:
SEUCLUBE
atlético mineiro
botafogo
corinthians
cruzeiro
flamengo
fluminense
gremio
internacional
palmeiras
santos
sao paulo
vasco
Facebook Lance Twitter Lance