Organizada da Lazio proíbe mulheres na primeira fila da arquibancada

Ultras do clube italiano emitiram nota pedindo que elas ocupem a partir da 10ª fileira. O episódio foi repudiado por todas as esferas da sociedade italiana e o clube deve ser punido

Comunicado dos Ultras da Lazio
Comunicado foi criticado pela própria diretoria do clube (Reprodução/Twitter)

Escrito por

Uma mensagem de uma torcida organizada da Lazio causou revolta na Itália. Os apoiadores mais radicais do clube divulgaram um comunicado no último fim de semana pedindo a proibição de mulheres nas primeiras fileiras da "Curva Nord", parte da arquibancada do Estádio Olímpico de Roma tradicionalmente ocupada por estes torcedores. Segundo eles, o espaço não é destinado à elas por ser sagrado e parecido com uma trincheira:

– Para nós, o norte representa um lugar sagrado. Um ambiente com um código escrito para ser respeitado. As primeiras linhas, sempre, as vivemos como se fossem uma linha de trincheira. Nós não admitimos mulheres, esposas e namoradas, então nós convidamos você a se posicionar a partir da 10ª fila. Nós escolhemos o estádio como uma alternativa para o dia despreocupado e romântico na Villa Borghese (área arborizada de Roma). Vá para outras áreas – trouxe o comunicado.

A nota não foi aceita por grandes parte da sociedade italiana, que repudiou o desejo dos ultras da Lazio. Irmã Paola, torcedora aficionada pela equipe, rotulou o fato como "absurdo" e afirmou que continuará ocupando as primeiras cadeiras do setor. Arturo Diaconale, porta-voz do clube, criticou o ato, afirmando que o episódio não "não corresponde a visão do clube".

– Nós somos contra qualquer discriminação. Além disso, há um enorme número de torcedores da Lazio, e isso (o comunicado) é uma iniciativa de poucos. Nós não conseguimos intervir para todos os comportamentos inadequados – comentou.

Quem pode sofrer com a atitude dessa minoria é a própria Lazio. A Federação Italiana de Futebol abriu processos disciplinares contra o clube, que pode ser punido financeiramente além de ser proibido de usar o estádio nas partidas como mandante.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter