Wellington Silva é denunciado por suposta manipulação de resultado
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Wellington Silva é denunciado por suposta manipulação de resultado

Wellington Silva
Wellington Silva ainda não estreou pelo Inter (Foto: Ricardo Duarte / Divulgação)
LANCE! - 15/02/2018 - 10:26
Valência (ESP)
Ainda sem estrear pelo Internacional, Wellington Silva esteve presente nas páginas policiais. E da Espanha. Na última terça-feira, um juiz reativou o processo em que o Ministério Público de Valência pede punição a todos os jogadores envolvidos na controversa partida entre Zaragoza e Levante pela última rodada do Campeonato Espanhol de 2011. 

Ao todo, são 41 envolvidos, incluindo todos os 36 jogadores relacionados para o confronto, entre eles, além do atacante brasileiro, nomes conhecidos no cenário mundial, como Ander Herrera (hoje no Manchester United), Gabi (agora no Atlético de Madrid) e Ponzio (do River Plate). 

Todos os acusados correm o risco de pegar uma pena de dois anos de prisão, além da suspensão de seis anos do esporte. A investigação da justiça espanhola se dá pela suspeita de manipulação do resultado, que terminou com vitória do Zaragoza por 2 a 1, livrando a equipe de Aragão do rebaixamento. 

A investigação traz ainda que o Zaragoza desembolsou mais de R$ 3,5 milhões para persuadir o Levante e manipular o resultado. Todos os jogadores envolvidos já negaram, em meio a improvável condenação por prisão, de acordo com a legislação local, que prevê que, em caso de condenação igual ou inferior a dois anos e na ausência de antecedentes, os atletas não precisarão cumprir a pena na cadeia, mesmo que haja condenação. 

Cabe destacar que, depois de um recurso dos promotores em Valência, local em que o jogo de 2011 foi disputado, o caso, denunciado pelo presidente da La Liga, Javier Tebas, foi reaberto após apelação da promotoria. 

Ander Herrera - Manchester United
Ander Herrera também está envolvido (Foto: Oli Scarff / AFP)
Sobre Welligton Silva, o jogador revelado pelo Fluminense entrou aos 11 minutos do segundo tempo, na ocasião. Em nota, Alexandre Soares, procurador e advogado do brasileiro, afirmou que "Wellington Silva já prestou esclarecimentos à justiça espanhola, na qual negou, veementemente, qualquer conhecimento ou participação neste episódio, caso tenha ocorrido".

RESPOSTA COMPLETA DO ESTAFE DE WELLINGTON SILVA

"Sobre as informações de um possível envolvimento do atleta Welligton Silva com manipulação de resultado no jogo entre Levante e Zaragoza, pelo campeonato espanhol, de 2011, o procurador e advogado do jogador, Alexandre Soares, esclarece que:

'Todas as pessoas envolvidas neste jogo, entre atletas titulares, reservas e dirigentes, já foram investigados sobre o caso.

Wellington Silva já prestou esclarecimentos à justiça espanhola, na qual negou, veementemente, qualquer conhecimento ou participação neste episódio, caso tenha ocorrido.

O atleta nunca recebeu qualquer valor ou contato de ninguém a respeito desses fatos, colocando à disposição, inclusive, voluntariamente, a quebra do seu sigilo fiscal e bancário.

Com uma possível reabertura do processo para avaliação em segunda instância, a pedido do Ministério Público, que foi arquivado em primeira por falta de provas, o jogador continua à disposição para qualquer esclarecimento que ainda se fizer necessário". 

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance