Infantino não descarta próxima Copa do Mundo no Qatar com 48 seleções

Em evento oficial na Malásia, mandatário da Fifa disse que, apesar de difícil, existe a possibilidade do Mundial ganhar mais 16 equipes já em 2022

Gianni Infantino - Fifa
Infantino é a favor do incremento de mais países na Copa do Mundo do Qatar (Foto: Christophe Archambault/AFP)

Escrito por

Confirmada para 2026, o novo formato da Copa do Mundo pode ser testado já no próximo Mundial em 2022, no Qatar. Em um evento de inauguração da Confederação Asiática, na Malásia, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, não excluiu a possibilidade da Copa daqui a quatro anos ser disputada com 48 seleções.

- É possível que em 2022 possa ser implementado, mas será certo no Mundial de 2026. Se vai chegar em 2022, não sei, mas eu não vejo problema. Vamos discutir com os nossos amigos do Qatar. Temos esperança que aconteça. Se não suceder, ao menos tentamos, porque temos sempre de tentar melhorar as coisas. - disse o mandatário da entidade.

A nova fórmula, com 48 equipes, já está idealizada para o Mundial de 2026, que acontece na tríade México, Canadá e Estados Unidos. O formato atual, de 32 seleções, foi implementado na Copa do Mundo da França e tem apenas 20 anos de existência. De 1982 a 1994, eram 24 equipes, oito a mais do que no período de 1954 a 1978. Nas primeiras edições apenas 13 seleções faziam parte do torneio.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter