Ao L!, Felipe comenta expectativa de estrear pelo Atlético de Madrid e sonha com Seleção: ‘É um objetivo’

Recém-chegado no clube espanhol, o brasileiro de 30 anos também falou sobre o período em que esteve no Porto e projetou sua primeira temporada com os colchoneros

Felipe Atlético de Madrid Apresentação
Felipe afirmou que está realizando um sonho de criança em poder atuar por um gigante da Europa (Divulgação)

Escrito por

O Atlético de Madrid foi um dos clubes que mais se movimentou nesta janela de transferências da Europa até aqui. Uma das principais contratações da equipe foi o zagueiro Felipe, de 30 anos, que custou 20 milhões de euros (cerca de R$ 85 milhões) aos colchoneros. Vendido pelo Porto e contratado por três temporadas pelo clube espanhol, o brasileiro comemorou o acerto com o time de Diego Simeone em entrevista ao LANCE!

- Sem dúvidas, é a realização de um sonho de criança. Chegar a um clube gigante da Europa começou como um sonho, virou um objetivo de carreira e, graças a Deus, pude alcançá-lo. Fui muito bem recebido desde o primeiro dia, por todos os funcionários, diretores, presidente, comissão técnica e companheiros. A sensação tem sido a melhor e espero que a gente possa ter sucesso nesta temporada - disse Felipe.


Suprir ausência de Godín
No clube colchonero, Felipe vai ter uma difícil missão: substituir Diego Godín, um dos maiores ídolos da história recente da equipe. Pelo Atlético de Madrid, o defensor jogou quase 400 partidas, marcou 27 gols e conquistou diversos títulos. O zagueiro uruguaio de 33 anos, que fazia dupla com o companheiro de seleção José Giménez, assinou com a Internazionale no último mês.

- Godín é um ídolo do clube, um grande jogador e teve uma bela história no Atlético. Quem sabe eu também não possa ter uma grande trajetória também, né? Mas não chego para substituir ninguém, e sim para construir e fazer a minha própria história. É um clube que sempre teve grandes zagueiros, grandes defesas, e espero poder representar da melhor forma, com muito trabalho e dedicação no dia a dia - conversou o zagueiro.

Atlético forte na janela
Apesar de ter perdido importantes jogadores no mercado, como Griezmann, Rodrigo, Godín, Hernandéz, Filipe Luis e Juanfran, o Atlético de Madrid atuou rápido na janela e trouxe reforços. Além de Felipe, os colchoneros também acertaram as contratações de João Félix, Hector Herrera, Marcos Llorente, Renan Lodi e Morata (em definitivo). O zagueiro falou sobre o assunto.

- O Atlético sempre foi um dos melhores clubes do mundo, com excelentes jogadores, e a chegada de reforços só aumenta a qualidade do elenco para brigar pelas competições. Há muitos anos, é uma equipe que sempre está brigando pelas principais competições do mundo e, sem dúvidas, teremos esse mesmo objetivo nesta temporada - disse o brasileiro.

Montagem João Félix, Hector Herrera, Alvaro Morata e Renan Lodi
João Félix, Herrera, Morata e Lodi são outros reforços do Atléti (Div.)

Estatísticas a favor
Antes de assinar com o time espanhol, Felipe brilhou com a camisa do Porto. Nas três temporadas em que esteve nos Dragões, o jogador foi um dos principais atletas da equipe, conquistando um Campeonato Português e uma Supertaça de Portugal. Por três anos consecutivos, o brasileiro apareceu na seleção do melhores do país. As boas atuações renderam ao atleta a convocação para a Seleção Brasileira.

Felipe jogou uma partida com a Amarelinha, em um amistoso contra El Salvador, vencido pelo Brasil por 5 a 0 no ano passado. Em 142 partidas disputadas com o Porto, Felipe foi titular em todas elas e balançou as redes por 11 vezes. Outra boa estatística do defensor é o baixo número de derrotas na carreira. Desde 2015, na época de Corinthians, até hoje, Felipe acumula uma média de menos de 15% de derrotas por temporada.

- Minha passagem por Portugal teve uma importância enorme. Poder conhecer a escola do futebol europeu, as diferenças técnicas e táticas, tudo isso agregou muito. O fato de também enfrentar grandes adversários, principalmente na Liga dos Campeões, é algo que o faz crescer muito em diversos aspectos, tanto na parte de jogo como na parte emocional. Graças a Deus, pude conquistar títulos em minha passagem pelo Porto, ter uma boa sequência - celebrou o atleta de 30 anos.

Felipe - Porto
Felipe conquistou dois títulos pelo Porto (Divulgação/FC Porto)

Retorno à Seleção Brasileira
O sistema defensivo da equipe de Tite tem duas peças importantes já com idade avançada. Thiago Silva e Miranda, beirando a casa dos 35 anos, devem dar espaço a outros atletas em um futuro próximo na Seleção. Felipe, que já apareceu duas vezes em convocações, pode estar na fila para receber outra chance. Além do amistoso em 2018, o jogador também foi convocado em 2016 para partidas das Eliminatórias, mas ficou no banco.

- Seleção Brasileira é sempre um objetivo, mas nesse momento eu estou focado no Atlético de Madrid, na minha chegada ao clube, para fazer um grande trabalho aqui. O que pode acontecer depois será consequência. O Brasil sempre terá uma grande quantidade de jogadores capacitados em vestir a camisa da Seleção - explicou o defensor do clube espanhol.

Felipe Seleção
Felipe foi convocado para a Seleção em 2016 e 2018 (Lucas Figueiredo)

Confira outros trechos da entrevista de Felipe ao L!

Primeiros contatos com a Espanha
- Não tive muito tempo para usufruir da cidade, pois foi tudo muito corrido desde a minha chegada e depois já viemos para a pré-temporada no complexo de treinamento do clube, em Los Angeles de San Rafael. Mas acredito que não vá ter problema, pois a cultura espanhola é parecida com a portuguesa e brasileira, com muitos brasileiros também morando aqui, então creio que no sentido de adaptação não haverá problema algum. É uma cidade maravilhosa e espero ser muito feliz aqui.

Trabalhar com Diego Simeone
- São poucos dias de trabalho ainda, mas já dá para ver que o Simeone é um técnico muito bom, exigente, inteligente e que gosta de conversar bastante. Sempre tive uma grande admiração pela forma de trabalhar e de montar as equipes dele. Espero poder aprender muito e crescer com ele também. É um profissional vitorioso como jogador e como treinador, que nos passa isso como objetivo e é algo que eu também sempre carreguei comigo por onde passei.

Projeção pessoal para a temporada
- Não penso somente em mim. Sempre procuro pensar mais coletivamente, em fazer a equipe vencer e conquistar os objetivos. Eu cheguei para somar, para ajudar, e espero que a gente possa se preparar muito bem durante a pré-temporada para largar bem na nova época.

Possível volta ao Brasil no futuro
- Sinceramente, é algo que ainda não penso, não tenho planos para o fim de carreira. Estou chegando ao meu segundo clube na Europa, espero ser muito feliz e escrever uma bela história no Atlético de Madrid. Neste momento, é só nisso que eu penso, em ainda poder jogar em alto nível por muitos anos e ter uma grande trajetória aqui.

Felipe Atlético de Madrid Treinamento
Felipe já treinando pelo Atlético de Madrid (Divulgação/Twitter)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter