Dortmund x Schalke 04, o clássico da retomada do Campeonato Alemão
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Dortmund x Schalke 04, o clássico da retomada do Campeonato Alemão

Borussia Dortmund x Schalke 04
Sem público e com protocolo rígido de higiene, Borussia e Schalke jogam em Dortmund Foto: INA FASSBENDER / AFP)
LANCE! - 15/05/2020 - 14:10
Dortmund (ALE)
O primeiro campeonato de ponta que se reinicia na Europa - após a interrupção de quase todas as atividades esportivas, em março, por causa da pandemia da Covid-19 – terá neste sábado os primeiros jogos. Trata-se da Bundesliga alemã.

E logo de cara teremos um superclássico: o Borussia Dortmund recebe no Signal Iduna Park o arquirrival Schalke 04. O jogo, às 10h20, vai ser transmitido pelo canal Fox Sports para o Brasil. O LANCE! fará o tempo real deste duelo.

O jogo faz parte da rodada 27 da competição e estava programado para 14/3. Restam 11 rodadas para o encerramento e o Borussia Dortmund ocupa o segundo lugar, com 51 pontos, quatro atrás do líder, o atual heptacampeão Bayern. Já o Schalke é o sétimo, com 37 pontos.


Esta partida, assim como todas as outras do Campeonato Alemão, cumprirá rigoroso protocolo de prevenção da Covid-19, com testes em todos os jogadores e número mínimo de profissionais de imprensa e funcionários dos clube, sem presença de público. Tudo para evitar o risco de contágio do coronavírus. Jogadores no banco de reservas e todos que não estiverem em campo terão de usar máscara.

Por quais motivos o campeonato está começando?

A Alemanha passou pelo pico da pandemia em abril. Muitos testes sorológicos foram feitos na população e o número de casos está em queda. Por isso, os times alemães iniciaram seus treinos na segunda quinzena de abril. Na semana passada, o governo local autorizou a volta das partidas desde que todos os protocolos de higiene sejam respeitados. Também ficou definido que, se algum atleta testar positivo para o novo coronavírus, ele entrará em quarentena, mas os companheiros, com exames negativos, poderão seguir treinando. Esta decisão foi determinante para que os jogos voltassem a ocorrer.

No Brasil, a volta dos jogos é possível?

Nosso país vive uma situação muito diferente. O pico da pandemia ainda não ocorreu e o país tem uma das menores taxas de testes sorológicos do mundo. Além disso, quase todos os clubes ainda nem voltaram aos treinos.

Como Dortmund e Schalke se prepararam

O Dortmund sofreu uma série de problemas de lesão e isso fará o time entrar muito desfalcado. Can, Schulz e Schmelzer estão com problemas musculares. O seu principal apoiador, o belga Witsel, está com problema na virilha e Reus segue com lesão na coxa. Todos estão vetados. Felizmente, o seu trio ofensivo - formado por Sancho, Haaland e Torsten Hazard (irmão de Eden Hazard, do Real Madrid) – está muito bem.

Embora desfalcado, o Dortmund aposta que o time retomará a toada que vivia no momento em que a competição foi interrompida, na rodada de 14/3. Neste returno, o time venceu sete de seus oito jogos e Haaland (contratado ao RB Salzburg e que chegou em janeiro) já marcou nove gols. Sancho fez cinco. Vale citar que, neste mesmo período de jogos, todo o time do Schalke marcou apenas quatro gols.

No Schalke a torcida é para que o mau momento do time tenha sido interrompido junto com o campeonato em março. A equipe ficou seis rodadas sem vitória. Resta saber se conseguirá justamente neste jogo, na casa do maior rival, inverter esse momento ruim e de poucos gols.

Ao menos em relação aos desfalques, o time está numa situação muito melhor. Do time titular, apenas Stamboli (que voltou do isolamento muito mal fisicamente e não retomou o condicionamento físico) está vetado pelo departamento médico. Outro fora de combate é o reserva Mascarell (virilha).

Árbitro vem de longe

Enquanto a delegação do Schalke não fará viagem longa, pois a cidade da equipe, Gelsenkirchen, fica a apenas 35km de distância de Dortmund (o bairro do Recreio é mais distante do Centro do Rio), o juiz da partida, Deniz Aytekin, vai ter de fazer uma viagem de carro de 450 km, pois sua cidade, Oberspach, fica bem no centro do país, enquanto a cidade do jogo fica na Westfalia, a noroeste. Chegou a ser cogitada a mudança da arbitragem dos jogos, escalando juízes que moram perto dos locais dos jogos, mas a federação manteve os árbitros previamente convocados antes da interrupção.

Ficha técnica:

Borussia Dortmund x Schalke 04

Data: 16/5/2020

Local: Signal Iduna Park (Dormund), Alemanha, sem público

Horário: 10h20 (de Brasília), o Fox Sports transmite


Árbitro: Deniz Aytekin

Borussia Dortmund: Bürki; Piszczek, Hummels e Akanji; Hakimi, Brandt, Delaney e Guerreiro; Sancho, Haaland e Hazard. Técnico: Lucien Favre

Schalke 04: Schubert; Kenny, Todibo, Nastasic e Oczipka; Caligiuri, McKennie e Serdar; Harit, Burgstaller e Raman. Técnico: David Wagner



E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance