Conheça a história de Pukki, atual sensação do Campeonato Inglês
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Conheça a história de Pukki, atual sensação do Campeonato Inglês

Pukki
Pukki tem chamado atenção (Foto: Reprodução)
LANCE! - 19/08/2019 - 15:15
Norwich (ING)
Salah, Agüero, Aubameyang... São muitos os candidatos a artilharia do Campeonato Inglês deste ano. Quem tem chamado a atenção e que já assumiu o posto de artilheiro, porém, é um nome desconhecido que destoa das estrelas da competição: Teemu Pukki, do Norwich. Esperança da Finlândia nas eliminatórias da Euro, o atacante começa a temporada como a sensação da competição. Com faro de gols, passagens em clubes tradicionais e querido pelos torcedores, conheça a trajetória do jogador.

ARTILHEIRO NATO
O Norwich perdeu para o Liverpool na estreia, por 4 a 1, mas venceu o Newcastle, no último domingo, por 3 a 1. Todos os quatro gols da equipe foram feitos por Pukki (veja abaixo o golaço contra o Newcastle). O finlandês repete as grandes atuações da Championship de 2018/19 (segunda divisão inglesa). A equipe terminou em primeiro, com 94 pontos e com Pukki como o artilheiro, com 29 gols e dez assistências.

- As habilidades de Pukki não são comuns no futebol inglês. Ele é um jogador difícil de neutralizar, está sempre bem posicionado para receber a bola e faz muitos movimentos. Ele joga simples, mas é muito eficiente - analisou o veterano treinador Marcelo Bielsa, antes da partida entre Norwich e Leeds United, na última temporada.

CALOR X FRIO
Pukki tem 29 anos e nasceu na cidade de Kotka. Aos 18 anos, após bom desempenho no clube local, FC KTP, foi contratado pelo Sevilla. Muito novo, não conseguiu se adaptar ao estilo do clube, na época treinado por Lopetegui, e também à cidade espanhola. O forte calor, bem diferente do frio da Finlândia, foi um dos motivos que levaram o jogador a deixar a equipe, segundo declarou o finlandês ao 'The Telegraph'.

Teemu Pukki - Sevilla
Pukki com a camisa do Sevilla (Foto: Reprodução)
ESTRELA
Após o Sevilla, Pukki retornou à Finlândia para defender o HJK Helsinki, onde marcou 18 gols em 34 jogos. Depois, jogou no Schalke 04 e Celtic, mas só foi recuperar a boa fase no Bröndby, da Dinamarca. Lá, foram quatro anos, com 55 gols, ao todo. Ao fim de seu contrato, o Norwich apostou em sua contratação e o trouxe de graça. Os gols justificam que a aposta deu certo.

- Ele merece todos os elogios e holofotes, porque tem sido excepcional. Também é importante que ele tenha em mente o que o trouxe para essa posição. O mais importante foi o trabalho duro dele - disse o diretor do Norwirch, Daniel Farke, ao 'Eastern Daily Press'.

Teemu Pukki - FC KTP
Pukki quando surgiu no FC KTP (Reprodução/Twitter)
PROJEÇÃO
Em um dos campeonatos mais difíceis do mundo, é difícil projetar até onde o Norwich pode surpreender. Na próxima rodada, a equipe vai enfrentar o Chelsea, em casa, no sábado, às 08h30. Na temporada passada, Pukki creditou ao estilo da equipe a sua boa fase.

- Jogamos vindo de trás, com passes. São muitos movimentos, corrida e muito passe curto. Nós criamos muitas chances, algo que é muito importante para mim - disse, em 2018, ao 'The Guardian'.

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance