Confira grandes jogadores brasileiros que passaram pelo Shakhtar Donetsk
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Confira grandes jogadores brasileiros que passaram pelo Shakhtar Donetsk

Willian - Shakhtar (Foto: Olivier Morin/AFP)
Willian foi um dos grandes da história do Shakhtar (Foto: Olivier Morin/AFP)
LANCE! - 20/02/2019 - 13:43
Donetsk (UCR)
O Shakthar Donetsk é um dos times mais brasileiros da Europa. Atualmente, o clube ucraniano conta com onze jogadores tupiniquins em seu elenco, como Alan Patrick, Maycon, Wellington Nem, Dentinho e Taison. A equipe, historicamente, tem uma relação estreia com o Brasil.

Muitos craques de atualmente passaram pelo Shakthar antes de brilharem em outros clubes europeus. É o caso de Willian, um dos maiores ídolos recentes do Chelsea e Douglas Costa, atualmente na Juventus, mas que também já defendeu o Bayern de Munique. Relembre outros grandes jogadores com passagem pelo clube ucraniano.

ANTES DO CHELSEA

Willian - Shakhtar Donestsk
Willian deixou o Corinthians e foi para a Ucrânia (Foto: Divulgação)
O atacante do Chelsea começou sua carreira no Corinthians, clube em que foi revelado. O Shakhtar contratou o atacante, em 2007, por 11 milhões de euros. Foram seis anos no clube ucraniano, com 275 partidas disputadas, com 221 partidas, 37 gols e 63 assistências, além de cinco títulos do Campeonato Ucraniano.

CITIZEN

Fernandinho - Shakhtar Donetsk
Antes de brilhar no Manchester City, Fernandinho defendeu o Shakhtar (Foto: AFP)
Revelado pelo Athletico Paranaense, em 2002, Fernandinho foi contratado pelo Shakhtar, por 7,8 milhões de euros, em 2005. Permaneceu no clube por oito anos, antes de se transferir para o Manchester City, onde fez história e está até hoje. Na Ucrânia, foram 281 jogos, com 52 gols e 50 assistências, além de sete títulos do Campeonato Ucraniano e cinco da Copa da Ucrânia.

INÍCIO NA EUROPA

Shakhtar Donetsk x Borussia Dortmund - Liga dos Campeões - Douglas Costa (Foto: Sergei Supinsky/AFP)
Douglas Costa começou sua carreira na Europa pelo Shakhtar (Foto: Sergei Supinsky/AFP)
Douglas Costa começou a carreira no Grêmio e deixou o Tricolor, em 2010, rumo ao Shakhtar Donetsk. No clube ucraniano, foram 202 jogos, com 38 gols e 40 assistências, além de cinco títulos do Campeonato Ucraniano. Depois foi para o Bayern de Munique e, atualmente, defende a Juventus.

CORINTIANO NA UCRÂNIA

Jadson Shakhtar Donetsk
Jadson marcou 89 gols na Ucrânia (Foto: UEFA)
O meia do Corinthians, Jadson, também fez história no Shakhtar. De 2004 a 2011, foram 272 jogos e 89 gols, além de seis Campeonatos Ucranianos, duas Copas da Ucrânia e uma Supercopa.

COMEÇO

Fred - Shakhtar
Fred participou de 155 jogos no Shakhtar (Foto: Divulgação / Shakhtar Donetsk)
Até julho de 2018, Fred defendia o Shakhtar Donetsk. As boas atuações, em cinco anos de clube, renderam uma contratação para o Manchester United, clube que defende atualmente. Na Ucrânia, o volante participou de 155 jogos, com 15 gols e 15 assistências, além disso conquistou três títulos do Campeonato Ucraniano.

DEPOIS DO PEIXE

Em 2005, Elano se transferiu para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde ganhou três títulos
Elano ficou duas temporadas na Ucrânia (Foto: AFP / Sergei Supinsky)
Com passagens vitoriosas por Santos, Grêmio, Flamengo e Manchester City, Elano defendeu o Shakthtar Donetsk, por dois anos, de 2005 a 2007, logo depois que deixou o Peixe. Ao todo, foram 68 jogos, com 21 gols e nove assistências.

ALTOS E BAIXOS

Bernard - Feyenoord x Shakhtar Donetsk
Passagem de Bernard foi de altos e baixos (Foto: John Thys / AFP)
Bernard conquistou uma Libertadores com o Atlético-MG (2013) e, logo depois, foi negociado com o Shakhtar Donetsk. Pelo clube ucraniano, o atacante alternou momentos bons e ruins. Permaneceu na equipe por cinco anos, com 157 partidas, 28 gols e 35 assistências. Atualmente defende o Everton.

NOTORIEDADE NA EUROPA

Luiz Adriano - Shakhtar Donetsk x BATE, Liga dos Campeões (Foto: Sergei Supinsky/AFP)
Luiz Adriano marcou 130 gols pelo Shakhtar (Foto: Sergei Supinsky/AFP)
Luiz Adriano deixou o Shakhtar, em 2015 e foi para o Milan, onde permaneceu até 2017. Revelado pelo Internacional, começou sua carreira na Ucrânia em 2007. Ao todo, foram 130 gols e 41 assistências em 265 partidas, além da conquista de seis títulos do Campeonato Ucraniano. Atualmente defende o Spartak Moscou.

ARTILHEIRO

Alex Teixeira - Shakhtar Donetsk
Alex Teixeira deixou o Vasco para ir para a Ucrânia (Foto: Reprodução / Facebook)
Revelado pelo Vasco da Gama, Alex Teixeira deixou o clube com status de promessa e foi para o Shakhtar, em 2010. Permaneceu no clube por seis temporadas, antes de ir, em 2016, para o Jiangsu Suning. Na Ucrânia, foram 224 jogos, com 80 gols e 24 assistências, além cinco títulos do Campeonato Ucraniano, duas Copas da Ucrânia e quatro Supertaças. Foi duas vezes artilheiro do clube em uma temporada.

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance